Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Edi Carlos Moura

 Voltar a Edi Carlos M...
Tela cheia

O QUE É PHP?

18 de Março de 2011, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 324 vezes

A sigla PHP é o acrônimo recursivo de "PHP: Hypertext Preprocessor". É uma linguagem de programação de computadores interpretada, livre e muito utilizada para gerar conteúdos dinâmicos em páginas web.

Mas o que significa dizer que uma linguagem é livre? Software livre, segundo a definição criada pela Free Software Foundation, organização sem fins lucrativos que se dedica à eliminação de restrições sobre a cópia, redistribuição, estudo e modificação de programas de computadores, um software é considerado como livre quando atende aos quatro tipos de liberdade para os usuários do software:

  • A liberdade para executar o programa, para qualquer propósito (liberdade n.º 0);
  • A liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo para as suas necessidades (liberdade n.º 1). Acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade;
  • A liberdade de redistribuir, inclusive vender, cópias de modo que você possa ajudar ao seu próximo (liberdade n.º 2);
  • A liberdade de modificar o programa, e liberar estas modificações, de modo que toda a comunidade se beneficie (liberdade n.º 3). Acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade;

O PHP surgiu em 1994 como um conjunto de scripts voltados à criação de páginas dinâmicas que seu criador Ramus Lerdorf utilizava para monitorar o acesso ao seu currículo na internet. Neste momento a linguagem era conhecida como “Personal Home Page”. Com o objetivo de compartilhar com outras pessoas, receber ajuda e correção de bugs Ramus disponibilizou o código na web em meados de 1995. Já no ano de 1997 foi lançada a segunda versão do PHP.

logo php

Em 1997 Andi Gutmans e Zeev Suraki , dois estudantes que utilizavam PHP em um projeto acadêmico passaram a cooperar com Ramus com o objetivo de aprimorar a linguagem. Reescreveram todo o código-fonte  e disponibilizaram a versão PHP3 que trouxe inúmeras mudanças, tais como, possibilidade de conexão com vários bancos de dados, novos protocolos, sintaxe mais consistente etc.

Após o lançamento do PHP 3, foi criado o núcleo Zend Engine - Macanismo Zend, onde Zeev e Andi começaram a trabalhar na reescrita do núcleo do PHP tendo como objetivo melhorar sua performance e modularidade em aplicaçãoes complexas. O PHP 4 foi lançado em 2004 baseado neste mecanismo trazendo muitas melhorias e novos recursos.

Orientação a Objetos foi implementado no PHP apartir da versão 5 que foi lançada oficialmente em 2004.

A versão 6 do PHP está no forno e promete melhorias em relação a conceitos de Web 2.0, SOAP, XML etc.

Fonte: PHP Group

http://www.edicarlos.tecnologia.ws


Tags deste artigo: php software livre

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.