Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

 Voltar a Blog de Vice...
Tela cheia

Nova vitrine virtual do Noosfero fortalece empreendimentos solidários

4 de Julho de 2012, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 905 vezes

Fonte: www.cirandas.net/flaviarocha/blog/nova-vitrine-virtual-do-cirandas-fortalece-empreendimentos-solidarios

Na solução livre Noosfero para redes socais e de economia solidária, a opçãodo Perfil Empreendimento, destinada ao gerenciamento de negócios na Internet (e-commerce), está cada dia mais madura. E, de concreto, o que melhorou? Entrou no ar, neste 15 de dezembro de 2011, a nova vitrine virtual dos empreendimentos que possibilita uma melhor visibilidade para os produtos, mais facilidade de comunicação entre empreendimentos e clientes e, assim, maior capacidade de vendas, fortalecendo o comércio justo e solidário.

Image

Com isso, o Cirandas.net, uma das primeiras redes a usar a plataforma Noosfero, já é considerado uma plataforma essencial de vendas. Segundo Mário Sérgio, diretor comercial do empreendimento Art Gravatá, que foi responsável por solicitar a nova vitrine, "o catálogo no Cirandas é um suporte importantíssimo porque quase 100% das nossas encomendas são feitas pela internet".

A Flávia*, fonte dessa reportagem, foi convidada para participar desse processo dando esta simples colaboração: contando o significado do Cirandas para a Art Gravatá, um empreendimento pernambucano de economia solidária que atua principalmente na fabricação de brinquedos educativos, vendendo cerca de 200 tipos de produtos para creches, escolas, universidades, livrarias e clínicas de terapia ocupacional de vários estados brasileiros. Atualmente, o empreendimento é formado por oito artesãos: Sandra Maria, Josenildo, Romildo, Severino, Luizinho, Cosmo, Deleon e Mário Sérgio.

Image

A primeira pergunta para Mário Sérgio foi "como o Cirandas tem contribuído para a Art Gravatá". A resposta não deixa dúvidas: "Ajudou muito. Em 2005, a gente começou a explorar a internet através de um fotolog. Em seguida, um projeto de extensão da Universidade Federal do Pernambuco criou um site nosso, em flash. Ficou bonito, mas pouco funcional. Depois disso, o Cirandas apareceu. Cadastrei, mas deixei pra lá. Em 2009, o fotolog saiu do ar e perdi tudo. Fiquei com a cabeça quente e não sabia o que fazer. Aí me alertei para o Cirandas, que é um site, como se fosse uma loja, que tem a 'localização', o 'histórico', a 'missão', o 'catálogo', toda uma estrutura. É um site que sei usar. É só logar e colocar as fotos. Ajuda muito a vender. Todo contato que é feito, mostro o Cirandas. Sem essa ferramenta é como um prego sem martelo", conta.

Mário Sérgio ainda chama a atenção de outros trabalhadores de empreendimentos solidários no Brasil para o uso do Cirandas como suporte. Para ele, não usar esta ferramenta significa perder espaço e oportunidades. "Gostaria de ver mais empreendimentos cadastrados e usando ativamente o Cirandas porque é muito importante para fazer o intercâmbio", conclui.

Segundo Daniel Tygel, um dos idealizadores e integrante da equipe técnica do Cirandas, mais novidades vêm por aí, entre elas o Cesto de compras para pedidos virtuais, o Preço Aberto ao Consumidor e o Farejador de Oportunidades. "São ferramentas que buscam, por um lado, fortalecer a presença econômica da economia solidária na internet, e, por outro lado, favorecer a articulação entre empreendimentos solidários e deles com consumidores em redes e cadeias de produção, comercialização e consumo", destaca.

Veja a nova vitrine da Art Gravatá no Cirandas

Image

Serviço: Para conhecer e adquirir os produtos Art Gravatá, visite www.cirandas.net/art-gravata. A Loja e Fábrica é localizada na Rua Cleto Campelo, 96 - Centro - Gravatá - PE - Brasil - CEP: 55.641-000 - Fone/Fax: (81) 3533-0501.

*Flávia Rocha é jornalista, mestranda em Comunicação da UnB e a usuária n°5.026 do Cirandas.


Tags deste artigo: redes socias noosfero colivre economiasoldiária software livre cirandas

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.