Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

 Voltar a Blog de Vice...
Tela cheia

2010 e a "fúria da natureza"

6 de Janeiro de 2010, 0:00 , por Software Livre Brasil - 44 comentários | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 3342 vezes

Era uma casaNum primeiro post de janeiro, eu gosto de trazer, normalmente, uma poesia ou algo do gênero para iniciar o ano com arte e boas vibrações. Entretanto, dado ao momento singular que estamos vivenciando em nosso planeta, resolvi trazer aqui um desabafo enviado pelo meu amigo "Louti Bahia" para minha caixa de email, logo nos primeiro dias de 2010.

Louti me fez lembrar que, toda vez que uma catástrofe acontece, ela é atribuída à famosa “fúria da natureza”. Indo mais além, ele me questiona: será que o justo não seria atribuí-las à inconseqüência, ganância e imediatismo dos seres humanos? Afinal,  não é de hoje que geólogos nos orientam para a não ocupação de encostas, sejam por casas pobres ou ricas. Inúmeros urbanistas e arquitetos avisam que a ocupação desenfreada do solo está diminuindo as áreas de infiltração e as enchentes vão piorar. Técnicos e mais técnicos alertam para os perigos do crescimento urbano desordenado. Ambientalistas alertam para o perigo do efeito estufa, pois o derretimento das geleiras e a elevação do nível do mar será fatal para cidades litorâneas como Salvador. Quem dá ouvidos? Quem liga? Quem segue as orientações?

Po outro lado, só vemos empreiteiras devastando áreas verdes imensas para construir condomínios de luxo. Fábricas produzindo carros de alto consumo. Obras públicas cobrindo leitos de rios que deveriam é ter sua área natural de vazão preservada. Lixo jogado pelas janelas, entupindo ralos e bueiros. Todos se comovem alguns dias com as imagens das catástrofes na TV, na Internet, mas logo depois, voltam aos seus objetivos imediatos, calculam seus lucros, ignoram todos os alertas e fazem tudo o que sabem que não deveriam fazer. Aí, quando as novas tragédias acontecem, a responsabilidade é de quem? Da “fúria da natureza”, é claro. ;-)

É, amigo Louti, que venha então 2010... dessa vez, "2010 vezes melhor" para ver se esse "tempo ruim" melhora.


Tags deste artigo: natureza meio ambiente

33 comentários

Enviar um comentário
  • B0e87e88cc0d71d30452d9f822ebc492?only path=false&size=50&d=404Wagner Saback Dantas(usuário não autenticado)
    3 de Fevereiro de 2010, 8:19

    Fpolis vai pelo mesmo ralo; e pior, com "glamour"

    Vicente, não tem jeito.

    Em Fpolis (ou "Floripa", como pretendem alguns mais enviesados), estamos na mesma ciranda. E pior, com toda a pompa, propaganda e todos os tratores possíveis. A cidade vem se "urbanizando" mais e mais. E não é de hoje e de responsabilidade só do governo atual.

    Só de construções, há muitas. Faltam instruções, da pessoa ao mandatário, conformando (literalmente inclusive!) toda a cidade. O plano diretor, antes comparticipativo) da cidade é um mito, um exemplo de desgoverno da administração municipal atual, corrompida e corruptora.

    Como dizia uma saudosa camisa do DACOMP-UFBA: Onde isso vai parar?


  • 06426c1ce14a6439496fbb91d23a12c8?only path=false&size=50&d=404geovana(usuário não autenticado)
    25 de Setembro de 2011, 17:36

    que bosta

    eu odiei porque o texto nao fala do que as pessoas querem saber e na minha opiniao se agente procura um texto com imagens da furia da natureza é porque a gente quer saber sobre a furia da natureza poxa.


  • 8c0d482c24e3a9e8ebe2f82ad7ff8497?only path=false&size=50&d=404jibran(usuário não autenticado)
    6 de Fevereiro de 2012, 9:34

    casino

    The best person to give you medical advice about liver disease is your doctor. Best thing we can do is recommend perhaps a good doctor if you need a second or third opinion. www.​ukas​h-ca​sino​s.or​g/pt​/


Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.