Ir para o conteúdo
ou

Logo noosfero

ODF Alliance Award

Furusho

TDF Planet

redirection forbidden: http://planet.documentfoundation.org/atom.xml -> https://planet.documentfoundation.org/atom.xml

BR.Linux.org

redirection forbidden: http://br-linux.org/feed -> https://br-linux.org/feed

Seja Livre!

redirection forbidden: http://sejalivre.org/feed/ -> https://sejalivre.org/feed/

Linux Feed

Invalid feed format.

Computerworld

getaddrinfo: Name or service not known

PC World

getaddrinfo: Name or service not known

IDG Now!

getaddrinfo: Name or service not known

Info

Invalid feed format.

Users SL Argentina

redirection forbidden: http://drupal.usla.org.ar/rss.xml -> https://cobalto.gnucleo.net/rss.xml

Tux Chile

Tecno Libres - Cubas

redirection forbidden: http://gutl.jovenclub.cu/feed -> https://gutl.jovenclub.cu/feed

Linux Venezuela

Invalid feed format.

GNU/Linux Paranguay

getaddrinfo: Name or service not known

 Voltar a FREE SOFTWAR...
Tela cheia

15 momentos cruciais do desktop Linux nos anos 00

29 de Dezembro de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 878 vezes

Este artigo do TechRadar apresenta uma seleção de 15 fatos que ocorreram entre 2001 e 2009 e teriam ajudado a moldar a realidade do desktop livre.

O artigo é extenso e razoavelmente detalhado, mas para dar um gostinho reproduzo e comento alguns dos momentos mencionados:

  • kernel Linux 2.4 (01/2001) – foi meu primeiro artigo de capa na saudosa Revista do Linux, contando com o luxuosa apoio técnco do acme, que até hoje continua atuando como desenvolvedor do kernel.
  • lançamento dos drivers da NVidia (05/2001) – faz tanto tempo, e até hoje é uma situação não completamente resolvida – parte do público valoriza o suporte do fabricante ao seu equipamento no Linux, enquanto outra parte critica pela forma, licenciamento e ausência de outros passos também interessantes.
  • SCO processa a IBM por causa do Linux (março de 2003) – a princípio uma grande e assustadora nuvem de fumaça, mas foi ficando mais tênue, e – dizem – ajudou a atrair atenção corporativa para este software que causava tanto barulho.
  • Ubuntu Warty (10/2004) – outro acontecimento que até hoje divide opiniões. Confesso que quando soubre, em 2004, do lançamento desta versão inicial do Ubuntu, achei que era “só mais um fork” e logo sumiria.
  • Firefox 1.0 (11/2004) – esta foi a época do anúncio de página inteira no NY Times, e de o Firefox alcançando níveis de adoção previamente nunca vistos por softwares de código aberto.
  • Mandrake vira Mandriva (4/2005) – traduzindo do original: “Mandrake Linux era o Ubuntu da sua época. Foi a distribuição que tornou o Linux viável para muitos de nós. Mas seu declínio continuado pode ser seguido de volta até este ponto, em que o Mandrake perdeu seu foco na comunidade, posteriormente descartou seu fundador, e se tornou marginalizado e superado por distribuições menores e mais dinâmicas.”
  • Asus Eee PC (2/2008) – o começo da revolução dos netbooks no mercado também deu início a vários impulsos para o código aberto, incluindo projetos como o Moblin e o Chrome.
  • Oracle anuncia que quer comprar a Sun (4/2009) – se conseguir, leva junto a estrutura de projetos como OpenOffice, MySQL, VirtualBox e Java.

Fonte: http://br-linux.org/2009/15-momentos-cruciais-do-desktop-linux-nos-anos-00/

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.