Ir para o conteúdo
ou

Thin logo

Divulgação

MiniDebConf

COMCET

.

ASL

 Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

CARTA ABERTA AO GOVERNO BRASILEIRO - A Revolução Energética e a Sustentabilidade Planetária

27 de Junho de 2011, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 3359 vezes

Muito se tem visto sobre as ditas "energias alternativas" no contexto da Sustentabilidade. Energia eólica tem sido tema degrandes investimentos no Rio Grande do Sul. Energia solar, tanto térmica quanto fotovoltaica, tem grande potencial gerador na maioria do território brasileiro. Projetos de micro usinas hidroelétricas apontam para o rumo da descentralização na geração de energia, o que é muito bom!

Entretanto, desde 1890, Nikola Tesla já pesquisava e aplicava tecnologias que atualmente pareceriam impossíveis para o grande público e para a Academia.  Mesmo tendo inventado a corrente elétrica alternada, os motores elétricos, o controle remoto sem fio, as lâmpada fluorescente e até re-inventado a lâmpada incandescente (pois Thomas Edison proibia o uso de sua patente), apesar disso tudo, suas principais contribuições para a humanidade continuam largamente desconhecidas, como é o caso das pesquisas em transmissão de potência elétrica sem fio a grandes distâncias.

Nas últimas cinco décadas, diversos pesquisadores, de forma independente, inventaram e construíram dispositivos que só se pode designar como revolucionários!  Um exemplo brasileiro é o motor keppe, que foi apresentado no 11º Fórum Internacional Software Livre (fisl11) e cujo estande foi visitado pelo então candidato ao governo do RS, Tarso Genro e o deputado Beto Albuquerque. Mas vários outros exemplos são referenciados na Internet, como por exemplo os geradores de John Searl, Eckin-Brown, Howard Johnson, Robert Tracy e tantos outros.

Assim como a revolução da Internet começou de modo discreto nas universidades, a Revolução Energética já está em curso mundo a fora, nas garagens, escolas e micro empresas... Mas existem forças poderosas que fazem de tudo para evitar que essas tecnologias possam ser usadas generalizadamente!  Algumas gerações atrás não possuíam geladeira, o frio vinha de barras de gelo produzidas de modo centralizado em indústrias e havia uma "conta do gelo". Com a invenção da geladeira a produção do frio foi descentralizada e a "conta do gelo" foi substituída pela conta da "energia elétrica". Antes do correio eletrônico havia um preço a pagar pelo envio de cartas, mas isso mudou radicalmente com a revolução da Internet.

A Revolução Energética vem para mudar o modo como nos relacionamos com a natureza. Pela captação de uma ínfima fração do Campo de Flutuações Quânticas já é possível obter energia limpa, virtualmente infinita e, principalmente, de modo descentralizado. Assim como temos nossa produção local de frio (a geladeira) podemos ter nossa produção local de energia. Cada residência, cada família pode ter o seu próprio gerador que independe do sol, do vento, da chuva, etc...  Isso não viola nenhuma das ditas "Leis da Física", apenas clama por uma mudança de visão ou troca de paradigma em relação a como entendemos sistemas (termodinamicamente) fechados e abertos.

Um dos grandes defensores da Revolução Energética é o ex-astronauta e PhD Brian O'Leary. Em vários de seus livros ele documenta pesquisadores em diversas partes do mundo que lhe demonstraram suas invenções. Geradores que por diferentes métodos conseguem captar algo do campo de Energia em Ponto Zero e com isso agem como fontes ininterruptas de potência energética, como um veleiro se move extraindo energia do sol que se manifesta como vento.

Apenas revendo como usar a eletrólise (quebra da molécula da água) pode-se produzir um gás que tem diversos nomes: HHO, hidroxy, gás de Browm, etc... Este gás apresenta várias propriedades inusitadas e quando é injetado junto com um combustível hidrocarboneto age como catalizador. Disso resulta uma queima (oxidação) mais eficiente o que promove economia de combustível, redução em mais de 80% na emissão de gases poluentes e melhor funcionamento do motor. Já existem empresas vendendo produtos e serviços neste contexto e os resultados são impressionantes!  Por que isso ainda não é amplamente conhecido?  Porque o lobby da indústria do petróleo não tem qualquer simpatia pela proposta... Economizar combustível vai contra a estratégia de nos manter dependentes dessa fonte poluente e ineficiente de locomoção. Um motor normal a gasolina ou álcool tem uma eficiência menor do que 20%!!!

O Brasil está numa situação perfeita para quebrar este ciclo vicioso. O Rio Grande do Sul já demonstrou em várias ocasiões sua vocação revolucionária... Fórum Social Mundial, Fórum Internacional Software Livre, etc...

