Responsável por mostrar a muitos usuários que é possível usar o sistema operacional Linux sem as necessárias complexidades de outros tempos, o Ubuntu acaba de ganhar pela sétima vez consecutiva o prêmio de melhor distro da revista digital Linux Journal.
O Ubuntu conseguiu mais esta vitória, apesar de muitos usuários terem criticado sua nova versão 11.10 Oneric Ocelot e do crescimento de outras distros, como a Linux Mint. Dentre as 30 categorias, o remodelado ambiente de trabalho GNOME 3 recebeu a estatueta de melhor produto do ano graças à mudança de uso em desktop implementada, que também sofreu contestações.
Outros vencedores foram o cliente para microblogging Gwibber, o jogo quebra-cabeças produzido pela 2D Boy, World of Goo, e mais uma vitória do Ubuntu, desta vez como melhor opção para quem usa netbook, com a distro Ubuntu Netbook Remix. O navegador Firefox figurou como o preferido dos usuários, assim como o cliente de e-mails Thunderbird. Em relação aos mensageiros instantâneos e para IRC, o multiplataforma Pidgin foi o grande vencedor, superando seus colegas Emesene, aMSN e X-Chat (para IRC). A suíte de programas de escritórios Libre Office também demonstrou ganhar terreno este ano, mesmo com a reclamação de muitos usuários em relação a seu visual um pouco datado. O editor de imagens Gimp ainda é o favorito de quem utiliza Linux.
Demais vencedores:
Melhor programa simples de escritório: OOWriter Melhor programa para organização de fotos: digiKam Melhor editor de áudio: Audacity Melhor player de áudio: Amarok Melhor player de mídias: VLC Melhor ferramenta de sincronia de favoritos: Firefox Sync Melhor ferramenta colaborativa on line: Google Docs Melhor hospedagem de dados em nuvem: Dropbox (Ubuntu One vindo logo atrás) Melhor aplicativo para crianças: Tux Paint Melhor ferramenta de monitoramento: Nagios Melhor database: MySQL Melhor ferramenta de backup: rsync Melhor ferramenta de vitualização de SO: Virtual Box
Fonte: http://goo.gl/RsvuX
0sem comentários ainda