Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Tela cheia
 Feed RSS

Blog

27 de Maio de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

9ª Bienal, ACALA e Cordéis

2 de Novembro de 2019, 13:00, por O Bardo - 0sem comentários ainda

Ontem foi a abertura da 9ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, que se estende até o próximo dia 10. Nela, terá mesas, palestras, oficinas, apresentações e venda de livros.

A ACALA (Academia Arapiraquense de Letras e Artes) participará no dia 6, com diversos lançamentos, incluindo 4 cordéis meus:

  • Fazendo um Cordel em Sextilhas: utilizando o próprio gênero do cordel, este cordel ensina como você pode criar o seu próprio, formatado em sextilhas. Como Fazer um Cordel, que publiquei em 2018, ensina o mesmo mas com base em setilhas. Este outro vem para complementar o material, dando alternativa para quem quer promover oficina de produção textual ou simplesmente escrever seus próprios títulos de cordel! Também será lançado o Kit Sextilhas, já pronto para oficinas.
  • Visita de Lampião Elétrico: continuando a saga cyberagreste de Lampião Elétrico, desta vez ele e Miss Maria fazem uma visita inesperada.
  • Os 12 Astros do Espaço: explicando um pouco sobre astrologia, este cordel também traz 12 sonetos cordelares, um para cada signo.
  • O Comunista e o Capitalista: da série Peleja na Tela, desta vez o embate é entre a visão comunista e a visão capitalista do mundo.

Os lançamentos serão no estande da AAL.

A ACALA também terá participação no sábado, com palestra da nossa presidenta Carla Emanuele às 9:30 na Sala 02 (das oficinas). O título: Benefícios da Implantação de Repositório Institucional nas Escolas de Educação Básica.

Ainda sobre lançamentos de cordel meu, em novembro também tem um quinto novo cordel: O Surfista do 5G. Falarei mais dele outro dia.

Aproveitando... Saiu o resultado parcial do VII Concurso Literário da APLACC e a poesia que submeti foi uma das 10 selecionadas! Sexta será a premiação e estarei lá em Penedo. Depois falo como foi.

No mais, quem estiver na Bienal nesta quarta-feira ou no sábado não deixe de nos prestigiar!

Special: 
Avalie: 
Select rating Give 9ª Bienal, ACALA e Cordéis 1/5 Give 9ª Bienal, ACALA e Cordéis 2/5 Give 9ª Bienal, ACALA e Cordéis 3/5 Give 9ª Bienal, ACALA e Cordéis 4/5 Give 9ª Bienal, ACALA e Cordéis 5/5
Average: 3 (2 votes)


Séries de Cordéis

26 de Outubro de 2019, 18:53, por O Bardo - 0sem comentários ainda

Para escrever Literatura de Cordel, eu trabalho os títulos individualmente. É como se cada cordel fosse um conto, que pode ou não ter continuação.

Mas no planejamento, na organização de temas, eu tenho já algumas séries pensadas. Alguns cordéis já nascem com essa ideia junta, de serem seguidos por vários outros e formarem um bloco.

Os meus primeiros títulos já traziam um grupo óbvio neles: os cordéis de Tecnologia. Cordel do Software Livre, Cordel do BrOffice, Cordel dos Aplicativos... O cordel Piratas e Reis suscede o Cordel da Pirataria, apesar de eu não ter planejado muitos outros nesse grupo.

Mais próximo do que estou dizendo, me lembro de dois títulos que já publiquei e que são na ideia de série:

  • O Castelo da Bruxa: continuando a aventura de Rand, que tinha aparecido no Castelo de Zumbis. Planejo vários outros castelos mágicos em sua jornada.
  • Pedro Cevada contra Meme Face: continua o Desafio a Pedro Cevada. Tenho planos para outros desafios nessa sequência de pelejas, narração e humor.

Tenho outras ideias de séries, algumas envolvendo cordéis que já escrevi e já estão publicados; outras de cordéis que são ainda inéditos e outras ainda de cordéis que nem escrevi. Quem for de Alagoas e tiver interesse, na Bienal Internacional do Livro deste ano eu pretendo lançar 4 títulos novos! Detalhe que 3 deles são continuações de cordéis anteriores. Como diz o filósofo norueguês do século XIV Didi Mocó: "Aguarde e confie..."

