multimidia, python, iniciaçao a programacao, ideologia e outros temas livres
Apresentação no evento “A ética hacker e a sociedade livre”
30 de Outubro de 2009, 0:00 - sem comentários aindaSemana passada fiz a apresentação “Software livre e ética hacker” dentro do seminário “A ética hacker e a sociedade livre”, realizada pelo Plug! e pela turma da disciplina “Ética Hacker e Educação” (é a disciplina que tô cursando como aluno especial na Faculdade de Educação da UFBA).
O evento foi muito bom. O auditório estava bem cheio e, aos poucos, sinto que temos conseguido chamar a atenção dos estudantes da UFRB para o Software Livre. Gostei da minha apresentação e surgiram boas discussões com o público do evento, principalmente em relação aos direitos autorais e música.
Fala de Abertura
Poderíamos todos ser Hackers? (por Karina Menezes)
Apresentação de slides: formato ODP / formato PDF
Software Livre e ética hacker (por Wille Marcel)
Apresentação de slides: formato ODP / formato PDF
Ética hacker e Educação (por José Américo)
Comentários do Professor Nelson Pretto
Todos os arquivos estão disponíveis sob uma licença Creative Commons, desta forma podem ser utilizados para qualquer finalidade, copiados, modificados e redistribuídos desde que estas mesmas liberdades sejam preservadas.
Os arquivos de áudio são melhor reproduzidos com o Firefox 3.5 ou com o player VLC.
Apresentação do programa de extensão em Software Livre na UFRB
21 de Setembro de 2009, 0:00 - sem comentários aindaNa próxima quinta-feira (24/09), vou falar de software livre no evento de apresentação do PLUG! – Programa de Disseminação do Software Livre em Escolas Públicas do Recôncavo da Bahia.
O PLUG! é um programa de extensão voltado para difundir a utilização do software livre nas escolas públicas das cidades de Cachoeira e São Félix. Com o programa, iremos oferecer capacitação na utilização do sistema operacional GNU/Linux e de software livres multimídia para estudantes da UFRB e para professores e alunos da rede pública de ensino.
O evento será realizado no Auditório do Quarteirão Leite Alves (CAHL/UFRB) na cidade de Cachoeira/BA.
Site do PLUG! > http://www.ufrb.edu.br/plug/
Grupo de Software Livre na UFRB
28 de Agosto de 2009, 0:00 - sem comentários aindaEm junho, ajudei a criar o Grupo de Estudos e Práticas Laboratoriais em Software Livre e Multimeios da UFRB, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (que é onde eu trabalho!). A idéia de formar o grupo surgiu a partir de conversas que tive com o professor Ricardo Orlando, que sempre estudou assuntos relacionados à tecnologia e comunicação.
A proposta que temos é de atuar em quatro frentes de trabalho:
- Estudo teórico acerca de software livre e temas relacionados, como capitalismo cognitivo, produção colaborativa, cultura libertária, creative commons etc.
- Atividades de capacitação e disseminação do uso do software livre, em especial daqueles utilizados na produção de conteúdo audiovisual, gráficos e impressos.
- Realização de trabalhos experimentais em multimídia a partir do uso de ferramentas livres.
- Colaboração com as redes de ativismo e desenvolvimento de software livre.
Já fizemos algumas reuniões e acabamos de aprovar, no edital da PROEXT/MEC, um projeto de extensão voltado para a disseminação do software livre nas escolas públicas das cidades de Cachoeira e São Felix. Entre as atividades do projeto está a realização de cursos de software livre para professores e alunos das escolas públicas e da UFRB. Além disso, realizaremos um grande seminário no ano de 2010 que debaterá os temas que o grupo se propõe a estudar.
Site do grupo: http://www.ufrb.edu.br/linklivre/
A volta por cima do Pirate Bay
26 de Agosto de 2009, 0:00 - sem comentários aindaNo início de julho, saiu a notícia de que o Pirate Bay seria vendido para uma empresa por 5,5 milhões de euros. Muitos criticaram os membros do PB por isso, alegando que eles aceitaram a intimidação das organizações anti-compartilhamento e estariam pulando fora do barco.
Nos últimos dias, porém, algumas evidências indicam que os membros do Pirate Bay se preocuparam em criar meios para que todo o trabalho realizado por eles não seja simplesmente perdido, mas sim que possa gerar frutos de forma livre e anárquica. Desta forma, o tiro lançado contra o Pirate Bay pode até matar o site, porém já espalhou esporos por todo lado.
Vamos às evidências:
1. Foi publicado no Pirate Bay, de forma anônima, um torrent contendo um backup completo do site, incluindo todos os torrents lá hospedados. Isto permite que cópias do site possam ser criadas livremente. Já existe uma cópia online em http://tracker.btarena.org. Já o torrent com o backup do Pirate Bay está em http://thepiratebay.org/torrent/5053827.
2. Apareceram alguns trackers anônimos, que não exigem registro de usuários nem upload e indexação de torrents. Estes novos trackers são importantes por descentralizar a hospedagem dos arquivos .torrent, dificultando desta forma as ações repressivas por parte da indústria cinematográfica e musical. Em vez de ter um site centralizando a distribuição dos .torrent, qualquer blog ou site pode fazer esta tarefa. O tracker OpenBitTorrent já foi adicionado a todos os torrents hospedados no Pirate Bay.
Para usar os novos trackers, basta adicionar as seguintes URL’s no .torrent.
http://tracker.openbittorrent.com/announce
udp://tracker.openbittorrent.com:80/announce
http://tracker.publicbt.com:80/announce
udp://tracker.publicbt.com:80/announce
http://z6gw6skubmo2pj43.onion:8080/announce
http://z6gw6skubmo2pj43.tor2web.com:8080/announce
Blender Day Salvador
10 de Agosto de 2009, 0:00 - sem comentários aindaSábado participei do Blender Day, em Salvador. O evento teve o objetivo de divulgar o Blender, um software livre para criação de conteúdo 3D, como animações, efeitos especiais em vídeo e games, e a Blender Pro, o principal evento a respeito do Blender no Brasil.
Lá no Blender Day, também apresentei uma palestra, na qual falei um pouco sobre o histórico do Blender, do desenvolvimento do Blender enquanto software livre e de alguns outros aspectos da pesquisa que fiz na minha monografia de conclusão de curso.
Disponibilizo aqui a apresentação que fiz pro Blender Day.