UNESP - é a primeira universidade a aderir ao Protocolo Brasília
4 de Julho de 2011, 0:00No dia 1 de julho de 2011 no 12º Fórum Internacional Software Livre em Porto Alegre-RS, a UNESP assinou o Protocolo Brasília e com isso adota o padrão aberto de documentos ODF com o uso preferencial de software livre dentro da instituição. Olivier Hallot da ALTA - Associação Libre de Tecnologias Abertas também aderiu ao protocolo.
Passado, presente e futuro da plataforma Android
3 de Julho de 2011, 0:00O sistema operacional móvel Android, usado em smartphones e tablets e desenvolvido pela Google, tem feito sucesso. Hoje mais aparelhos com ele são ativados do que iPhones, o que demonstra o poder de fogo da plataforma. O entusiasta de software livre Rodrigo Carvalho, na palestra Android, catedral de sucessos, veio ao fisl explicar a trajetória do sistema e o que devemos esperar para o seu futuro.
Universidade - Direito Autoral e Software Livre: tudo a ver
3 de Julho de 2011, 0:00Hackers discutem a divulgação de informações de interesse público em palestra
2 de Julho de 2011, 0:00A divulgação e o desenvolvimento de projetos tecnológicos voltados à difusão de informações de interesse público foi o tema central da palestra “Transparência Hacker: agregando e vizualizando dados de interesse público”, que ocorreu no último dia do fisl12. Os hackers Capi Etheriel e Pedro Markun relataram suas experiências na comunidade Transparência Hacker (THacker).
A morte da indústria do copyright
2 de Julho de 2011, 0:00“Quem aqui é pirata? Todos nós somos piratas!”. Foi assim que o especialista em segurança na rede Alberto J. Azevedo começou a palestra Nós somos todos Piratas! O capitalismo é selvagem na tarde de encerramento do fisl12. Azevedo citou estudos sobre o mercado da pirataria de músicas e filmes no mundo e criticou a indústria fonográfica e cinematográfica. Segundo ele, o vice-presidente executivo da MPAA (Associação Cinematográfica dos Estados Unidos, na sigla em inglês), Greg Frazier, teria dito que não estão interessados em democratizar a cultura. “Eles realmente não fazem nenhum esforço para isso”, afirmou.