Special: 
Avalie: 
Select rating Give Séries de Cordéis 1/5 Give Séries de Cordéis 2/5 Give Séries de Cordéis 3/5 Give Séries de Cordéis 4/5 Give Séries de Cordéis 5/5
No votes yet


TV on-demand e Games

19 de Outubro de 2019, 15:58, por O Bardo - 0sem comentários ainda

Ainda no lance de streaming, estava aqui pensando em como isso tudo pode começar a se parecer com a indústria de jogos eletrônicos.

Detalhando melhor: no mundo dos games temos os fabricantes de plataformas, que são consoles. Os jogos que saem para cada plataforma são meio que controlados por essas empresas. Quem conhece um pouco da história sabe que a Atari abriu demais e deu errado. Depois dela, os fabricantes de videogames começaram a ter critérios para definir que publicações eles autorizam serem lançadas para seus aparelhos.

Existem os fabricantes de jogos, como é o caso das famosas Capcom e Konami. Fabricam para lançar em várias plataformas. Alguns jogos são feitos com contrato de exclusividade. E tem os próprios fabricantes das plataformas, que também fazem jogos para terem um diferencial, uma exclusividade.

Costumamos chamar de first party a produtora de jogos que é também a do console. De second party quando é uma outra empresa, mas que tem contrato de exclusividade de tudo o que produz, vinculada a uma plataforma só. Third party é o outro caso de que falei antes, de fabricantes de jogos que fabricam para várias plataformas.

O mundo de streaming está crescendo e quem sabe daqui a um tempo estejamos utilizando esse tipo de classificação para as produtoras de filmes e séries.

Special: 
Avalie: 
Select rating Give TV on-demand e Games 1/5 Give TV on-demand e Games 2/5 Give TV on-demand e Games 3/5 Give TV on-demand e Games 4/5 Give TV on-demand e Games 5/5
No votes yet


LiteraLivre 17

12 de Outubro de 2019, 12:43, por O Bardo - 0sem comentários ainda

A LiteraLivre é uma revista digital de Literatura. Nela se publicam, além de conteúdo planejado por edição, diversas poesias, contos e artigos, selecionados dentre os enviados por email. Na 17ª edição, a mais recente, saiu uma poesia minha chamada Armadilha do Consumo.

Quem quiser, dá uma olhada lá na publicação!

Special: 
Avalie: 
Select rating Give LiteraLivre 17 1/5 Give LiteraLivre 17 2/5 Give LiteraLivre 17 3/5 Give LiteraLivre 17 4/5 Give LiteraLivre 17 5/5
No votes yet


Prometeus Absurdo

5 de Outubro de 2019, 15:48, por O Bardo - 0sem comentários ainda

Este mês está publicado o cordel Prometeus e a Tecnologia Proibida, um cordel que brinca com Poesia do Absurdo. Prometeus, nos tempos atuais um piloto de avião, desce pra subir o Olimpo de novo, na missão de roubar a tecnologia proibida dos deuses e entregar aos homens. O cordel já está à venda em alguns pontos da cidade, comigo mesmo em pessoa (inclusive aceitando cartões) ou, em formato digital, na Amazon!

Lembrando que você pode assinar o apoia-se e receber meus cordéis novos em formato digital mensalmente!

Adicionalmente, fiz uma nova edição do meu cordel cyberagreste Lampião Elétrico, já que a anterior meio que esgotou. E editei/diagramei mais um de domínio público. Dessa vez, a História de Esmeraldina, de Francisco das Chagas Batista.

Começo de Prometeus e a Tecnologia Proibida:

Eu vou contar essa história
Que na Grécia aconteceu
Sobre um cara que roubou
Dos nobres amigos seus
Algo de bom pros humanos
Mas isso penosos danos
À sua vida lhe valeu

Prometeus era um sujeito
Com farda de aviação
Um dia ele se acordou
Com uma estranha visão
“Nessa Terra dura e fria
Falta tecnologia”
E posou seu avião

“Pessoas vivem sofrendo
São tratadas como otárias
Os deuses guardam a cocada
Nas suas torres lendárias
Vou fazer uma zoeira
Descer com ela a ladeira
Espalhar em todas áreas”

Foi até Zeus no seu trono
Para com ele falar
Zeus o recebeu aos gritos
- Como cê vem me roubar?
“Vi tu chegando, menino
Tivesse um submarino
Eu não teria um sonar”

Avalie: 
Select rating Give Prometeus Absurdo 1/5 Give Prometeus Absurdo 2/5 Give Prometeus Absurdo 3/5 Give Prometeus Absurdo 4/5 Give Prometeus Absurdo 5/5
No votes yet