Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Edi Carlos Moura

 Voltar a Edi Carlos M...
Tela cheia

Servidor Web Apache

29 de Março de 2011, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 865 vezes

O que é o Apache?

Toda vez que você acessa um site, uma requisição é enviada ao servidor em que o site está rodando, este por sua vez realiza algum processamento baseado nestas requisições  e responde à solicitação com algum serviço. Um servidor é um computador disponibilizado em uma rede com o objetivo de prover serviços para outros hosts. No caso de sites estamos falando do servidor Web.

O servidor Apache ou Servidor HTTP Apache é o servidor web mais utilizado do mundo. De acordo com uma análise realizada em 2009 pela Netcraft 66,6% de todos os sites da web rodavam em Apache.

Fonte: Netcraft

Como funciona o servidor Web Apache?

Funcionado na estrutura cliente-servidor, o servidor web Apache, recebe as requisições  do cliente (browser) e responde ao cliente em codificação HTML.  O servidor web  interpreta a codificação HTML e não interpreta o código PHP.

Ao receber uma solicitação .php o servidor aciona o Interpretador PHP que processa as solicitações do código PHP tais como, acessar banco de dados, sistema de arquivos, acesso ao servidor de correio eletrônico etc e retorna para o Apache em formato HTML e ele manda para o browser. O browser lê o código HTML e monta a página web para o usuário.

Fonte: Learning PHP with Min

 

O Apache é desenvolvido na plataforma de software livre e segue as quatro liberdades da Free Software Foundation, e é fundamental para o funcionamento da web.

Instalando o Apache em ambiente Linux:

Para facilitar a instalação usaremos o gerenciador de pacotes Aptitude.

Atualizar a base de dados local:

#aptitude update

Procurar pacotes:

#aptitude search apache2

Instalar Apache

#aptitude install apache2

Para testar se o Apache está instalado e se o serviço está inicializado, acesse no browser: http://localhost/ . Irá aparecer a mensagem abaixo:

It works!

This is the default web page for this server.

The web server software is running but no content has been added, yet.

Pronto! Seu servidor web Apache está instalado e funcionando.

 


Tags deste artigo: apache software livre

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.