Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

 Voltar a Blog
Tela cheia

Android é o novo DOS/Windows…

29 de Agosto de 2011, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 205 vezes

    Calma, calma…

    Tenho comentado que o Android é o novo DOS/Windows dos anos 10 (201X). A comparação é com os anos 80/90 do século passado, quando o existia algumas "versões" do DOS.

    Algumas coincidências:

- Versões modificadas:

   O Android tem versões levemente modificadas pelas operadoras de telefonia e/ou fabricantes de celular.  Um ecossistema com tantas versões modificadas força um trabalho extra para um desenvolvedor da aplicação para adequá-la.  Ainda existe celular novo com a versão 2.0 enquanto o upstream está na 2.3.4/5.

  O Windows tinha versões para idiomas diferentes. Se tentasse copiar uma "DLL" de um Windows para outro que tinha idioma diferente, sem dúvida que iria piorar a situação e corromper outra coisa.

-  Um montão de hardware diferente

   O Android funciona em celular "popular" à tablets. Lembra um pouco a arquitetura "PC" com sua grande ou enorme modificações.

- Versões inacabadas:

   Quem usou a 3.0 do Android comenta que está imatura ainda, lembra uma certa versão na transição do DOS/Windows para XP.

- Vulnerável:

   Este post do Meio-Bit mostra algumas estatísticas de que o Android é mais vulnerável que outras plataformas para celular. Por muitos anos, qual foi/é a plataforma desktop com maior número de vulnerabilidade  conhecidas? :X

   Ok, ainda é bizarro para mim ter um antivírus (Endpoint ou qualquer outro nome buzzword…) p/ celular Linux.  A sensação que de que a tecnologia tem ciclos cíclicos (Isso existe?) parece mais em voga do que nunca, vide o NoSQL (slomesquita que diz: "Eu programava NoSQL(Mumps) quando vcs usavam fraldas…").

 

 

Obs: Claro que uma comparação rasa e se aprofundar as diferenças mostrarão que as comparações acima são minimamente tolas ou infantis. Alguns mais experientes fazem uma analogia parecida da Nuvem com os Mainframes (Amazon AWS e Mainframes cobram por processamento…). :P

Obs. 2:  Só para registrar, uso Android mas ficaria feliz com um Freerunner.

Obs. 3: Esta nota merece trollagem. :P


Fonte: http://www.midstorm.org/~fike/weblog/2011/08/29/android-e-o-novo-doswindows/

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.