Associação Software Livre.Org

------------

Comentário:

É impressionante como o poder econômico se impõe ao bem comum !

A Revolução Energética propõe a melhoria na qualidade de vida das pessoas com tecnologias que já existem desde Tesla mas as "elites" não permitem a evolução... Naquela época J. P. Morgan retirou os fundos que permitiam a Tesla oferecer energia elétrica grátis para todos justamente porque assim ele (Morgan) não teria lucro.  Hoje as empresas que existem da exploração de nossa necessidade por energia não medem esforços em desacreditar qualquer um que questione este modelo opressor e parasitário do contexto energético. Inclusive pagando para "trolls" publiquem comentários ridículos e difamatórios por todas as partes da Internet onde a "rebeldia energética" se mostre em favor dos mais necessitados.

A ASL não vende, não aluga, não lucra, etc... com esta ação que está perfeitamente inserida no contexto do Software Livre e da Neutralidade na rede.

Sugerimos este local onde um grande número de pessoas na Austrália pesquisa e aplica na prática sistemas que já melhoraram a vida de muitos milhares:

http://www.panacea-bocaf.org/

 

Thomas T. Soares


Tags deste artigo: carta aberta asl revolução energética energia governo brasileiro

55 comentários

  • A8b3df6bee7f16c4f7b99b7da3287afb?only path=false&size=50&d=404Gilnei(usuário não autenticado)
    29 de Junho de 2011, 21:31

    Que vergonha...

    "Campos de Flutuações Quânticas", "Energia em Ponto Zero", "carros movidos a eletrólise" e outras bobagens parecidas não passam de contos de fadas espalhados por pessoas que os usam para enriquecer com a venda de livros e captando doações de investidores ingênuos, que realmente acreditam que um gênio incompreendido conseguiu revolucionar as leis da física, só não foi descoberto pelo grande público ainda.

    Constantemente surgem novos charlatães nessa área, e nunca faltam pessoas crédulas o bastante para passar a enganação adiante, com a melhor das intenções. Por favor, não contribuam com isso, e não passem vexame caso essa carta aberta seja vista por alguém com um mínimo conhecimento de física.


    • Chacras minorttsoares
      30 de Junho de 2011, 10:49

      Ignorância mata...

      Ignorância só se sustentada preguiça ou da má fé... O pobre diabo que escreveu isso é realmente muito ignorante. Eu estudei alguns anos de termodinâmica no curso de engenharia e pesquiso sobre a Mecânica Quântica há alguns anos e posso afirmar com toda a propriedade que o que, por exemplo, está aqui:
      www.​pana​cea-​boca​f.or​g/ze​ropo​inte​nerg​y.ht​m
      é correto e já está rendendo aplicações prática, como por exemplo esta:
      pesw​iki.​com/​inde​x.ph​p/Hh​o
      A ASL mostra que já está na vanguarda da Revolução Energética, ajudando a vencer a preguiça dos mau informados. Já a má fé é mais difícil curar...


      • A8b3df6bee7f16c4f7b99b7da3287afb?only path=false&size=50&d=404Gilnei(usuário não autenticado)
        30 de Junho de 2011, 13:32

        Sério?

        OK, eu denuncio que essas histórias de "energia gratuita revolucionária" são baseadas em contos de fadas e são divulgadas por charlatões que ganham dinheiro e vendendo livros... e a sua "resposta" é simplesmente linkar dois ótimos exemplos de espécies dessa laia?

        Hehehehe ok, vou agradecer pelos exemplos então. Gostei especialmente do primeiro, que tem até mesmo uma seção pra "Ciência Esotérica" onde tenta provar que o místico ÉTER existe, e a teoria da relatividade está errada! Claro, esse site só está completo com uma visita à seção de Medicina Alternativa, onde descobrimos que curas para a AIDS e para o Câncer já existem há anos. Infelizmente, sua existência é mantida em segredo pelas Conspirações Malignas (as mesmas que escondem o segredo das máquinas de "Energia do Ponto Zero", provavelmente).

        Velhinho, agradeço se puder revelar o nome da universidade onde você aprendeu termodinâmica, quero garantir que nenhum filho meu estude lá!

        Sim, sim, eu sei que é feio usar ridicularização como argumento, mas em certos casos de ilusão não há muitas respostas racionais que possam fazer qualquer efeito.

        Volte a responder mostrando a replicação independente de alguma máquina mágica de energia infinita que FUNCIONE - e mais importante, que GERE MAIS ENERGIA DO QUE GASTA - e a gente pode até conversar.De charlatão enganando otário com maçarico "movido" a eletrólise eu já estourei a minha cota, obrigado.


