Ir para o conteúdo
ou

Thin logo

Divulgação

MiniDebConf

COMCET

.

ASL

 Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

ASL.Org e Assespro são as instituições mais votadas para o Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia de Porto Alegre

1 de Julho de 2015, 13:30 , por Lis Rodrigues - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 291 vezes

Associação Software Livre.Org (ASL.Org) e a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação (Assespro) foram as instituições mais votadas para integrar o Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia de Porto Alegre (COMCET). Ambas receberam 93 votos. A votação aconteceu durante a 9ª Conferência Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, nesta segunda-feira, 29. Na oportunidade, 120 delegados representando o executivo municipal, entidades cientificas e da sociedade civil, debateram durante o dia as diretrizes públicas do setor nos próximos dois anos.

De acordo com o embaixador da Associação Software Livre.Org, Sady Jacques, o número expressivo de votos é resultado do reconhecimento do trabalho da instituição com a comunidade. “Este resultado é um sinal de que nosso trabalho tem sido cada vez mais valorizado. Participar do COMCET é uma grande responsabilidade, já que o conselho estabelece as diretrizes que devem ser seguidos pelo Poder Executivo na área”, afirma.

Além da ASL.Org e Assespro, mais 13 entidades irão compor o Conselho na gestão 2015/2017, juntamente com as secretarias municipais que integram o colegiado. Foram eleitas as seguintes entidades: ASL, Assespro, CRA/RS, Fasaude, HCPA,  IFRS, SBAU, SBPC, Sergs, Sindihospa, Sofsul, Sucesu e Uergs. Pelo setor público, integram o conselho o Inovapoa, Dmae, Smed, Procempa, SMS, Smurb e Smam. São membros permanentes a PUCRS, a Ufrgs e a Secretaria Estadual de Ciência, Inovação, Desenvolvimento e Tecnologia. A próxima reunião do Conselho será no dia 14 de julho.

Ao final da conferência, 450 sugestões foram aprovadas e irão compor o documento final. O documento será apresentado num caderno que será divulgado junto às instituições afins e ficará disponível online. “Na pré-conferência coordenada pelo Inovapoa, durante a manhã, por exemplo, um número expressivo de sugestões foram computadas com propostas factíveis, antecipando o sucesso que foi a iniciativa”, afirmou a secretária Maria Fernanda Bermúdez, do Inovapoa.

Para o presidente do COMSET, Edgar Bortolini, a Conferência superou as expectativas em qualidade das sugestões e interesse. “Apenas via web foram mais de 150 sugestões de diretrizes que chegaram até nós. Conseguimos estabelecer uma visão estratégica importante unindo passado, presente e futuro”, ressaltou Bortolini.

Presente na pré-conferência que tratou das Tecnologias da Informação e Comunicação, o presidente da Sofsul, Antonio Antonioni, saiu satisfeito do encontro. “No nosso eixo foi muito ressaltado a importância do fomento ao empreendedorismo. Porto Alegre tem se destacado neste setor que possui enorme valor agregado, com salários acima da média, e precisamos seguir neste caminho, ou seja, descobrindo talentos”, disse Antonioni.

O documento será  dividido em cinco temas: Politicas Públicas de Ciência, Tecnologia e Inovação; Meio Ambiente e Tecnologias Sustentáveis; Tecnologias em Saúde, Segurança Alimentar e Bem Estar Social; Tecnologia da Informação e Comunicação; Políticas Públicas para Tecnologias Sociais e Inclusão Digital.


0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.