Ir para o conteúdo
Ir ao Topo
ou

FISL 14

Rádio Software Livre

FISL 14 - Ao vivo

Patrocinadores

#Ficadica

 

 

Mostra de Projetos

Assine nossa news!

Receba nossas notícias no seu email

TV Software Livre

Teaser fisl14 - Participe! :-)
 Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Pré-FISL no Conexões Globais

21 de Maio de 2013, 0:00 , por Mariel Zasso - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 904 vezes
Traduções

Install Fest e oficinas de produção multimídia com Software Livre e estão entre as atividades com o selo FISL dentro do evento

 

No video, o Install Fest que a Associação Software Livre.Org promoveu na primeira edição do Conexões Globais.

De quinta a sábado (23 a 25 de maio), a Casa de Cultura Mario Quintana, em Porto Alegre, recebe a segunda edição do Conexões Globais, evento que combina conferências com ativistas da cultura livre e da democracia 2.0 com atividades culturais e educativas.

Durante três dias, grandes pensadores e ativistas da cultura digital de diversos países estarão reunidos - presencial e remotamente - em torno a temas como a democracia no século 21, novas tecnologias, educação, direito à comunicação, liberdade na internet e novas formas de mobilização, entre outras discussões.

Entre os nomes já confirmados estão Ronaldo Lemos (criador do site Overmundo e coordenador do Creative Commons no Brasil), Natália Viana (fundadora da Agência Pública de Jornalismo), Peter Sunde (fundador do The Pirate Bay), Javier Toret (ciberativista, articulador do movimento 15M na Espanha), Gustavo Anitelli (produtor da banda O Teatro Mágico e integrante do movimento MPB - Música Para Baixar), entre outros. A programação é marcada também por oficinas e shows.

Em um evento construído colaborativamente (como outro que conhecemos muito, não é mesmo?!), é claro que o FISL não podia estar de fora. Além da participação na cobertura colaborativa, com participação da Rádio Software Livre como rádio oficial do evento, a equipe de comunicação oferecerá oficinas sobre Edição de Vídeos e Criação de Cartazes, tudo com Software Livre. Mas a colaboração não pára por aí.

 

Nosso ponto de encontro é o Install Fest

Mas a colaboração não pára por aí: nos dias 24 e 25 de maio, das 14h às 18h, Rodrigo Troian, coordenador da GT-Programa do FISL, organiza, junto com como o educador Paulo Bertazzo e outros ativistas, um Install Fest.

Para quem não conhece, os festivais de instalação de sistemas operacionais GNU/Linux são uma tradição nos eventos da comunidade. Nessas reuniões informais, usuários avançados de GNU/Linux oferecerem orientações sobre a utilização de sistemas operacionais de código aberto, e a possibilidade de instalação gratuita de programas e aplicativos em computadores pessoais, que os participantes são convidados a levar. É possível inclusive instalar um sistema GNU/Linux para experimentar, sem abrir mão de outros softwares já em uso.

A atividade acontece no Jardim Lutzemberg, no 5º andar da CCMQ, e quem estiver na cidade não pode perder!  Aberta a curiosos, iniciantes e iniciados - e também para quem quiser entender melhor o que é, afinal, o Sofware Livre - o Install Fest será uma prévia para o maior encontro de comunidades de Software Livre do galáxia, que acontece entre os dias 3 e 6 de julho no Centro de Eventos da PUCRS. Nem precisa dizer qual é, certo?


Tags deste artigo: fisl fisl14 software livre cobertura colaborativa install fest oficinas conexões globais ccmq casa de cultura mario quintana