Já faz algum tempo que participo de eventos de software livre, e foi justamente no 3.º FGSL (Fórum Goiano de Software Livre) em 2006 que iniciei meu ativismo no SL. No início, apenas como ouvinte e espectador das palestras, oficinas e mini-cursos e posteriormente como palestrante e colaborador deste tipo de evento.
Infelizmente ainda não tive a oportunidade de participar de um evento como o FISL, CONSEGI ou Latinoware. Mas este ano participei do EMSL (Encontro Mineiro de Software Livre) em Uberlândia-MG e gostei muito.
Mas o fato de participar muito de eventos locais, não é para min um problema, pelo contrário, acho até que isso me faz lançar um olhar mais atento e crítico ao que acontece na minha região em relação ao movimento SL.
Nestes últimos eventos em que participei, em especial o 7.º FGSL, pude observar que apesar do grande esforço e capacidade de mobilização, carecemos de mais organização e visão geral do nosso papel na sociedade.
Organizar um evento como este não é fácil, mesmo com a ajuda de dezenas de pessoas, muitas vezes a responsabilidade recai sobre os ombros do coordenador geral, como em qualquer projeto, é ele quem acaba carregando o fardo mais pesado.
Por isso acho que devemos sempre pensar em renovação e incentivar aqueles que estão começando no movimento SL a colaborar na organização destes eventos. Se cada pessoa que foi ao 7.º FGSL se sentir a vontade em colaborar nos próximos eventos SL em Goiás. Haverá sempre pessoas dispostas e cada vez mais eventos e projetos SL em nossa região.
Acredito que o principal objetivo do FGSL, seja este, despertar ao cada participante a vontade de colaborar com o SL, seja como for, venha de onde vier. Cada um tem algo importante a acrescentar e só isso já vale a pena todo o esforço empregado.
Não vou ficar aqui enumerando ou listando os nomes daqueles que ajudaram ou não a realização do FGSL. Esta atitude as vezes se torna injusta com alguns e não quero julgar ninguém.
Fiquei muito feliz em colaborar, principalmente por que este ano, conseguimos realizar dois encontros muito importantes. o EGSLE (Encontro Goiano de Software Livre na Educação) do qual irei falar em um outro post mais detalhado e o e-GUS (Encontro Goiano de Usuário de Slackware).
Espero que mais pessoas possam colaborar na organização do 8.º FGSL em 2011 e que possamos além dos eventos, realizar projetos importantes e efetivos que sirvam principalmente a aqueles que de alguma forma estão excluídos do mundo digital.
Sei que podemos juntos mudar o futuro de muita gente em Goiás através do SL e é por isso que vou continuar neste caminho, sempre.
Abraços a todos os amigos do SL goiano. Até a próxima, e que ela seja logo!
1Um comentário
FGSL merece, meritocraticamente, elogios e repercussão