Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

 Voltar a EricaDesign
Tela cheia

Monografia e Inkscape: um começo

14 de Novembro de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 704 vezes

Hoje fiz meu primeiro gráfico para minha monografia da especialização no Inkscape. Como tinha dito antes, vou usar minha monografia para iniciar minha migração para os Softwares Livres. Mas as notícias não são tão boas.

Como estou atrasada com a monografia, terei de adiantar alguns processos e não sei se conseguirei usar o GIMP e o Scribus, pois estes são dois programas que praticamente nunca usei. Mas vou perseguir essa meta.

A boa notícia é que enfrentei o Inkscape hoje para fazer um gráfico simples. Estou fazendo a monografia de uma forma que, caso alguém precise tirar uma cópia (xérox) ou imprimir em P&B os gráficos fiquem legíveis. Então estou trabalhando com preto e branco e texturas, como rachuras.

E foi com as rachuras que aprendi, com a ajuda do meu amigo Fernando Lopes (Paiakan), a criar um padrão para preenchimento. É bem fácil, mas pouco customizável. Também aprendi a editar o preenchimento no objeto ao qual ele foi aplicado. E aí descobri um probleminha. Os elementos da ferramenta de edição ficam muito distantes do vetor, e pra poder editar, tenho de usar um ZOOM pequeno, o que prejudica a visualização de detalhes. Quando os elementos de edição saiam da tela, o Ink travava e fechava. Levei um tempo pra entender porque ele estava travando. Vou reportar isso para a lista pra saber se alguém percebeu o problema e se ele já foi sanado na nova versão que está por vir.

De qualquer forma, estou cumprindo, aos trancos e barrancos, minha meta de usar softwares livres na minha monografia: BR Office, Firefox e agora Inkscape.

;D Erica.


Tags deste artigo: migração

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.