Ir para o conteúdo
Ir ao Topo
ou

FISL 14

Rádio Software Livre

FISL 14 - Ao vivo

Patrocinadores

#Ficadica

 

 

Mostra de Projetos

Assine nossa news!

Receba nossas notícias no seu email

TV Software Livre

Teaser fisl14 - Participe! :-)
 Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Floresta Vermelha, primeiro filme brasileiro 100% livre, é apresentado no fisl14

5 de Julho de 2013, 0:00 , por Leonardo Foletto - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 817 vezes
Traduções

 

Por Eliza Mancuso

O curta "Floresta Vermelha", apresentado ontem (4/7) no fisl14, foi o 1º filme totalmente produzido em hardwares abertos e softwares livres. Foi filmado utilizando uma câmera Elphew (a mesma do Google Streetview) que funciona com Linux e lentes Fujinon para Super 8, editado em Blender e Cinelerra.

O projeto surgiu da vontade de fazer cinema digital de alta qualidade, somado ao ideal de reutilizar os materiais que ja estavam disponíveis, como madeira, parafusos e pregos, ao invéz de gastar grandes quantias com os equipamentos disponíveis no mercado.

"Queremos fazer cinema, do nosso modo. Queremos um cinema digital acessível e, ao mesmo tempo, de alta qualidade de imagem; adaptável, no qual possamos usar os aparelhos e dispositivos que temos em mãos, e não ter de comprar aparatos na casa dos quatro dígitos. Construir o que precisemos, a partir de materiais reutilizados e reutilizáveis como madeira, porcas e parafusos. Queremos rodar as nossas histórias, com liberdade total.", escrevem eles no site do filme, que tem bastante material de documentação do processo de produção.

Confira neste link o making off do curta.


Tags deste artigo: cinema digital software livre hardware livre compartilhamento cultura livre floresta vermelha