Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

 Voltar a Notícias da ...
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícia velha: Alemães transferem dados de 60 DVDs em um segundo

16 de Julho de 2010, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 310 vezes

Cientistas do Instituto de Telecomunicações de Fraunhofer a atingiram um novo recorde de transmissão de dados através de cabos de fibra óptica. Em parceria com a fabricante japonesa Fujitsu, o grupo conseguiu atingir a velocidade de 2,56 Terabits por segundo em um link de 160 km de distância. A velocidade equivale à transmissão de 60 DVDs em um segundo.

O recorde anterior, de 1,28 Terabits por segundo, estava nas mãos de um grupo japonês. Atualmente, as redes mais rápidas podem transferir dados na velocidade de 40 Gigabits por segundo, cerca de 50 vezes menos do que o atingido pela equipe alemã do Instituto Fraunhofer.

Há poucas semanas esta mesma equipe, também em parceria com a Fujitsu, já havia quebrado um recorde. A transmissao de dados se faz em cabos de fibra óptica por intermédio de pulsos ultracurtos de luz, os dados são normalmente codificados ligando-se ou desligando-se um raio laser, sendo que o pulso, ou "1", representa o estado ligado, ao passo que o zero é o estado desligado. Assim, em geral há dois estados de intensidade de luz para transmitir o dado. Os pesquisadores do Fraunhofer conseguiram espremer mais dados dentro de um mesmo pulso. Através de um processo denominado "modulação por fase", lograram compactar quatro estados de intensidade num único pulso.

Magnet

* fonte: Terra


Fonte: Vitorio Furusho

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.