Ir para o conteúdo
29 JUN / 02 JUL 2011
Centro de Eventos PUCRS - Porto Alegre - Brasil
Agende-se para o fisl13! De 25 a 28/07/2012
ou

<a href='/fisl12/patrocinadores'><span>Patrocinadores</span></a>

<a href='/fisl12/mostra-de-solucoes-e-negocios-livres'><span>Mostra de Negócios Livres</span></a>

Transmissão

Nossa Rede!

 Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Mercadante defende o desenvolvimento da indústria de TI no Brasil

1 de Julho de 2011, 0:00 , por Software Livre Brasil - 1Um comentário | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 1030 vezes
Traduções

Mer0233O ministro de Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, palestrou na manhã desta sexta-feira, no fisl12. No auditório lotado de jovens desenvolvedores e entusiastas do software livre, Mercadante falou sobre as perspectivas e os desafios para o crescimento do mercado tecnológico no Brasil.

Segundo o ministro, a indústria da Tecnologia da Informação é a que mais fomenta o consumo no país. Contudo, praticamente 100% daquilo que se consome é importado. "Hoje, o Brasil cresce mais internamente. Isso é bom, mas precisamos desenvolver tecnologias para serem exportadas, já que somos o 3º país que mais atrai investimentos externos atualmente", salientou.

"Grandes conquistas foram alcançadas com o crescimento do consumo de massa, por meio da consolidação do sistema público de crédito", disse. Para ele, é necessário aproveitar ao máximo o momento em que vivemos o bônus demográfico - em que a população economicamente ativa é maior que a inativa.

Mercadante frisou a importância de desenvolver o potencial desses jovens que iniciam no mercado de trabalho, formando recursos humanos para a indústria de semicondutores que se forma no país. "O primeiro passo foi dado com a produção de tablets e celulares, que até setembro inicia no Brasil", disse. A perspectiva é de que o país entre para o seleto grupo de produtores de telas de LCD sensíveis ao toque.

Ele citou a Ceitec S.A., empresa pública federal ligada ao Ministério que foi criada em Porto Alegre em 2008 que tem o objetivo de "desenvolver a indústria eletrônica brasileira através da implantação de uma base sólida no setor de semicondutores".

Ainda hoje, Mercadante participa de debate com a presença de integrantes do Movimento Transparência Hacker,desenvolvedores das comunidades Ubuntu, Debian, Slackware, ODF, entre outros grupos. O objetivo do encontro é discutir sobre como os hackers podem aumentar a transparência dos governos e o desenvolvimento tecnológico.


Tags deste artigo: ti mercandante política

1Um comentário

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.