Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Tela cheia
 Feed RSS

Thiago Avelino

27 de Maio de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

Atrás de projetos Open Source existe pessoas

8 de Julho de 2020, 0:00, por Blogs on Avelino - 0sem comentários ainda

Tecnologia, sejá humano ao receber contribuição" Muitos engenheiro(a)s esquecem ao contribuir com projetos Open Source que por trás de todos projetos temos pessoas. Não conhecemos as pessoas que estão do outro lado (mantenedores do projeto) e como eles receberá nossa contribuição, isso nos gera a necessidade da comunicação ser extremamente clara e não assumirmos que os mantenedores (contribuidores) tenha o mesmo conhecimento que nós (não temos como saber o que as outras pessoas tem de conhecimento), mesmo conceitos que achamos óbvios é importante deixar claro na comunicação (issue, pull request e etc).



Foco no ambiente, acelerando o aprendizado!

28 de Fevereiro de 2020, 16:49, por Blogs on Avelino - 0sem comentários ainda

Objetivo desse blogpost é compartilhar como geralmente faço para acelerar meu aprendizado em uma área que não tenho tanta experiencia e quero (e/ou preciso) ganhar mais experiência. Quando entrei na área de tecnologia (desenvolvimento de software) não sabia praticamente nada e comecei estudar como poderia acelerar meu aprendizado, até que me deparei em um texto no reddit que falava sobre foco no ambiente, foi o extremamente difícil eu conseguir entender o que estava querendo dizer aquele texto, mas depois de dias lendo e relendo consegui absorver que deveria frequentar lugares onde tinha pessoas fazendo o que buscava aprender, assim aceleraria meu aprendizado.



Chegando no limite da tecnologia, e agora para aonde vou?

19 de Fevereiro de 2020, 14:00, por Blogs on Avelino - 0sem comentários ainda

Nós de tecnologia em geral, somos early adopter (gostamos de abraçar novas tecnologias, mesmo sem saber ao certo porque ela existe), quando falamos em desenvolvimento não é muito diferente. Por que não usamos o banco de dados X? Podemos usar a linguagem de programação Y! O serviço Z resolve 100% dos nossos problemas! Vamos assumir que as afirmações acima estejam 100% corretas (lançamos o primeiro erro), a solução irá servir para “vida toda” ou daqui a alguns meses tenham que olhar para ela, porque batemos em algum limite da implementação, arquitetura ou da própria tecnologia?



Diferença entre amadores e profissionais

11 de Novembro de 2019, 16:00, por Blogs on Avelino - 0sem comentários ainda

Porque algumas pessoas parecem ser extremamente bem sucedidas e fazer muito, enquanto a grande maioria de nós luta para pisar na água? A resposta é complicada e provavelmente composta por diversas respostas. O aspecto principal é a forma de pensar e planejamento. Mas qual é a diferença? Na verdade, há diversas diferenças: Amadores param quando chega a seu objetivo, profissionais entendem que a realização inicial é apenas o começo; Amadores têm um objetivo, profissionais têm um processo; Amadores pensam que são bons em tudo, profissionais entendem seus círculos de competência; Amadores ver feedback e concelho como criticas, profissionais sabem que têm pontos fracos e procuram críticas construtivas; Amadores valorizam o desempenho isolado, pense sobre o receptor que pega a bola uma vez em um lance difícil.



Chegar ao estado de Flow, para alcançar metas

8 de Novembro de 2019, 21:00, por Blogs on Avelino - 0sem comentários ainda

Compreendendo a Psicologia do Flow Você já se sentiu completamente imerso em uma atividade? Se sim, você pode ter experimentado um estado mental que os psicólogos chama de flow, mas o que é isso? Vamos fazer uma analogia para tentar explicar: imagine que você está fazendo uma corrida Sua atenção está focada nos movimentos do seu corpo, na força dos seus músculos, sua respiração e sensação da rua aos seus pés.



Trocando forma de pensar (mudando mindset) de empresario para 'empregado'

7 de Julho de 2019, 0:00, por Blogs on Avelino - 0sem comentários ainda

Se ainda não me conhece empreendi desde 2011 até junho/2019 e resolvi voltar para o mercado de trabalho e não é por motivos que quebrei financeiramente, indo na contramão do hype de startups. Acredito que surgiu diversas perguntas em sua cabeça ao ler o texto acima, acredite que na minha cabeça foram longos meses (quase 1 ano) refletindo sobre o assunto, colocando no papel prós e contras, imaginando como seria, como me portaria em algumas situações até que por fim resolvi experimentar um ambiente novo, “desconhecido” e acredito que seja desafiador (pelo menos para mim).



Trocando forma de pensar (mudando mindset) de empreendedor para 'empregado'

7 de Julho de 2019, 0:00, por Blogs on Avelino - 0sem comentários ainda

Se ainda não me conhece empreendi desde 2011 até junho/2019 e resolvi voltar para o mercado de trabalho e não é por motivos que quebrei financeiramente, indo na contramão do hype de startups. Acredito que surgiu diversas perguntas em sua cabeça ao ler o texto acima, acredite que na minha cabeça foram longos meses (quase 1 ano) refletindo sobre o assunto, colocando no papel prós e contras, imaginando como seria, como me portaria em algumas situações até que por fim resolvi experimentar um ambiente novo, “desconhecido” e acredito que seja desafiador (pelo menos para mim).



Formando desenvolvedores de alta performance

15 de Abril de 2019, 0:00, por Blogs on Avelino - 0sem comentários ainda

Estou a mais de 1 ano treinando para meu primeiro triathlon (IRONMAN 70.3) e nos últimos 7 meses treinando com time de alta performance que faz triathlon profissionalmente a muitos anos. O ano de 2018 foi um ano de muito aprendizado em uma área que nunca imaginei que entraria, para contextualizar segue o conteúdo abaixo: 1. Pivotei minha carreira profissional para área de #esporte 2. Estou escrevendo o meu primeiro #livro, minha saída de 180kg a treinar para meu primeiro #ironman (#Triathlon)



A arte de reescrever software

21 de Outubro de 2018, 0:00, por Blogs on Avelino - 0sem comentários ainda

Lidar com software legado hoje em dia é mais comum do que podemos imaginar, costumo dizer que muitos softwares nascem legado, como assim? Para mim software que não tem teste automatizado é legado, não tem como garantir funcionamento de absolutamente nada dentro dele e muitos comportamentos (recursos ou bugs) só irá aparecer com usuários usando constantemente. Após alinhamento do que é software legado é comum a empresa (principalmente as com cultura de startup) e desenvolvedores ter que trocar peças do software em pleno o voo, não temos como pousar o avião para fazer manutenção e depois decolar novamente quando a empresa está com clientes usando o software em produção.



Keeping open source projects - awesome-go

25 de Setembro de 2018, 0:00, por Blogs on Avelino - 0sem comentários ainda

Beginning of any project (especially when we are talking about open source) is extremely entertaining for developer, over the years the fun passes and it is the responsibility to keep your “son” following the path of it. How did the starting awesome-go? All projects I started are out of necessity, the awesome-go was no different. After knowing the awesome-python and seeing other “awesomes” projects I searched for the awesome-go and did not get results.



Tags deste artigo: tecnologia software livre python django mongodb nosql