Ir para o conteúdo
29 JUN / 02 JUL 2011
Centro de Eventos PUCRS - Porto Alegre - Brasil
Agende-se para o fisl13! De 25 a 28/07/2012
ou

<a href='/fisl12/patrocinadores'><span>Patrocinadores</span></a>

<a href='/fisl12/mostra-de-solucoes-e-negocios-livres'><span>Mostra de Negócios Livres</span></a>

Transmissão

Nossa Rede!

 Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Presença feminina promete ser marcante no fisl12

11 de Maio de 2011, 0:00 , por Software Livre Brasil - 1Um comentário | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 1785 vezes
Traduções

FemininoEntre os Grupos de Usuários que já confirmaram presença no fisl12, estão dois grupos formados essencialmente por mulheres. Tanto o Feminino Live como o Garotas CPBR, abordam a participação das mulheres no mercado de TI e tentam difundir as atividades ligadas à tecnologia entre o público feminino.

Criado em 2010, o garotas CPBR já conta com 130 membros, dos quais, dez meninas devem participar do fisl. “Além de trocar experiências com outros grupos queremos realizar um evento comunitário sobre a participação feminina nessa área que ainda é bastante dominada pelos homens”, afirma a coordenadora do grupo,  Elaine Cecília Gatto. As Garotas CPBR possuem um blog onde discutem as dificuldades e avanços das mulheres nessa área, como também difundem conhecimento  sobre tecnologia.

Já o Feminio Livre surgiu dentro do próprio fisl em 2010, idealizado por mulheres que atuam na organização do Fórum e sentiam a necessidade de um olhar mais feminino sob alguns aspectos. “Também percebemos que podíamos atrair mais mulheres para a tecnologia e para dentro do fisl,  nos preocupando com aspectos diferentes que complementam”, afirma uma das coordenadoras do Feminino Livre, Paloma Costa. Segundo ela, pesquisas apontam que o setor de TI conta com apenas 12,56% de mulheres. “É um mercado em expansão com uma demanda exponencial a cada ano de profissionais, e que não faltam apenas mulheres mas sim gente qualificada, fato importante para mais mulheres buscarem também essas áreas”, afirma. A ideia virou um Grupo de Trabalho do fisl, que desde o ano passado propõe palestrantes femininas entre outras atividades. O Feminino Livre também mantém um site colaborativo e se reúne frequentemente para discutir ações e a participação em eventos de TI.

As inscrições para Grupos de Usuários vão até o dia 20 de junho. Durante o evento cada grupo terá um espaço com mesa e cadeira para expor materiais, apresentar o trabalho e compartilhar experiências. Para ver a lista de Grupos de Usuários já confirmados acesse.
Para inscrever o seu Grupo de Usuários acesse.

Para saber mais:
Garotas CPBR: http://garotascpbr.com.br/
Feminino Livre: http://www.femininolivre.org/

Foto: Meninas do Feminino Livre no fisl11/Cristiano Sant'Anna


Tags deste artigo: ti garotas cpbr feminino livre fisl fisl12 mulheres

1Um comentário

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.