Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Encontro Mineiro de Software Livre

0 integrantes

Nenhum(a)

Nuvem de Marcadores

 Voltar a emsl2010
Tela cheia

Encontro Mineiro de Software livre - Chamada de trabalhos

29 de Julho de 2010, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 1022 vezes

Logo

Chamada de Trabalhos

O Encontro Mineiro de Software Livre (EMSL) 2010 acontecerá entre os dias 12 a 16 de Outubro de 2010 nas dependências da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

A organização do evento convida a comunidade a enviar trabalhos até o dia 20 de agosto de 2010 através do sítio http://emsl.softwarelivre.org/participe/.

A partir de 2008 o evento adotou um novo método de avaliação dos trabalhos, incluindo uma fase para aprimoramentos. Nessa fase qualquer pessoa pode contribuir para o aprimoramento de palestras através de comentários feitos pelo sítio do EMSL. Os palestrantes, por sua vez, podem aproveitar os comentários que julgarem pertinentes, modificando suas propostas. Esse ano as propostas ficarão disponíveis para aprimoramento a partir da data de submissão até o dia 31 de agosto.

Para a avaliação dos trabalhos, são considerados: sua relação com software livre e a fase de aprimoramentos, caso esta aplique-se ao trabalho em questão. Os palestrantes serão comunicados do resultado até o dia 5 de setembro.

Os trabalhos deverão ser registrados em uma das seguintes trilhas:

Iniciantes
Palestras e mini-cursos para o público iniciante: introdução ao software livre; por que usar e contribuir com software livre; introdução a licenças, patentes; por onde começar, onde pedir ajuda; softwares para iniciantes usarem; como contribuir.

Negócios/Governo
Palestras dirigidas ao público de negócios e/ou governo: casos de uso e desenvolvimento de software livre em órgãos do governo ou empresas; apresentação de softwares livres para gestão; padrões adotados pelo governo; e demais palestras que possam ajudar o empresariado e/ou governo a se beneficiarem e contribuírem com software livre.

Sessão Técnica
Palestras e mini-cursos voltados ao público com experiência técnica em software livre: - Desenvolvimento: ferramentas para o desenvolvimento de software livre; bibliotecas; linguagens de programação; palestras de como contribuir; desenvolvimento de software básico.
- Administração de sistemas e segurança: softwares/sistemas de monitoramento; segurança utilizando software livre; protocolos de gerenciamento e banco de dados.
- Computação gráfica: licenciamento de arte; padrões abertos; editoração de imagens; desenhos.
- Documentação e Tradução: ferramentas, procedimentos e projetos para documentação e tradução de software livres.

Acadêmico
Palestras para a apresentação de trabalhos acadêmicos: estudo sobre o software livre, comunidade, modelo de desenvolvimento, qualidade de software; trabalhos que resultaram em produção de software livre, provas de conceitos, protocolos ou padrões abertos.

Filosofia/Cultura
Questões sobre direito intelectual para desenvolver software livre; modelo de desenvolvimento de software livre; interação com comunidade de desenvolvedores de software livre; uso de licenças.

Interdisciplinar
Nota: Esta trilha é a novidade deste ano. Visa mostrar trabalhos de outras áreas, utilizando software livre. Abrange a relação de software livre e as demais áreas do conhecimento: casos (cases) de uso de ferramentas livres; comunicação utilizando ferramentas livres; arte livre; cobertura de eventos.

Eventos Comunitários
Se você é membro de alguma comunidade de software livre e deseja realizar o evento de sua comunidade dentro do EMSL, envie a sua proposta!

Nota: Se o seu trabalho utiliza software livre e não está compreendido nas trilhas acima, ele ainda pode ser aceito, basta entrar em contato

Para enviar seu trabalho, basta se cadastrar no endereço: http://emsl.softwarelivre.org/talks/add/

Sobre o EMSL:
O Encontro Mineiro de Software Livre acontece anualmente em Minas Gerais. O EMSL foi criado em 2004 com o objetivo de fomentar a aproximação e o intercâmbio entre os vários grupos que utilizam o software livre no estado, assim como incentivar seu uso por novos grupos.


0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.