Ir para o conteúdo

FISL16

ou

eu vou!

 Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Robótica no ensino fundamental

10 de Julho de 2015, 22:59 , por Mariel Zasso - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 997 vezes
Traduções

Por Dandara da Silva Gomes, da Cobertura Colaborativa.

Robô circula nos corredores do FISL16 (Foto: Ana Maria Müller) 

Já faz alguns anos que duas das salas mais concorridas do FIsl são as que agregam as programações dos Grupos de Trabalho de Educação e Robótica Livres. Este ano, os educadores e pesquisadores se voltam também para a questão da educação de robótica para crianças com idades entre 4 e 10 anos, tema pouco abordado pois se tem a ideia de que são muito novas pra entender e mexer com robótica e componentes eletrônicos.

A palestrante Martha Santos veio apresentar sua experiência para quebrar esse mito. Ela trouxe o relato da “Oficina de Robótica Livre”, que ministra no Colégio Ethos, em Pernambuco, Recife. O foco da oficina é justamente apresentara Robótica para as crianças nessa faixa etária. Os alunos frequentam a escola em turno integral, participando dessa oficina no turno inverso ao que são ministradas as disciplinas previstas no currículo escolar.

Martha contou que começa esse trabalho primeiramente apresentando às crianças o que seria a robótica, procurando sempre trazer para o cotidiano delas, mostrando que a robótica não está somente nos filmes, mas sim no dia a dia, nos brinquedos e componentes eletrônicos. Os resultados são empolgantes. As crianças aprendem a recondicionar e confeccionar novidades robóticas a partir de brinquedos velhos, peças que eles colocariam fora, ou simplesmente água e sal. Essa aplicação de objetos cotidianos revela que com ferramentas simples e fáceis todos podem aprender sobre robótica.

Martha conclui contando que o grande interesse despertado nas crianças rendeu tantos frutos que este ano eles estarão participando das “Olimpíadas Brasileiras de Robótica”. Conheça mais sobre o projeto no site do colegioethos.com.br

 


0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.


<script src="https://s7.addthis.com/js/152/addthis_widget.js"></script>