Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

wille

identi.ca

redirection forbidden: http://identi.ca/api/statuses/user_timeline/8181.rss -> https://identi.ca/api/statuses/user_timeline/8181.rss

 Voltar a wille.blog.br
Tela cheia

Grupo de Software Livre na UFRB

28 de Agosto de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 473 vezes

Em junho, ajudei a criar o Grupo de Estudos e Práticas Laboratoriais em Software Livre e Multimeios da UFRB, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (que é onde eu trabalho!). A idéia de formar o grupo surgiu a partir de conversas que tive com o professor Ricardo Orlando, que sempre estudou assuntos relacionados à tecnologia e comunicação.

A proposta que temos é de atuar em quatro frentes de trabalho:

- Estudo teórico acerca de software livre e temas relacionados, como capitalismo cognitivo, produção colaborativa, cultura libertária, creative commons etc.

- Atividades de capacitação e disseminação do uso do software livre, em especial daqueles utilizados na produção de conteúdo audiovisual, gráficos e impressos.

- Realização de trabalhos experimentais em multimídia a partir do uso de ferramentas livres.

- Colaboração com as redes de ativismo e desenvolvimento de software livre.

Já fizemos algumas reuniões e acabamos de aprovar, no edital da PROEXT/MEC, um projeto de extensão voltado para a disseminação do software livre nas escolas públicas das cidades de Cachoeira e São Felix. Entre as atividades do projeto está a realização de cursos de software livre para professores e alunos das escolas públicas e da UFRB. Além disso, realizaremos um grande seminário no ano de 2010 que debaterá os temas que o grupo se propõe a estudar.

Site do grupo: http://www.ufrb.edu.br/linklivre/


Fonte: http://wille.blog.br/2009/08/grupo-de-software-livre-na-ufrb/

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.