Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

 Voltar a EricaDesign
Tela cheia

Revista Design.exe - uma experiência

15 de Agosto de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 829 vezes

A revista Design.exe foi resultado final da disciplina Introdução à Computação nas Artes I, do curso de Design da Escola de Belas Artes da UFBA, da qual fui professora. Meu desafio era introduzir alguns programas gráficos livres e discussões relacionadas às iniciativas livres e sustentáveis aliando à ementa da disciplina e à realidade do mercado de design em Salvador.

No decorrer da disciplina utilizamos alguns programas gráficos livres (Inkscape e Scribus) e alguns proprietários (Corel, Illustrator e InDesign). Infelizmente, não tem como trabalharmos somente com os livres,  tanto por uma questão de cultura, como de mercado. Então busquei intensificar o entendimento sobre as questões que envolvem os softwares livres, as iniciativas livres e a sustentabilidade com os temas das seções das revistas.

O conteúdo da revista foi todo pesquisado e desenvolvido pelos estudantes e divididos nas seguintes seções:

Web
O Design da Colaboração: O que são plataformas colaborativas e como elas podem ajudar o designer.

Gente que Faz
Entrevista com ENÉAS GUERRA

Normas e Padrões
Pdf o que?!?

Reportagem de Capa
Software Livre

A Fonte da Vez
Gentium: e o manifesto da fonte livre.

Super Dicas
Como enviar seu arquivo para a gráfica sem problemas.

Para Visitar

Galeria

 

A revista foi desenvolvida no InDesign, mas os alunos ficaram livres para fazer as ilustrações onde quizessem, e alguns utilizaram o Inkscape. O Scribus não foi aprovado pela turma, então só utilizaram de forma "obrigada" em uma atividade específica.

Na postagem anterior neste Blog, falo um pouco dessa dificuldade em introduzir os Softwares Livres entre os estudantes, e consequentemente os profissionais, de design.

Tenho muita vontade de introduzir os Softwares Livres no curso de Design da EBA, mas terei um longo caminho pela frente. Ainda existe muito preconceito tanto por parte dos estudantes como dos professores. E agora que meu contrato de substituta terminou, vai ficar ainda mais difícil.

Aproveitem e vejam a revista:

UnknownRevista_Designexe_web.pdf

www.maipoca.com/revista/Revista_Designexe_web.pdf

 

:)


Tags deste artigo: design ensino

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.