Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Vicente Aguiar

@vicentedeaguiar

 

CCBySa Todo o conteúdo neste perfil pode ser copiado e reutilizado, desde que a fonte seja citada e esta licença seja mantida, exceto quando especificado em contrário e nos conteúdos replicados de outras fontes.

 Voltar a Blog de Vice...
Tela cheia

Empresa Espanhola cria alternativa livre para Google Trasnlator

4 de Julho de 2012, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 820 vezes

A Prompsit Language Engineering, empresa de TIC espanhola especializada no desenvolvimento e adaptação de tecnologías linguísticas é a principal desenvolvedora do que, segundo eles, é  a maior plataforma mundial de tradução automática de código aberto: o Apertium - http://wiki.apertium.org

Apertium é um dos dois motores de tradução automática livre/de código fonte aberto que começou a ser desenvolvido dentro do projecto OpenTrad (2004-2005); Apertium está desenhado para traduzir entre línguas relacionadas (veja documentação).

A ideia da Prompsit é disponibilizar no mercado internacional de TI uma alternativa em software livre  para os sistemas proprietários como o Google Trasnlator e o Babel Fish do Yahoo. Para isso, eles realizam parcerias com Universidades, governos e empresas em todo mundo, incluindo no Brasil.

Um serviço online de tradução com o Apertium pode ser acesso no http://aplica.prompsit.com Nesse link, além do Tradutor de texto padrão, é possível encontrar o tradutor de documentos de páginas web e arquivos comprimidos.

Vale frisar que além desta tecnologia, a Prompsit também oferece algumas outras soluções em software livre: o Extractium, uma importante ferramenta para a extração e análise de informação que auxilia a tomada de decisões, e Opinum, para a análise e classificação de opiniões de domínios restritos.


Tags deste artigo: prompsit tradutor software livre apertium

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.