Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

 Voltar a Blog
Tela cheia

TODO: Minha agenda p/ PGBR 2011

1 de Outubro de 2011, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 164 vezes

       

  O temário da PGBR 2011 fez uma excelente escolha de temas. É muito difícil escolher qual assistir, de qualquer forma fiz uma seleção de palestras que tentarei assisti. (sem ordem de prioridade e com alguns comentários)

PostSemantic: Integrando dados legados através de semântica

     Está na moda ontologia e Web semântica. Um dos caminhos que para integração de sistemas "autônomos" é uso do SPARQL. Minha apresentação para PGBR tem isso na agenda mas sem a profundidade que o Rodrigo deva abordar. Um projeto interessante de uso do SPARQL e RDF é DBpedia.

- Meu ambiente cresceu e eu não planejei. E agora? 

     Sempre pensei em apresentar uma palestra dessa. Até rascunhei mas  fiquei adiando, adiando termirnar  e (finalmente) alguém mais qualificado (Flávio Gurgel) do que eu falará de um assunto tão bacana e que poucos dão atenção (só depois de ver o tamanho da fatura por não ter planejado direito…). :D :D

- PostgreSQL Performance Pitfalls

     Greg Smith é um dos desenvolvedores do PostreSQL e falará um "pouco" sobre performance. Escreveu um livro recomendadíssimo sobre o tema.

- Viva a Revolução Geoespacial

    Para quem acha que Geoespaciais é o Google Maps, Foursquare ou informações de uma galáxia, não perca a palestra do Bueno. Aliás, ele (ao menos para mim) é um dos pioneiros do Postgis no Brasil.  Se quiser de autógrafos dele, fale comigo no evento. :D

- Escalabilidade horizontal com PostgreSQL 9.0 e Pgpool II

    Escalabilidade horizontal, Grids e sistemas distribuídos são alguns dos meus temas preferidos. Alguns serviços da "nuvem" de PostgreSQL usam bastante os recursos que serão apresentados pelo Matheus.

- MVCC Unmasked

    Bruce Momjian falará uma das funcionalidades de um banco de dados mais fantásticas de um banco dedados, seja SQL ou não: MVCC.

- PostgreSQL at the center of your dataverse

    Implamentação da especificação ISO SQL/MED, talvez o Dave Page fale que é possível buscar informações online do telescópio Hubble. :) :) :)

- PostgreSQL: heavyweight locks, lwlocks, deadlocks, spinlocks, pg_locks, row locks … isálvese quien pueda!

    Locks, locks, deadlocks. O terror de qualquer pessoa que tem envolvimento com banco de dados. Álvaro Herrera falará de um pouco sobre magia negra chamada locks (bloqueios). 

- PostgreSQL and Postgres-XC in NTT Group

    A NTT é uma empresa de telecomunicações do Japão, vai ser interessante ver o que eles estão fazendo com PostgreSQL para manter seus serviços. Ah, os japoneses são os que mais usam telefone no mundo, imagina quanto um banco de dados é exigido???

- Fazendo uma manada de elefantes passar por baixo da porta 

  Provavelmente a palestra mais esperada da PGBR 2011. Dicas importantes de sobre hardware, sistemas de arquivos, etc.  Recomendado para qualquer um que é ou será responsável por banco de dados, principalmente para sistemas OLTP (Online Transaction Processing) e também, porque é o brasileiro que trabalha com PostgreSQL sensação de 2011. Também conhecido como Telles Demolidor (Homem sem medo). 


PS. Autógrafos do Telles, basta agendar comigo. :)

PS2. Hey, essa é a minha lista de intenção. As outras que não listei aqui serão apresentadas por pessoas de alta qualificação. Qual a sua lista?


Fonte: http://www.midstorm.org/~fike/weblog/2011/10/01/todo-minha-agenda-p-pgbr-2011/

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.