Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Tela cheia
 Feed RSS

Bem vindo ao Ekaaty

27 de Maio de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

O projeto Ekaaty é um sistema operacional livre, robusto, seguro e amigável baseado no GNU/Linux e desenvolvido em conjunto com a comunidade. Seu diferencial em relação a outras distribuições é que foi planejado para ser um sistema que atenda às necessidades específicas de usuários brasileiros.

No Ekaaty, o usuário poderá entrar em contato com os desenvolvedores, seja para reportar bugs ou solicitar recursos em sua língua nativa e de maneira direta, pois o projeto tem seu foco na interação com a comunidade.


Quanto custa pra desenvolver o S.O Linux

21 de Outubro de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil - 22 comentários

Se fossemos calcular o quanto seria gasto para produzir uma grande distribuição, (o Fedora 9 foi usado como base para a pesquisa). Quanto seria gasto para produzi-la?

Um estudo feito a pedido da Linux Foundation chegou a conclusão que custaria hoje em torno de $10.8 Bilhões. O Estudo foi baseado em outro estudo similiar do ano de 2002, feito por Davis A Wheller que chegou a conclusão que o Red Hat 7.1 custaria cerca de $1.2 Bilhões. Mas como eles chegaram a esse valor?

Amanda McPherson, Brian Proffit e Ron Hale-Evan’s usaram os dados de uma distribuição bem conceituada e conhecida por ser afilida da Red Hat, o Fedora 9.

O Fedora 9 contém 204.500.946 linhas de código, mais de 5547 pacotes de aplicação, nos termos da pesquisa seria necessário 60.000 pesssoas (trabalhadores) e alguns anos  para completar o desenvolvimento e levando em conta os salários pagos em 2008 chega-se a esse valor de $10.8 bilhões.

O kernel incluido no Fedora 9 contém 6.8 milhões de linhas e precisaria de mais 7500 pessoas trabalhando, chegando-se a afirmação que somente o Kernel vale cerca  de $1.4 Bilhões (é o Linus esta rico, hehehe).

Nota: Esse estudo foi feito seguindo o pensamento de que tudo seria começado do ZERO tendo como resultado final uma distribuição igual ao Fedora 9,

 

Nele tem vários dados interessantes, tais como o Red Hat 7.1 tinha cerca de 30 milhões de linha de código e o Fedora 9 já esta com mais de 204 milhões (tudo isso em 6 anos).

Então fica aqui outra pergunta:

Quanto custaria para o consumidor final? Levando-se em  conta todas as despesas tais como, marketing,  número de funcionários fixos, (porque depois de acabada a programação, teriamos ainda bugs, suporte online e via telefone, manual impresso,impostos e etc) e ainda ter o bendito do esforço recompesado? (Leiae vender para ter lucro.)

Quanto você acha que custaria para você comprar um distro Linux, se a mesma fosse produzida nos moldes do capitalismo selvagem?

 

Fonte:Linux Foundation

 

 



Lula defende software livre durante evento em Brasília

27 de Agosto de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Na abertura do Congresso Internacional de Software Livre e governo Eletrônico, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou que o software livre tem sido uma importante ferramenta para a democratização do conhecimento e renovação dos relacionamentos sociais.

Lula disse que tinha certo preconceito em estimular o ensino de crianças por meio do computador, pois temia que a maquina inibisse os relacionamentos sociais. Porém, afirmou ter mudado de opinião ao conhecer um programa de inclusão digital no Piraí, no Rio de Janeiro. De acordo com Lula, as crianças passaram a ter mais interesse pelos estudos por e evasão escolar caiu na região.

“Eu perguntei para as crianças: ‘O que esse computador modificou na sua vida?’ A resposta era uma só. Ele permite que a gente possa pesquisar mais e a gente aprendeu a gostar de ler. A meninada toma conta do computador como se tivesse tomando conta de uma coisa sagrada”, disse Lula.

De acordo com o presidente, desde que o governo adotou o software livre, já economizou R$ 370 milhões com a compra de programas de computador e aplicativos. As Forças Armadas, Caixa Econômica Social e Banco do Brasil são alguns que já aderiram ao uso do software aberto.

O Ministério da Educação já distribuiu 400 mil computadores. Até 2010, a meta é distribuir 800 mil computadores, atendendo 93% dos alunos da rede pública de ensino.

Fonte: Agência Brasil



Os usuarios linux e o google

26 de Agosto de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda


De todas as buscas dos usuários do sistema operacional aberto, 94,61% são feitas no Google. Adeptos de computadores Mac ficam em 2º lugar. Os usuários do sistema operacional Linux são os que mais utilizam o buscador Google - 94,61% das pesquisas são feitas no mecanismo, diz estudo da rede de anúncios online Chitika.

O levantamento analisou 163,2 milhões de buscas na rede da Chitika nos Estados Unidos e Canadá, entre 30 de julho e 16 de agosto.

Os usuários do sistema operacional Mac OS X são os segundos a mais utilizarem o Google - o buscador é responsável por e 93% das pesquisas. No caso de quem usa o sistema operacional Windows, o mecanismo é usado por 78,54%.

O Yahoo é o segundo buscador mais utilizado. No caso de quem tem Windows, 10,3% das buscas são feitas ali; pelos usuários de Mac, 4,96% e, de Linux, 3,48%.

O Bing, por sua vez, praticamente só recebe atenção dos usuários de Windows (8%). A adesão é pouca dos que possuem Mac (1,13%) e menor ainda dos usuários do Linux (0,77%).



Quantos usuarios Linux existem no mundo....

24 de Agosto de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil - 22 comentários

Estima-se que o linux tenha 30 milhões de Usuários no mundo

Não há hoje nenhum tipo de contagem oficial do número de usuários de Linux no mundo. Mesmo os institutos de pesquisas especializados apenas estimam esse dado. O motivo pode até mesmo ser o interesse dessa comunidade de manter-se assim, independente e sem um pólo centralizador.

O desenvolvedor Harald Tveit Alvestrand criou um contador de usuários. Esse contador deu origem, em maio de 1999, a uma organização sem fins lucrativos chamada Linux Counter Project.

 

Atualmente, a organização é dirigida por Alvestrand e conta com o apoio de voluntários espalhados em países mundo afora. Eles ajudam a fazer o levantamento de usuários em suas regiões.


Segundo a ferramenta, hoje exite aproximadamente 138.049 usuários utilizam Linux - e fizeram seus registros no site do projeto. Com base nesse número e em dados de mercado, a organização acredita que a comunidade Linux no mundo todo seja de aproximadamente 30 milhões usuários.

O Linux Counter lida com estatísticas de todos os tipos quando o assunto é o sistema operacional livre, incluindo o número de usuários, o tipo de máquinas que utilizam e softwares instalados, entre outros dados. Também é possível ver o numero de linux registrado no país. O Brasil aparece na terceira colocação, com 9.411 pessoas registradas, atrás apenas dos EUA (24.943) e Alemanha (10.348).


entre no site e se cadastre
http://counter.li.org/