"Feliz blog novo"! Afinal, passei um bom tempo sumido da "blogosfera", tendo em vista que nesse ano de 2009 fiz uma promessa de só voltar a blogar quando o Noosfero - um dos projetos que atuo profissionalmente na Colivre, estivesse razoavelmente maduro para isto. Pois bem, após o lançamento desse sistema web em maio desse ano, no III Encontro Nordestino de Software Livre (ENSL), resolvi voltar a postar, só que dessa vez no meu novo blog:
http://softwarelivre.org/vicente
Assim, comunico "oficialmente" que deixei de usar o Foswiki (http://wiki.softwarelivre.org/Blogs/VicenteAguiar), meu "/home web" desde 2006. Nada contra o Foswiki, é claro. Apesar de muitos não gostarem, eu o considero uma ferramenta razoável para blogs. Ao migrar para um ambiente Noosfero, eu estou apenas sendo coerente dentro da perspectiva de desenvolvimento de um projeto de software livre que atuo.
É claro que, para fazer isso, eu trouce comigo todos os meus posts antigos para cá também. Exatamente como fez meu caro amigo Antônio Terceiro, eu não copiei e colei todos esses posts. Eu usei uma funcionalidade muito interessante do Noosfero, que é a de popular um blog através de um feed RSS ou Atom. Para isso, usei a opção "configurar blog" no painel de controle, e marquei a opção "Obter posts de um feed externo".
Para fazer isso no seu blog no softwarelivre.org ("blogosfero" ?), coloque o endereço do feed no campo correpondente (imagem acima). Para chegar lá, é só ir em "Painel de Controle" do Noosfero -> "Configurar Blog".
Note que esse não é o endereço do blog, mas sim do seu feed RSS ou Atom! Quem estiver migrando pode deixar marcada a opção "Obter posts apenas uma vez", mas quem quiser sincronizar seu usuário no softwarelivre.org com um outro blog externo, é só marcar a opção "Obter posts periodicamente" - assim como faço no meu blog no cirandas.net (o ambiente Noofero para a economia solidária): http://cirandas.net/vicente
Para quem está migrando seu blog para um ambiente Noosfero, uma dica importante: certifique-se de usar um feed que traz todos os seus posts, senão apenas os posts que estão atualmente no seu feed serão importados (normalmente os últimos 10 ou 20, a depender da plataforma de blog que você usa).
0sem comentários ainda