Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

0 integrantes

Nenhum(a)

Tela cheia

Página inicial da Comunidade

27 de Maio de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - 33 comentários | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 2344 vezes
No dia 27 de novembro de 2008, foi lançada oficialmente a distribuição VIXLINUX, mais que uma personalização do sistema Debian Lenny, a nova distro é rica em aplicativos educacionais e consolida o projeto do uso do computador como ferramenta educacional.

Após cerca de sete meses de desenvolvimento, a Prefeitura Municipal de Vitória, lançou oficialmente a distribuição VIXLINUX, o sistema Linux padrão a ser utilizado em todas as escolas do município da capital do Espírito Santo, Vitória. O Vixlinux foi desenvolvido pela parceria da Gerência de Tecnologia Educacional e a Flux Softwares (www.fluxsoftwares.com). O nome da distro foi escolhido em uma votação democrática, por meio de uma enquete pela Internet, com participação ativa dos alunos e professores da rede pública municipal. O Vixlinux representa a modernidade do Linux. Ágil, seguro, amigável e repleto de conteúdos educacionais para contribuir na inclusão digital de milhares de crianças, jovens e adultos da rede pública municipal de ensino. Uma personalização capaz de atender com especificidade as necessidades e todos os anseios para o êxito de uma educação diferenciada e de qualidade.

Na ocasião, 200 professores da rede pública de ensino receberam os certificados de conclusão dos cursos Linux Básico e Linux Avançado. Os educadores vivenciaram uma experiência única e transformadora na formação para o uso do computador como uma ferramenta educacional, em cursos de 48 h/a e 72 h/a.

Os cursos de capacitação contaram com oficinas, mini-cursos, palestras e aulas presenciais com abordagens temáticas diversificadas, contemplando desde o uso das ferramentas de escritório, editoração multimídia de conteúdos educativos, assim como módulos específicos com foco nos aplicativos educacionais. Um projeto que tem como principal objetivo agregar o uso da tecnologia à educação, atribuindo qualidade e diferenciais ao ensino público no País.

O desenvolvimento do sistema operacional, assim como a formação do corpo docente, integra um projeto que simboliza o avanço do Software Livre no estado do Espírito Santo. A Prefeitura Municipal de Vitória investiu na informatização e modernização de seu parque tecnológico e apostou no Software Livre para alcançar a qualidade tecnológica e educacional.


33 comentários

Enviar um comentário
  • Karla minorKarla Capucho
    5 de Junho de 2009, 9:27

    Vix Linux

    Sou professora de Informática Educativa da rede municipal de Vitória e tenho utilizado os softwares educacionais da distribuição na capacitação de professores, o resultado tem sido bastante positivo. É o começo de uma caminhada tecnológica com ganhos para toda a comunidade escolar.


  • Person minor(usuário removido)
    8 de Junho de 2009, 12:09

    ...

    Sou de Vitória e admiro muito as atitudes da Prefeitura com relação a adoção e utilização do Software Livre na rede de ensino.

    Com certeza um exemplo a ser seguido por outros governantes.


  • Logo guaculivre2 minorFernando Amado Gomes Nogueira
    11 de Agosto de 2011, 15:31

    Projeto GuaçuLivre - Sistema Operacional e Softwares Educacionais Livres - ProInfo e Pessoal

    Sistema Operacional para os computadores do ProInfo e Pessoal, baseado no Edubuntu 10.04 LTS, com seu foco educacional, trás muitos jogos e ferramentas educacionais que auxiliam e muito o ensino-aprendizagem no laboratório! Conheçam: proj​etog​uacu​livr​e.bl​ogsp​ot.c​om
    Abraços.


Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.