CLUB DE REGATAS VASCO DA GAMA
A fundação do clube
Na virada do século XIX, o remo era o esporte soberano no Rio de Janeiro, a capital da república. No dia 21 de agosto de 1898, um grupo de 62 rapazes, na sua maioria imigrantes portugueses, reunido numa sala da Sociedade Dramatica Filhos de Talma, no bairro da Saúde, decidiu fundar uma associação dedicada a prática do remo. A ata de fundação começa com as seguintes palavras históricas:
"Aos 21 dias do mês de agosto de 1898, as 2:30 horas da tarde, reunidos na sala do prédio da Rua da Saúde número 293 os senhores constantes do livro de presenças, assumiu a presidência o Sr. Gaspar de Castro e depois de convidar para ocuparem as cadeiras de secretários os senhores Virgilio Carvalho do Amaral como 1o e Henrique Ferreira como 2o, declarou que a presente reunião tinha o fito de fundar-se nesta Capital da República dos Estados Unidos do Brasil, uma associação com o título de Club de Regatas Vasco da Gama (...)"
A ata de fundação prossegue relatando o procedimento adotado para eleger a primeira diretoria do clube. Terminada a apuração, foi eleito para presidente o comerciante Francisco Goncalves do Couto Junior, com 41 votos. A sessão terminou as 3:45 da tarde.
A escolha do nome, pavilhão e emblema
Inspirados pelas celebrações do quarto centenário da descoberta do caminho marítimo para as Índias, os fundadores da nova agremiação lhe deram o nome de Club de Regatas Vasco da Gama, para cujo pavilhão foi escolhido o fundo preto, representando os mares ignotos do Oriente; atravessado por uma faixa branca, inicialmente horizontal, mas logo mudada para diagonal, representando a rota desbravada pelo almirante portugues; com uma Cruz de Malta no centro, simbolo ostentado pelas caravelas portuguesas da epoca dos "descobrimentos".
A construção do estádio de São Januário
Decididos a fazer do Vasco um clube grande, os vascaínos partiram então para a construção de um estádio, passando a angariar fundos entre 1924 e 26. Listas corriam pela cidade, onde toda gente assinava, dando a contribuição que podia. O exito foi tanto que, ao final de 1926, oito mil novos sócios tinham ingressado no clube. Em 1925, foi adquirido um terreno numa colina em São Cristovão, que havia sido ocupada no seculo XIX por uma chácara doada por D. Pedro I à Marquesa de Santos.
A construção do estádio coube a Cristiani & Nielsen, prestigiosa firma que pouco antes havia erguido o Jockey Club Brasileiro no hipódromo da Gávea. A pedra fundamental foi lançada no dia 6 de junho de 1926. Raul da Silva Campos era o presidente do Vasco. Menos de 11 meses depois, o clube entregava ao futebol brasileiro o estádio Vasco da Gama, mais tarde popularmente denominado de São Januário. A relação é apenas geográfica, pois tem esse nome a rua que é uma das principais vias de acesso ao estádio - foi aliás a única durante muito tempo, onde circulavam os bondes que levavam e traziam os torcedores - e em cujo final estão situados os portões das arquibancadas destinadas aos não-sócios.
Na epoca da sua inauguração, São Januário era o maior estádio da América do Sul e, até a inauguração do Pacaembu em 1940, seria o maior do Brasil. Jogos da seleção brasileira foram regularmente realizados em São Januário até a inauguração do Maracanã em 1950, destacando-se a conquista do Campeonato Sul-Americano pelo Brasil em 1949. Ainda hoje, São Januário é o maior e o melhor estádio de clubes do Rio de Janeiro.
(retirado de http://www.netvasco.com.br)
1313 comentários
Enviar um comentárioHistória
Gostei muito da matéria, curta, de fácil leitura e instrutiva. Valeu PS.: Vida Longa ao Debian
vascão meu timão do ♥
Mas pra mim é o MELHOR e ÚNICOo...
te amuuh vasco..S2
MEU VASCAO
timao do coracao
vasco
vascooooooooo d coraçaoooooooooo
não tenho
final da copa do Brasil
O Trem Bala Da Colina
ABC
bonzi3d.com/