Ir para o conteúdo
ou

Thin logo

Divulgação

MiniDebConf

COMCET

.

ASL

 Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Software Livre permite soberania tecnológica dos países: Fritsch

28 de Maio de 2015, 16:07 , por Gabriel Galli - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 324 vezes

Software Livre permite soberania tecnológica dos países: Fritsch

por Notimex

Zacatecas, 22 de maio 2015. América Latina realiza muitos esforços para promover o software livre e fazer real a soberania tecnológica, os exemplos são Brasil, Argentina, Uruguay, Perú, Ecuador e México, que registram importantes avanços.

O coordenador da Associação Software Livre do BrasilRicardo Fritsch, em entrevista antes de sua participação na edição 112 do Festival Latino Americano de Instalação de Software Livre (FLISol), disse que a aplicação do software livre torna real a soberania tecnológica dos países, governos e empresas.

Em sua palestra “Software Livre e a soberania tecnológica no governo”, adicionou que o software livre reduz também os custos e promove o compartilhamento do conhecimento.

O especialista rejeitou o uso do software proprietário porque é criptografado. “É uma espécie de caixa preta”, ninguém sabe o que tem e permite espionagem tecnológica, mencionou.

Fritsch assegurou que o software livre é mais transparente porque se pode ver seu código, está aberto para que todos os interessados o conheçam e inclusive o melhorem e se coloca a disposição dos usuários. Isto não acontece com o proprietário, disse.

Também permite o intercâmbio, pois se um país gera um conhecimento livre, outro faz o mesmo e então o compartilham, isso permite incrementar o conhecimento.

A soberania tecnológica, ele esclareceu, é necessária na atualidade porque a tecnologia e a inovação formam parte da vida cotidiana das pessoas, nós as temos nos Smartphones, tablets e computadores.

Inclusive, apontou, que sobressaem-se os avanços quando adicionados à internet “e por isso temos agora carros e refrigeradores inteligentes”.

tradução livre de:
http://www.veracruzanos.info/software-libre-permite-soberania-tecnologica-de-paises-fritsch


0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.