Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

 Voltar a Liberdade na...
Tela cheia

#8 ART - Encontro Internacional de Arte e Tecnologia - em Brasília

25 de Agosto de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 1576 vezes
Será realizada em Brasília, entre os dias 16 e 19 de setembro de 2009 no auditório Dois Candangos da Universidade de Brasília. O #8 ART - Encontro Internacional de Arte e Tecnologia. Este evento tem uma importância fundamental para os pesquisadores e artistas da área, por conta das discussões que ele reúne sobre novas mídias, linguagens e possibilidades criativas da arte na cibercultura.

Ano passado tive o prazer de participar do evento; porém, infelizmente, esse ano não vai dar. Mas ainda assim fica o informe para o pessoal que puder comparecer, junto com o pedido para me enviarem o que rolou por lá. :)

Segue o texto de apresentação:

 

http://www.fav.ufg.br/8art/images/marca.jpg




Em 2009, o 8° Encontro Internacional de Arte e Tecnologia (#8ART): arte, tecnologia e territórios ou a metamorfose das identidades comemora 20 anos de Encontros. Nesse sentido, o #8.ART propõe como objetivo desvelar a complexa relação política, social e identitária, visando evidenciar o pensamento artístico, por meio de noções emergentes que permitem compreender e aprofundar as teorias que nascem a partir de novos paradigmas estéticos vinculados à simbiose dos pensamentos sistêmico, artístico, científicos, tecnológico, estético e político. Nesse mesmo contexto, apresentará a exposição intitulada Instinto, com a participação de renomados artistas de arte computacional.


Além disso, o encontro contará com parceiros internacionais apoiados pelo programa de cooperação da União Européia denominado “Europe-pays tiers: le Brésil”, cuja proposta afirma que a arte não fica indiferente à tensa relação entre o local e o global. Por um lado está sujeita aos constrangimentos políticos, sociais, econômicos de um território, por outro lado sofre a pressão da grande dimensão de informação das mídias e das tecnologias de comunicação. A criação artística encontra o seu espaço de produção nos campos das tecnologias atuais, arte como tecnologia, pensamento de Julio Plaza. Inscreve-se num meio eco-social, politizado e culturalmente desafiador em terrenos movediços, como a própria arte da atualidade mundializada.

O encontro pretende analisar conceitos, tais como território e cultura, materialidade e imaterialidade e confrontá-los com as novas noções oriundas dos meios computacionais, como a noção de trabalho colaborativo, compartilhado em co-autoria, de interator/usuário, de sistema, de virtualidade, de artificialidade, de simulação, de interface, de hipertextualidade, de ubiqüidade, e de interatividade, afim de articular e atualizar os discursos sobre a área de atuação de pesquisa e produção artística.

Site do evento:
http://www.fav.ufg.br/8art/index.html


Tags deste artigo: cibercultura arte arte contemporânea

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.