Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Acessibilidade em Software Livre

Tela cheia

Softwares Livre Acessíveis

6 de Julho de 2010, 0:00 , por Software Livre Brasil - 1Um comentário | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 2783 vezes

A partir de hoje estarei inserindo informações sobre os programas desenvolvidos em software livre que auxiliam e facilitam o uso do computador por pessoas com necessidades especiais. Existem também os softwares desenvolvidos de forma que grande parte dos usuários possam utilizá-lo (acessíveis a pessoas com necessidades especiais), estes também serão inseridos neste tópico:

Se você conhecer algum software livre acessível, envie em meu e-mail (bonitrix @ gmail.com) para que seja postado neste tópico.

TuxPaint

Hoje inseri aqui o TuxPaint, um programa educativo perfeito para incentivar a criatividade das crianças utilizando ferramentas simples de desenhos no computador.

Link:

TuxPaint para Linux: http://sourceforge.net/projects/tuxpaint/files/tuxpaint/0.9.21/tuxpaint-0.9.21.tar.gz/download

TuxPaint para Windows: http://sourceforge.net/projects/tuxpaint/files/tuxpaint/0.9.21/tuxpaint-0.9.21-win32-installer.exe/download

Tutorial TuxPaint: http://penta3.ufrgs.br/PEAD/tutoriais/tuxpaint/tutorial_tuxpaint.pdf

Tecnologias Assistiva e softwares acessíveis em Software Livre:

- Linux Acessível (http://www.imago.ufpr.br/linuxacessivel.html: Projeto que visa o desenvolvimento de ferramentas computacionais para auxílio a pessoas com necessidades especiais. O projeto foi criado pelo IMAGO, um grupo de pesquisa do Departamento de Informática (DInf) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). As ferramentas desenvolvidas atualmente são: Mouse Lupa (ferramenta de acessibilidade para pessoas portadoras de baixa visão), Mouse Nose (ferramenta para o auxílio no uso do computador, com o objetivo de que o usuário possa utilizar o nariz para movimentar o cursor na tela), BPM Counter (recurso de acessibilidade para pessoas com necessidades especiais auditivas com o objetivo de treinar o usuário com o método para aquisição de ritmo) e IMAGOCR (sistema de OCR, sigla em inglês para Optical Character Recognition, que significa Reconhecimento Ótico de Caracteres).

- Linvox (http://www.dcc.ufrj.br/~gabriel/linvox.php) : O projeto Linvox é o início de uma experiência para migrar o sistema de acessibilidade DOSVOX para o sistema operacional Linux. Esse é um projeto brasileiro desenvolvido pelo Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) dedicado à criação de um sistema de computação destinado a atender aos deficientes visuais.

- Orca (http://live.gnome.org/Orca) : Leitor de tela para o ambiente desktop Gnome.

- Dasher (http://www.inference.phy.cam.ac.uk/dasher/): Aplicativo de entrada de texto. É um software que permite aos usuários escreverem sem utilizar o teclado. Pode ser adaptado para ser usado com o mouse convencional ou outros dispositivos.


Tags deste artigo: programas em software livre acessível acessibilidade

1Um comentário

  • F4deaca510b760d896634924ea2ece9b?only path=false&size=50&d=404Jordana(usuário não autenticado)
    7 de Junho de 2011, 9:46

    BAIXA VISÃO

    Bom dia,
    Gostaria de saber se existe no mercado livro de histórias infantis adaptados a baixa visão. Trabalho como psicopedagoga numa instituição e tenho uma paciente com essa deficiência.
    Agradeço.


Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.