Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

 Voltar a Blog
Tela cheia

XR-III - Um Sistema de RPG Multimodo

13 de Janeiro de 2020, 21:21 , por O Bardo - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 29 vezes

Nos anos 1990 eu criei uns sistemas de RPG vinculados a cenários/ambientações próprios: 2016, Ases, Mundo Extra-Natural e outros mais.

Num segundo momento, selecionei o que parecia mais interessante desses sistemas para separá-lo do cenário, como um sistema genérico. A partir do "uncyberpunk" 2016, nasceu XR.

Há cerca de 10 anos fiz o XR-II, com algumas ideias novas, incluindo atributos adicionais para certos tipos de personagens e o uso de domínios (conceito que agrupa conhecimentos na metade do caminho entre “perícia” e “classe”).

Depois do XR-II, pensei no XR-III. Junto com ele haveria também o AKS, uma forma de representar personagens desvinculada de um sistema de regras. A ideia é que isso tornasse possível sistemas bem distintos, mas com personagens que poderiam transitar de um sistema para o outro. Poderíamos ter um sistema quer fragiliza os personagens para uso em horror; um mais aventuresco para campanhas medievais e afins… A representação dos personagens teria várias possibilidades, incluindo níveis diferentes de detalhamento e muitos campos textuais. XR-III seria o primeiro compatível com AKS. A proposta foi abortada.

Há poucos anos criei um sistema mínimo com base no AKS, que chamei de Tri. Nele, os personagens teriam 3 atributos, até 3 domínios e até 3 técnicas ou habilidades ligadas a domínios. As regras básicas e a aventura caberiam em uma folha e as fichas seriam altamente minimalistas.

Em 2019, empolgado com um projeto que envolve escrita colaborativa, resgatei tudo isso e repensei o XR-III, incorporando essas novidades e mais outras. Então, resumindo a proposta XR-III, aqui vai:

  1. Continua baseado em atributos, domínios e manobras. Atributos são Físico, Mental e Espírito. Níveis de atributos e domínios continuam variando até 5 para pessoas normais, até 7 para personagens mais avançados.
  2. Níveis de atributos e domínios passam a exigir também descrição. Não basta dizer que o Max tem Físico 2, por exemplo. Precisa dizer como isso se expressa. Por exemplo: pode ser rápido e atraente, ou forte e com saúde de ferro, ou outra combinação que o defina.
  3. XR-III terá modos diferentes (continuando a ideia do AKS). O Básico (que estou aprimorando agora), o Micro (equivalente ao Tri, funcionando como uma continuação, mas compatível com o XR-III), e o Avançado (que vai surgir com o uso e a expansão natural do XR-III. Pretendo incluir neste caso regras para transição entre o XR-III e sistemas consagrados). Outros modos poderiam ser implementados e algumas ideias até já estão anotadas para o futuro.
  4. Manterei o conceito de kits que o XR-II tinha. É parecido com o que a revista Só Aventuras fazia para o Sistema Daemon (para o pessoal mais antigo). Regras resumidas ao mínimo necessário, personagens prontos e aventura pronta. É um kit porque é o necessário para se mestrar uma aventura descompromissada.
  5. A distribuição do XR-III será em formato de livretos. No formato que iniciei recentemente para contos e chamei de Pulp Zine. Então, teríamos um livreto para as regras básicas, outros para expansões, cenários e kits. Isso torna o sistema mais simples, compacto e acessível.

Este é um resumo. A ideia é que o sistema seja útil para jogar RPG e para ajudar escritores a organizar seus personagens. Já tenho algumas ideias de cenários meus antigos e regras antigas, como Ases e alguns mundos medievais, além de outros novos. O módulo básico já está pronto (em refinamento). Também tenho um kit baseado no modo Micro, como um RPG infantil, que estou testando e está ficando legal. E estou editando o primeiro cenário, que será de fantasia medieval.

Special:
Avalie: 
Select rating Give XR-III - Um Sistema de RPG Multimodo 1/5 Give XR-III - Um Sistema de RPG Multimodo 2/5 Give XR-III - Um Sistema de RPG Multimodo 3/5 Give XR-III - Um Sistema de RPG Multimodo 4/5 Give XR-III - Um Sistema de RPG Multimodo 5/5
No votes yet

Fonte: http://www.carlissongaldino.com.br/post/xr-iii-um-sistema-de-rpg-multimodo

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.