Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

 Voltar a Blog
Tela cheia

Grupo de usuário tem prazo de validade?

20 de Abril de 2011, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 415 vezes

Grupo de usuários de tecnologia, principalmente que são software livre/código aberto são bastante diversificados, pulverizados e voláteis. O Telles postou na lista que organiza o grupo de usuários brasileiro do PostgreSQL uma pequena provocação com o título "A comunidade brochou?".

Ele assumiu como Big Kahuna a organização do Conferência PostgreSQL em 2011. (já disse que a ele que gosta muito de emoção. ;) )

A grande questão em seu post é a motivação das pessoas no grupo de usuários. Para ajudar, eu postei umas bobagens como resposta, segue-a com uma ligeira adaptação:

Que tal fazer algo menos penoso que as pessoas que são voluntárias se divertam?

Fazer evento para o público grande, gerar repercussão, etc. é legal, mas fazer por voluntário e fazer exigindo a mesma qualidade de evento "corporativo" é transformar uma ação voluntária em uma ação desmotivante e tediosa.

A questão principal em voluntários em qualquer projeto de software livre é o prazer em ser voluntário e a reconhecimento pelo que fez. Ao deixar um desses pontos de lado, principalmente o primeiro, a desmotivação em fazer é maior que a necessidade de acontecer.

voluntario1

Particularmente, gosto de um item do Contrato Social do Debian:

"4- Nossas prioridades são nossos usuários e o software livre"

Qual a prioridade (prazer como voluntário) de cada um com o PostgreSQL?

Exemplos disso são meus pacotes no Debian e o patch que entrou no PostgreSQL, são atividades voluntárias que me satisfazem. Apesar de não ter mais tanto tempo, ainda faço alguma coisinha em projetos de Software Livre, isso é a minha maior motivação como um voluntário e entusiasta.

No Catedral e Bazar tem uma citação que reflete em como um voluntário de um projeto fica por período maior.

"18. Para resolver um problema interessante, comece achando um  problema que é interessante para você…"

A grande questão é a motivação (algo interessante a dedicar-se) para fazer. Se não existir motivação pessoal e motivação/prioriodade/diretriz/etc… do grupo de usuário que guie as pessoas fazer ações voluntárias que sejam interessantes. Senão, serão atividades momentâneas do voluntário, dificilmente se repetirão.

voluntario2

A ação prioritária deste grupo de usuários é realizar uma conferência todo anual?

Uma analogia tosca é os multirões de doação de brinquedos no natal e no dia das crianças. A motivação é a entrega dos brinquedos, todo o restante (campanha p/ doar os brinquedos, triagem, etc).

De um grupo de usuários pode ser qualquer coisa, como por exemplo, as festas de mapeamento de ruas e locais do pessoal do OpenStreetMap. O comprometimento do voluntário depende muito da motivação dele, pouco ou sem motivação não se tem ação para que mantenha a motivação de ser voluntário.

No Catedral e Bazar analisa como o fluxo de mensagens de email na lista de discussão do fetchmail é ascendente até que a maior parte das funcionalidades que os usuários solicitaram foram contemplada. Depois, iníciou um declínio do fluxo de mensagens na lista de discussão pois as necessidades dos usuários interagirem com os desenvolvedores diminuiram e hoje em dia, poucas pessoas usam fetchmail (alguém que lê usa ainda?).

Num passado não tão distante, existiam poucas alternativas de banco de dados com licenças abertas, hoje a concorrência é muito grande ao PostgreSQL. Desde os tradicionais MySQL, Firebird, SQLite aos em moda atualmente (NOSQL): Cassandra, Lucene, CouchDB, MongoDB e etc. O aumento de opção  de banco de dados não é ruim, é bom a diversificação de opções porém gera um reflexo aparente (não mensurei) de interesse menor ao PostgreSQL. Menos interessados,  menos voluntários, menos participantes nas listas, etc.

Talvez devesse haver uma adaptação da visão do grupo de usuários ao cenário de banco de dados atual? Na minha opinião, sim! :)

Bom, depois do monte de bobagem escrita acima tenho que ao menos propor algo. Uma idéia simples é reunir mensalmente em cada cidade que tem usuários de PostgreSQL num evento informal para trocar idéia, bater papo. Atividade de pouca complexidade para organizar que a maioria gosta de fazer e que pode render alguns pgday's ou voluntários para a Conferência PostgreSQL 2011. :)

 


Tags deste artigo: software livre cassandra · couchdb · db · debian · firebird · grupo de usuarios · lucene · mongo · mysql openstreetmap postgresql postgresql brasil sqlite voluntario
Fonte: http://www.midstorm.org/~fike/weblog/2011/04/20/grupo-de-usuario-tem-prazo-de-validade/

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.