Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Tela cheia
 Feed RSS

Blog

27 de Maio de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

Gerenciamento de Torneios

19 de Fevereiro de 2021, 20:05, por O Bardo - 0sem comentários ainda

Uma das técnicas que utilizo para escolher entre várias opções é a de eliminatórias simples. Funciona assim: digamos que eu precise escolher uma imagem de planeta alienígena.

  1. Monta-se uma lista de participantes. Começo selecionando ilustrações que eu bem utilizaria.
  2. Organizo todas em pares aleatórios.
  3. Pra cada par eu analiso: se a escolha fosse entre essas duas opções, qual eu escolheria? Isso gera uma nova lista, menor.
  4. Repito os passos 2 e 3 até ter um vencedor

Para lidar com escolhas, você pode adotar o estilo “escola de samba”, definindo vários critérios para atribuir nota aos seus participantes e escolher a que teve maior nota final. Pode sortear apenas um. Enfim, há várias formas. A eliminatória simples não cabe em tudo, mas eu acho interessante.

Com base nisso, fiz um aplicativo em Cordova + Onsen UI para gerenciamento desse tipo de torneio. O legal é que dá pra fazer torneios mesmo, caseiros, usando o app.

Quem se interessar, pode baixá-lo na AppGallery da Huawei. Por enquanto, só tem lá. Também tem uma página no meu wiki falando dele, que se chama My Bracket.

P. S.: cross-posting de cordeis.vivaldi.net. Futuramente migrarei para lá.

Avalie: 
Select rating Give Gerenciamento de Torneios 1/5 Give Gerenciamento de Torneios 2/5 Give Gerenciamento de Torneios 3/5 Give Gerenciamento de Torneios 4/5 Give Gerenciamento de Torneios 5/5
No votes yet


Wiki XR-III Melhorado

16 de Fevereiro de 2021, 20:48, por O Bardo - 0sem comentários ainda

Já faz um tempo, reorganizei o wiki.cordeis.com. Está mais bonito e funcional. No caso do XR-III em particular, uma barra lateral dá acesso rápido ao conteúdo relacionado ao sistema de RPG multimodo.

Dá uma passada por lá! Os modos publicados têm uma versão Creative Commons que pode ser baixada ou visualizada através do próprio wiki. O mesmo acontecerá com os três cenários oficiais: Biotunados, Canção dos Reinos e Nameless. Quanto aos cenários restritos (que mesmo restritos, têm sido publicados baratinho como ezine), são apresentados nessas páginas.

Dá uma passada lá e vê o que acha!

P. S.: Cross-posting de cordeis.vivaldi.net.

Avalie: 
Select rating Give Wiki XR-III Melhorado 1/5 Give Wiki XR-III Melhorado 2/5 Give Wiki XR-III Melhorado 3/5 Give Wiki XR-III Melhorado 4/5 Give Wiki XR-III Melhorado 5/5
No votes yet


Produção de fevereiro (2021)

11 de Fevereiro de 2021, 19:28, por O Bardo - 0sem comentários ainda

Este mês, o lançamento é de 2 títulos inéditos de Literatura de Cordel e 1 conto pela primeira vez em versão avulsa.

Adicionalmente, continuo publicando episódios de O Último Mototáxi de Arapiraca – novela de aventura, em publicação semanal. Atualmente está no 15º episódio. Publicada no site AL RPG Club.

Agora com o Cordel Arcano, fiz um episódio onde eu falo um pouco dessas publicações. Procure no podcast ou canal.

Cross-posting de cordeis.vivaldi.net.

Avalie: 
Select rating Give Produção de fevereiro (2021) 1/5 Give Produção de fevereiro (2021) 2/5 Give Produção de fevereiro (2021) 3/5 Give Produção de fevereiro (2021) 4/5 Give Produção de fevereiro (2021) 5/5
No votes yet


Primeiros RPGs

7 de Fevereiro de 2021, 22:48, por O Bardo - 0sem comentários ainda

O primeiro sistema de RPG com que tive contato foi o First Quest, lançado no Brasil pela Editora Abril. Depois, veio o Advanced Dungeons & Dragons (que seria o D&D 2ª edição). Já por aí, veio a vontade de criar RPGs próprios.

Dia desses resgatei 3 apostilas antigas de sistemas que eu criei no passado. Digitalizei e hoje estou compartilhando com vocês.

  • A Revolta Ambiental – o primeiro RPG que fiz. Nele, os jogadores controlam criaturas monstruosas que vivem nas florestas em uma guerra interna, sem a humanidade saber. A ficha é bem simples e a mecânica de HRAI (Habilidade de Realizar Ações Impossíveis) rendeu bons momentos. O cenário foi incluído posteriormente no cenário 2016 e deverá aparecer como cenário acoplável em XR-III futuramente.
  • Ases: Magia no Sangue – esse RPG trouxe o primeiro rascunho do cenário Ases, que até hoje ainda utilizo em algumas escritas. Jasmim, por exemplo, se passa nele. O sistema tem duas particularidades interessantes: uso de cartas de baralho para “rolagens” e de conceitos de genética para criação dos personagens.
  • 2016 – Um Bom Lugar pra se Viver – em um futuro alternativo, cidades cresceram, o mundo se desenvolveu bastante, mas o um incidente que gerou medo de computadores atrasou muito o acesso a essa tecnologia pelo cidadão comum. Há poderes psíquicos, samurai tecnológicos e outras coisas interessantes. Quanto ao sistema, foi a base para a primeira edição do XR.

Os 3 RPGs são bem antigos e foram escritos em uma outra época – minha e do mundo – portanto, peço que releve besteiras, más escolhas e infantilidades. Estou compartilhando apenas a título de curiosidade, a quem interessar dar uma olhada neles.

P. S.: Cross-posting de cordeis.vivaldi.net.

Avalie: 
Select rating Give Primeiros RPGs 1/5 Give Primeiros RPGs 2/5 Give Primeiros RPGs 3/5 Give Primeiros RPGs 4/5 Give Primeiros RPGs 5/5
No votes yet


Piloto do Cordel Arcano

29 de Janeiro de 2021, 2:09, por O Bardo - 0sem comentários ainda

Cordel Arcano é o resultado de uma ideia que tem mais de dois anos e finalmente começa a ser implementada: trata-se de um programa periódico - pretensamente mensal -, que terá forma de canal do youtube, podcast e talvez mais alguma outra coisa.

Tratando de Literatura de Cordel e RPG, pretendo nele ir apresentando os dois mundos (possivelmente um ao outro), enquanto aproveito para apresentar também meus trabalhos.

Acabei de publicar o episódio piloto, que não está tão bom quanto eu gostaria, mas é um começo. Espero que apreciem.

Por ora, publicado em 3 meios:

  • Youtube - será segmentado, uma parte por semana. Isso porque dá pra criar playlists temáticas, ajudando a vida de quem quer só ouvir sobre RPG ou Literatura de cordel e de quem quer só ouvir cordéis declamados.
  • Podcast - um episódio mensal, com todo o conteúdo daquele mês (não se assuste com esse "todo": pelo menos no piloto, deu cerca de 15 minutos).
  • Dtube - testando a plataforma de video alternativa, nela vou publicar mensalmente igual ao podcast, porém em vídeo.

É isso, espero que gostem da proposta (e que os próximos vídeos fiquem melhores).

Avalie: 
Select rating Give Piloto do Cordel Arcano 1/5 Give Piloto do Cordel Arcano 2/5 Give Piloto do Cordel Arcano 3/5 Give Piloto do Cordel Arcano 4/5 Give Piloto do Cordel Arcano 5/5
Average: 4.3 (3 votes)