Ir para o conteúdo
Ir ao Topo
ou

FISL 14

Rádio Software Livre

FISL 14 - Ao vivo

Patrocinadores

#Ficadica

 

 

Mostra de Projetos

Assine nossa news!

Receba nossas notícias no seu email

TV Software Livre

Teaser fisl14 - Participe! :-)
 Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Mais de 9 mil pacientes já foram atendidos em hospital com software livre no Haiti

5 de Julho de 2013, 0:00 , por Leonardo Foletto - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 1252 vezes
Traduções

 

 

O uso do software livre com um impacto de transformação social foi o que impulsionou a empresa ThoughtWorks a unir esforços à organização OpenMRStners In Health, no Haiti. A parceria resultou na inauguração do Hospital de Mirebalais, em abril deste ano, passando a ser o único centro médico de grande porte no mundo com um projeto baseado no OpenMRS – antes aplicado apenas em pequenas clínicas. Até o momento já foram registrados nove mil pacientes únicos, dos quais 69% são mulheres.

 Depois do trágico terremoto no Haiti, em 2010, o hospital marcou a história do país por ser o primeiro hospital com equipamentos digitais e com integração total entre eles e o sistema de registros médicos. O hospital já registra mais de 15 mil atendimentos realizados, principalmente na pediatria, saúde da mulher e entre portadores de doenças crônicas, como a tuberculose e a aids.

Os próximos passos é o planejamento, juntamente com o governo haitiano, da implementação do sistema em outros centros médicos do País. O projeto possibilitará o compartilhamento dos dados dos pacientes o mais rápido possível.

O OpenMRS é um software livre focado em desenvolver sistemas de registros médicos em ambientes com recursos restritos. A plataforma surgiu da necessidade de escalar o tratamento da aids na África, em 2004. O sistema foi criado em uma estrutura modular que permite a criação de funcionalidades personalizadas de acordo com a necessidade local.

Foto: Tárlis Schneider/Indicefoto


Tags deste artigo: saúde pública haiti fisl14 software livre openmrs