Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

 Voltar a Blog
Tela cheia

Configurando a multifuncional HP F4480 no Ekaaty Linux 4

6 de Agosto de 2010, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 1972 vezes

Depois de ficar um bom tempo sem impressora, devido ao cartucho de toner preto da Okidata C110 (laser colorida) ter acabado - além de não funcionar nem com reza braba no GNU/Linux - nesta semana comprei uma impressora multifuncional HP. Optei pela F4480, que estava por R$ 249,00 no Bompreço/Walmart. As impressoras HP são conhecidas por seu suporte quase absoluto pelo pinguim, mas é importante saber quais pacotes você deve ter instalado em seu sistema, para não ser pego de surpresa por alguma funcionalidade que, perdoem a redundância, simplesmente não funciona.
Desde o ano passado eu uso a distribuição Ekaaty Linux, uma distro nacional derivada do Fedora que usa o ambiente KDE SC. Portanto, os passos que apresento a seguir funcionarão tanto no Ekaaty como no Fedora. Maiores informações podem ser obtidas nos links que disponibilizo no fim do artigo.

Tendo já ligado a sua impressora à eletricidade, mas sem conectá-la ao seu computador, certifique-se de ter instalado em seu sistema os seguintes pacotes: hplip, xsane, xsane-gimp (caso queira usar o GIMP para editar as imagens digitalizadas) e libsane-hpaio. Este último pacote é essencial para que o escâner da multifuncional seja corretamente localizado e acessado pelo SANE. O hplip e o libsane-hpaio precisam ter o mesmo número de versão para funcionar corretamente.
Trocando em miúdos: o HPLIP é o gerenciador de impressoras HP para GNU/Linux, que vem instalado por padrão no Ekaaty. Ele oferece as mesmas facilidades dos drives feitos para os SOs proprietários. Mas gerencia apenas as funções de impressão. Para usar o escâner, precisamos dos pacotes do SANE e algum frontend, no caso o XSane. Caso não queira usar o Xsane no KDE, você pode digitalizar seus trabalhos através do Kolourpaint ou do KOffice, que utilizam o libksane para se comunicar com o SANE adequadamente. Contudo, é imperioso instalar o libsane-hpaio.

Depois de ter instalado os pacotes, conecte sua multifuncional ao seu computador e ligue a impressora. Ela será detectada automaticamente pela porta USB. Execute o HPLIP - no Ekaaty, através do menu K > Aplicativos > Sistema > Printer Management Application. Na janela do aplicativo, clique em Refresh Printer. Ele detectará a impressora automaticamente e apresentará as configurações padrão. Faça as alterações necessárias e teste a impressão.

Para utilizar o escâner, basta abrir o Xsane, o Kolourpaint ou o GIMP.  No Xsane, se aparecer a mensagem "Device not found" ou "Dispositivo não encontrado" significa que você não instalou o libsane-hpaio. Instale-o e rode novamente o Xsane. Ao abrir Xsane, basta clicar em Capturar Prévia na janela de Prévias e verificar o resultado. Selecione a área da imagem a digitalizar e clique em Digitalizar na janela principal.
No Kolourpaint, na janela principal clique no menu Arquivo > Digitalizar. Em Adquirir Imagem, clique em Visualização. Uma vez visualizado, selecione a área a ser digitalizada e clique em Digitalizar.
No GIMP, na janela da imagem (central), clique no menu Arquivo > Criar e localize algo como "XSane: hpaio:'usb'DeskjetF4400Series(...)". Ao clicar, abrirá a janela do Xsane e o procedimento é o mesmo como descrito acima.

Links:
http://www.mandrivabrasil.org/site/forum/index.php?topic=10577.0

http://hplipopensource.com/hplip-web/models/deskjet_aio/deskjet_f4400_series.html

http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Instalando-scanners-com-SANE?pagina=3


Tags deste artigo: f4480 hp kde fedora ekaaty multifuncional scanner escâner hplip libsane-hpaio

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.