Ir para o conteúdo
ou

Thin logo

Divulgação

MiniDebConf

COMCET

.

ASL

 Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

ASL estará presente em evento sobre Redes Livres no Uruguai

15 de Março de 2011, 0:00 , por Software Livre Brasil - 6161 comentários | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 3012 vezes

Representantes da Associação Software Livre.Org (ASL) participaram nos dias 19 e 20 de março das Segundas Jornadas Regionais de Redes Livres, que aconteceram no balneário de Iporá, no Uruguai. Além de Brasil e Uruguai, o evento contou também com a participação de representantes de redes livres da Argentina e da Colômbia. O objetivo de trocar experiências e planejar estratégias em conjunto apresenou resultados

As Primeiras Jornadas Regionais de Redes Livres foram realizadas em Buenos Aires. Neste segundo encontro, além de continuar com a promoção dos benefícios de uma rede livre, a ideia foi chegar a um acordo comum na utilização de uma licença compatível, que permita definir e proteger legalmente as redes livres dos diferentes projetos da região. Os participantes também estão interessados em fomentar um projeto de desenvolvimento em comum do software que é utilizado para fazer a conexão.

Sobre as Redes Livres

As Redes Livres ou Redes Mesh funcionam geralmente baseadas em princípios das comunidades colaborativas, trabalhando com o objetivo de ter uma rede de dados construída e administrada por seus próprios usuários e aberta a comunidade. Cada rede tem suas particularidades técnicas e de gestão, de acordo com os objetivos de cada grupo. Em alguns casos, somente prestam serviços locais e trocam dados entre os nós conectados, enquanto que em outros casos, somam a esta tarefa, a extensão do acesso a Internet para colocar ao alcance dos cidadãos de maneira livre e gratuita.

De todas as formas, a rede é de área metropolitana e se limita à cidade onde funciona, oferecendo uma via de comunicação alternativa, gratuita e autogestionada, que pretende democratizar o acesso a informação e promover o uso de tecnologias e software livre.

Para saber mais, acesse


Tags deste artigo: redes livres mesh asl software livre

5757 comentários

Enviar um comentário
Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.