Ir para o conteúdo
7 a 10 de Maio de 2014
Centro de Eventos da PUCRS | Porto Alegre | Brasil
ou

FISL 14

Inscritos

Patrocinadores

Mostra de projetos

#FICADICA

Redes

 Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Maratona de tradução do wiki do OpenStreetMap

8 de Maio de 2014, 11:50 , por Paulo Santana - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 65 vezes
Traduções

A comunidade do OpenStreetMap (OSM)  cresceu muito no Brasil, mas vem enfrentando uma barreira linguística: as páginas em português da referência técnica, o wiki, estão bastante desatualizadas e com uma tradução bastante precária. Por isso, nesta quinta-feira, dia 8 de maio, às 14h, no Harckerspace Dumont, haverá uma maratona de tradução para atualizar o wiki do OpenStreetMap (OSM), com base os textos nos artigos originais em inglês. Três participantes do projeto estarão auxiliando os tradutores com questões técnicas como jargão de cartografia e sintaxe de wiki: Wille Marcel, João Packer, e Fernando Trebien.

O OSM compete com sistemas comerciais como Google Maps, Bing Maps e Nokia HERE Maps e é usado pelo Foursquare, pelo Flickr em alguns lugares do mundo e até pela Casa Branca, e vários outros. Além da qualidade variável e da falta de uma comunidade envolvida com correções no Brasil, mapas comerciais também levantam questões relacionadas à privacidade do usuário e à manipulação das informações cartográficas por interesse comercial.

O OSM já conta com mais de 1 milhão de colaboradores no mundo e já pode ser considerado o mapa mais completo que existe na Inglaterra, na Rússia e na Alemanha. No Brasil, a cidade do Rio de Janeiro é considerada há bastante tempo uma das cidades mais bem mapeadas no mundo [9], mas a maioria das outras cidades ainda precisa de muito detalhamento, de correções e de mantenedores. A tradução da referência então serve para atrair mais colaboradores nativos nessas regiões, facilitando o aprendizado do sistema, e com isso também possibilitando atividades educacionais em diversas áreas de conhecimento, tais como  cartografia e urbanismo.

Agenda:

  • Data: 8 de maio
  • Horário: 14h
  • Local: Harckerspace Dumont

Tags deste artigo: openstreetmap

<script src="https://s7.addthis.com/js/152/addthis_widget.js"></script>