Durante todo o horário de funcionamento do FLISOL em Curitiba estará acontecendo o "Install Fest" no laboratório. Basta o visitante chegar e pedir ajuda a um dos instaladores.
Paralelamente ao "Install Fest" acontecerão algumas palestras no auditório.
Grade:
# | Título da palestra | Palestrante |
---|---|---|
10h00min | Sistemas Open-source para E-commerce | Felipe Marques |
11h00min | WSO2 - Apresentando e desmitificando a complexidade do SOA e suas "letrinhas" | Leonardo Saraiva e José Júnior |
12h00min | Intervalo | Intervalo |
13h30min | Apresentação do FISL | Paulo Henrique de Lima Santana |
14h00min | Magento eCommerce, uma plataforma de tirar o fôlego! | Matheus Gontijo |
15h00min | Uma Introdução ao Pentaho Business Intelligence e Business Analytics Open Source | Marcio Junior Vieira |
16h00min | Hashtags não derrubam governos! | Alberto J. Azevedo |
Resumos:
Titulo: Sistemas Open-source para E-commerce
A palestra visa comparar os recursos e funcionalidades dos principais Sistemas Open-source para E-commerce, utilizados no mundo todo.
Mostrar ao público as vantagens de desvantagens entre um sistema e outro, bem como mostrar alguns casos de uso.
Além disso, mostrar a arquitetura de cada uma das plataformas e como iniciar uma customização de cada uma delas seguindo um padrão.
Palestrante: Felipe Marques
Graduando em Tecnologia e Análise em Desenvolvimento de Sistemas pela Faculdades Integradas Camões, trabalha com PHP/MySQL desde 2001, Android e Java desde 2010.
Trabalhou na empresa APC ( PUCPR ) durante 4 anos e meio, e atuou em diversos projetos de sistemas utilizando PHP e Zend Framework.
Atualmente trabalha como Analista de Sistemas no NAPTEC em período integral e Ministra Cursos de Tecnologia há mais de um ano.
Mais informações você encontra no site http://www.felipemarques.com.br.
Titulo: WSO2 - Apresentando e desmitificando a complexidade do SOA e suas "letrinhas"
A suíte WSO2 fornece diversas ferramentas para a implantação de SOA nas empresas, com tecnologia 100% open-source e totalmente livre.
Nessa palestra vou explorar e explicar vários dos mitos sobre a arquitetura orientada a serviço, as soluções que ajudam nessa implantação e que muitas vezes passam despercebidos pelo preconceito em torno das tecnologias que usam web-service.
Mostrar pontos positivos (e negativos) da adoção de ferramentas desse gênero, não só para desenvolvimento de web-services, mas também no gerenciamento e desenvolvimento de APIs (REST), mostrando que existem outras possibilidades no mercado.
Palestrante: Leonardo Saraiva e José Júnior
Fundador da comunidade WSO2 Brasil. Desenvolvedor e apaixonado por tecnologia. Mexendo ativamente com: Ruby (Sinatra, Rails) Python (Django) e Java (WSO2).
Titulo: Apresentação do FISL14
Rápida apresentação do FISL - Fórum Internacional de Software Livre, que acontecerá de 3 a 6 de julho de 2013 em Porto Alegre - RS. No final haverá o sorteio de 2 inscrições para o FISL.
Palestrante: Paulo Henrique de Lima Santana
Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Paraná. Administrador de redes e sistemas na Associação dos Professores da UFPR. Coordenador nacional do FLISOL no Brasil
Titulo: Magento eCommerce, uma plataforma de tirar o fôlego!
Quando falamos de eCommerce, há um grande nome conhecido: Magento! O desenvolvedor Matheus Gontijo (trabalhando 02 anos com o software) irá apresentar as features que a plataforma oferece, e como fazer dela uma excelente solução.
Palestrante: Matheus Gontijo
- Cursando Análise e Desenvolvimento de Sistemas (OPET)
- Cursando MBA em Gestão de Projetos (OPET)
- Desenvolvedor utilizando Software Livre há 02 anos
- Ferramentas fundamentais: Ubuntu, PHP, Zend Framework e Magento
- Atualmente trabalhando na Agência Planos.
Titulo: Uma Introdução ao Pentaho Business Intelligence e Business Analytics Open Source
O Pentaho Open Source Business Intelligence (BI) é uma plataforma de código aberto, que permite buscar, tratar, analisar, monitorar, transformar e apresentar informações com independência e flexibilidade. A ferramenta gera relatórios, trabalha com cubos OLAP, cria indicadores para decisões gerenciais, dashboards, integração com georeferenciamento, mineração de dados e integração de aplicações.
O Pentaho é composto por um módulo central acoplado a um grande número de ferramentas que podem ser utilizadas em conjunto ou separadamente para a construção de uma solução de BI.
Esta palestra tem como foco apresentar o potencial das ferramentas de ETL, OLAP, Data Mining e Dashboards do pentaho Open Source na geração de informações para tomada de decisão em empresas e instituições, serão exploradas todas as ferramentas que compoem a plataforma no Pentaho, suas origens, versões e suas aplicações nas etapas de um processo de BI.
Serão comendadas as etapas de implantação de um projeto de BI e as dificuldades a serem enfrentadas para obter o objetivo de um projeto de BI que é a informação gerencial.
Palestrante: Marcio Junior Vieira
CEO da Ambiente Livre Tecnologia. Formado em Tecnologia em Informática (UFPR), Pós-Graduado em Software Livre (UFPR).
Palestrante em congressos relacionados a Software Livre tais como: CONISLI, SOLISC, FISL, LATINOWARE, SFD.
Escreveu artigos técnicos para SQL Magazine sobre SL. Especialista implantação e customização de Pentaho, Alfresco,LimeSurvey, Joomla, SugarCRM e dotProject.
Titulo: Hashtags não derrubam governos!
A confirmar
Palestrante: Alberto J. Azevedo
Cursou Tecnologia em Informática no CEFET-PR. Com mais de 15 anos de experiência em TI é especialista em segurança de redes corporativas e normas de segurança. Foi Diretor Geral na Nova Era Informática e Telemática e criador da Metodologia de Segurança ESP-h. Hacktivista entusiasta do Movimento Software Livre é lider do Projeto Security Experts Team e palestrante em eventos internacionais. Atualmente atua como consultor de segurança para grandes empresas em todo o Brasil.