Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Últimos Posts

 Voltar a Blog Marcelo...
Tela cheia

Internet e democracia

16 de Março de 2019, 14:54 , por Marcelo D'Elia Branco - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 291 vezes

 Internet

Os valores éticos e de cidadania das sociedades redes, onde a autocomunicação de multidões é a formadora de opinião, estão em disputa como nunca antes.

Os hackers e acadêmicos, os primeiros habitantes do ciberespaço e criadores da Internet, vislumbraram um futuro libertário, de democracia real, dos comuns sem intermediários, de compartilhamento do conhecimento, das artes, de liberdade de expressão plena e de novas possibilidades criativas ilimitadas.

Nesse momento, predomina em nossas preocupações, um cenário em que as redes de relacionamentos estão a serviço da vigilância em massa, do controle e manipulações. Intermediadas por algoritmos, análise das emoções, inteligência artificial, vigilância em massa, uso de dados privados e máquinas tecnológicas para a segmentar públicos e espalhar fake e junk news customizados, corroem a democracia e legitimam o populismo tosco da extrema-direita de Trump, Bolsonaro e Vox.

Penso que só poderemos retomar a rede como um espaço próximo ao idealizado pelos criadores com iniciativas concretas de participação cidadã, novos movimentos que rompam o cerco dos oportunistas endinheirados que financiam e se alimentam da ignorância, disseminam o ódio e a intolerância através das redes.

Que o combalido poder público tome atitudes, que não deixe impune quem financia tudo isso.

Que os poderes midiáticos corporativos tomem atitudes e saiam da cumplicidade passiva diante desse cenário que os transformará em obras de um museu da democracia liberal.

De uma coisa eu tenho convicção, não será possível fazer essa virada com as mesmas formas e com as mesmas estruturas da era industrial.

 


Tags deste artigo: hackers libertarios ciberespaço junk news fake news democracia internet

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.