Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

 Voltar a Blog
Tela cheia

Motor novo: Octopress

15 de Fevereiro de 2013, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 82 vezes

Eu estava planejando migrar algum tempo do Wordpress para o Octopress. Os principais motivos são:

  • Ruby: Aprender a fuçar um pouco mais no Ruby.

  • PHP: Deixa o PHP de lado, nada contra em especial. Apenas acho que ele e eu já tivemos um bom relacionamento, às vezes turbulento mas posso afirmar que tivemos bons momentos.

  • MySQL: Também tivemos um bom relacionamento mas com a mudança de direção depois que ele foi comprado pela SUN e posteriormente pela Oracle. Ora de desbravar outras tecnologias. Tenha calma, não larguei o PostgreSQL!!!

  • Wordpress: Ele é bem prático de usar mas ter que estar sempre “online” para editar não é algo que me agrade. Ele provavelmente vai continuar sendo um dos principais motores para blog mas a concorrência está cada vez mais acirrada: Twitter, Facebook, Tumblr, etc.

Ah, claro! Sou muito grato à ele, nós nos conhecemos desde a versão 1.5 que tinha uma layout horrível mas atendia bem para o que precisava na época.

Infelizmente eu perdi muito conteúdo que já publiquei, considerando que comecei a escrever num blog em 2002 é muita coisa. Meu blog iniciou com o blosxom que era um script perl rodando em CGI, depois foi para drupal por um breve tempo. Aí entrou o wordpress que foi seu motor por muitos anos…

Agora mais uma mudança de motor:

  • Octopress: Ainda aprendendo como ele funciona e adaptando para mantê-lo próximo das funcionalidade que tinha o blog no wordpress. Entenda funcionalidade na perspectiva de você leitor. =o)

Espero em breve postar aqui para vocês algumas diferenças de performance no ponto de vista do internauta, visto que hoje é o meu principal trabalho.

Ah, claro! Deploy dele pode ser por Rsync ou Git. Fantástico!


Fonte: http://www.fernandoike.com/2013/02/15/motor-novo-octopress/

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.