Ir para o conteúdo
 

Blog RSS feed

ou

 Voltar a Blog
Tela cheia Sugerir um artigo

Presidente da Colivre defende tese de doutorado

8 de Março de 2012, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 1226 vezes

No dia 23 de março, Antonio Terceiro, presidente da    Colivre, defende a sua tese de doutorado às 9:30h da manhã, no auditório do Instituto de Matemática da Universidade Federal da Bahia.

Seu trabalho, “Caracterização da Complexidade Estrutural em Sistemas de Software”, apresenta uma proposta de teoria para caracterizar a complexidade estrutural em sistemas de software. Esta teoria busca identificar a contribuição de diversos fatores para a variação da complexidade estrutural e os efeitos da complexidade estrutural sobre projetos de software.

Possíveis fatores na variação da complexidade estrutural incluem: fatores humanos, como experiência geral dos desenvolvedores e a sua familiaridade com as diferentes partes do sistema; fatores relacionados às mudanças realizadas no sistema, como variação no tamanho, espalhamento das mudanças; e fatores organizacionais, como maturidade do processo de desenvolvimento e a estrutura de comunicação do projeto. Efeitos da complexidade estrutural incluem maior esforço, e consequentemente maior custo, em atividades de compreensão e manutenção de software.

Para testar a validade da teoria proposta, foram realizados quatro estudos experimentais, utilizando mineração de dados em repositórios de projetos de software livre. Foram analisados dados históricos de mudanças realizadas em 13 sistemas de diferentes domínios de aplicação e escritos em diferentes linguagens de programação. Os resultados destes estudos indicaram que todos os fatores estudados influenciaram significativamente a variação da complexidade estrutural em pelo menos um dos projetos, mas projetos diferentes foram influenciados por conjuntos diferentes de fatores. Modelos construídos foram capazes de descrever até 93% da variação na complexidade estrutural nos projetos estudados.

Essa será a sexta tese de doutorado defendida do Programa Multiinstitucional de Pós-graduação em Ciência da Computação, UFBA-UNIFACS-UEFS. Vão estar presentes na banca: Profª.Drª. Christina von Flach Garcia Chavez da UFBA (orientadora), Prof. Dr.Eduardo Santana de Almeida da UFBA, Prof. Dr. Claudio Nogueira Sant’Anna da UFBA, Prof. Dr. Guilherme Horta Travassos da PESC-UFRJ, Prof. Dr. Dalton Dario Serey Guerrero da PPGCC-UFCG . A apresentação é completamente aberta ao públicos e todos os interessados estão convidados a comparecer.


Tags deste artigo: tese doutorado software presidente colivre

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.