        • Chacras minorttsoares
          30 de Junho de 2011, 13:55

          Seguindo o diálogo com um covade...

          Primeiro é bem mais elegante quando a pessoa se identifica nas postagens. Segundo estou ao dispor para debater sobre isso pessoalmente em qualquer tempo e local. Terceiro indico alguns conteúdos que a ASL está oferecendo em um de seus servidores:
          vill​alob​os.s​oftw​arel​ivre​.org​/tts​oare​s/vi​deos​/
          Em particular sugiro examinar o arquivo PDF que está ali...

          Isso, claro, se o fulano entende Inglês e Matemática !!


          • A8b3df6bee7f16c4f7b99b7da3287afb?only path=false&size=50&d=404Gilnei(usuário não autenticado)
            30 de Junho de 2011, 17:10

            Prazer, fulano!

            O fulano aqui já se identificou com um nome e endereço de e-mail, mas francamente não faz questão de saber quem seria o beltrano interlocutor.

            Se está disposto a debater, não aparenta isso, pois não respondeu a pergunta que fiz: onde está um exemplo dessa máquina mágica que faz energia infinita, que JÁ ESTEJA FUNCIONANDO, que gere MAIS energia do que gasta, e que tenha sido replicada por pesquisadores independentes (leia-se: não membros dos clubinhos que acreditam em fadas, como o que você linkou)?

            Já temos alguma cidade carente tendo suas necessidades energéticas sendo supridas por um desses supostos milagres? Se não, por quê não? Seria horrivelmente egoísta ter uma descoberta revolucionária dessas e não colocá-la em prática no mundo real. Cadê?

            Quanto aos materiais no servidor, passei rapidamente os olhos por alguns deles.

            O PDF: um paper enviado a um "journal" com um processo de peer review altamente duvidoso - se é que existe - e credibilidade questionada. Não é exatamente um começo promissor. Sua intenção seria usar ele pra explicar a teoria por trás da energia mágica que parte do "ponto zero"? Não se preocupe com esses detalhes ainda, só me interessa ver a maquininha funcionando no mundo real, depois sim pode ser interessante estudar como ela funcionaria.

            It Runs on Water: Infomercial, digo, documentário sobre tentativas de usar água como combustível através de eletrólise. Acredito que a maioria dos entrevistados são realmente ingênuos o bastante para acreditar que sua descoberta é genuína, e que estão QUASE no ponto em que vão conseguir gerar mais energia do que gastam para realizar o processo de eletrólise. Se ao menos as leis chatas da física não teimassem em discordar...

            Controlling the mind: Um charlatão ( amer​ican​loon​s.bl​ogsp​ot.c​om/2​010/​05/1​9-ni​ck-b​egic​h.ht​ml ) que diz que há uma grande conspiração americana para fazer lavagem cerebral com emissões de rádio que afetam o mundo inteiro, e ganha dinheiro dando palestras e vendendo livros sobre isso.

            Murder By Injection: Vídeo velho de um charlatão ganhando dinheiro vendendo livros sobre uma conspiração maligna da medicina contra a Homeopatia... aquele método de vender água pura afirmando que tem propriedades mágicas de cura, e ganhar bastante dinheiro com isso. Huh. Parece que um padrão está se formando aqui.

            Motor Keppe, linkado no artigo original: um motor "revolucionário" baseado em uma "reinvenção de todas as teorias da física" que está "quaaaaaase chegando no ponto em que gera mais energia que consome". Encabeçado por um charlatão que ganha MUITO dinheiro vendendo livros sobre isso, e até vendendo kitzinhos de réplicas do motor para montar em casa (claro, a versão incompleta ainda, que precisa de uma fonte de energia pra funcionar... mas isso são detalhes). Definitivamente temos um padrão aqui.

            Recomendo bastante a leitura desses dois links sobre o simpático Dr. Keppe, especialmente porque tem link para a história de OUTRO charlatão que ele parece estar imitando, o Dr. Keely.

            expr​esso​avar​e.bl​ogsp​ot.c​om/2​008/​07/o​-nef​asto​-dou​tor-​kepp​e.ht​ml

            expr​esso​avar​e.bl​ogsp​ot.c​om/2​008/​12/d​outo​r-ke​ppe-​e-o-​prob​lema​-com​-equ​aes.​html

            Putz. Não acredito que investi tanto tempo assim nesse assunto. Mas realmente me surpreendi em ver esse nível absurdo de credulidade infiltrado no movimento de software livre. A maioria dos entusiastas de SL que conheço têm um senso crítico melhor que a média. Espero que isso seja um caso isolado, e não haja charlatanices parecidas no próximo FISL.