Já faz algum tempo que estou incomodado com o fato de não estar controlando meus gastos. Eu não fazia nenhum controle de quanto gastei num mês, nem de como gastei.
Ontem resolvi testar o Money Log Experience, programinha bem simples feito pelo Aurélio. O programa é composto por apenas um arquivo html, no final do qual são inseridos as despesas.
Ter que editar o arquivo toda vez que precisar inserir uma nova despesa é algo que dá um pouco de trabalho. Então resolvi procurar uma forma de tornar mais simples e rápida a adição de despesas no moneylog.
1. Salve o arquivo moneylog3.html no seu computador. Por padrão, a forma de adicionar despesas ao moneylog é acrescentar as informações no final do arquivo, seguindo os seguintes padrões:
AAAA-MM-DD <tab> Valor <tab> tags | Descrição da despesa
por exemplo: 2008-12-01 -6,65 alimentacao | almoco
2. Criei uma função no meu shell, para poder adicionar dados ao arquivo do moneylog sem a necessidade de usar um editor de texto. Assim, posso atualizar o moneylog com apenas um comando no terminal. O código da função
function despesa2log() {
echo -e “$1\t $2\t $3 | $4″ >> /home/wille/Desktop/moneylog3.html
}
Substitua /home/wille/Desktop/moneylog3.html pelo caminho até o arquivo Salve esse código num arquivo, e adicione o comando source arquivo, no /etc/rc.local ou no .bashrc
3. Depois disso, para adicionar despesas no moneylog, basta usar o comando:
despesa2log 2008-12-01 -74,90 estudos,livros ‘livro de shell’
Recomendações: Não coloque espaço entre uma tag e outra. Os apóstrofos em ‘livro de shell’ só são necessários quando for inserir uma descrição com espaços.
Links: FAQ do moneylog / tutorial de funções bash
Related posts:
0sem comentários ainda