Ir para o conteúdo
ou

Thin logo

Imagens

Por favor, edite este bloco e selecione uma galeria de imagens.

Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

tocompretto

7 de Dezembro de 2009, 0:00 , por Vicente Aguiar - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Licenciado sob CC (by)
Blog da Campanha CHAPA 2 - Autonomia e Diferença: Nelson Pretto e Angelo Serpa para Reitoria da UFBA.

Café Pretto: bate-papo delicioso e acolhedor

23 de Abril de 2014, 13:38, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

O Café Pretto foi um sucesso. Estiveram reunidos estudantes, professores e técnicos ao redor de uma mesa, para saborear  um cafe preto quentinho e alguns sequilhos, enquanto se debatia sobre a UFBA. No encontro ocorreu ainda a homenagem ao dia do livro com apresentação do trabalho de estudantes da Faced. Em resumo, todos que participaram apoiam a chapa 2 por acreditarem no compromisso, competência e disposição de Nelson Pretto e Angelo Serpa. Foi uma ótima forma de se começar mais um dia produtivo em nossa universidade. 

Estudantes, professorares e técnicos reunidos na FCED/UFBA para discutir a universidade. Os presentes, declararam apoio a Chapa 2.  (Foto: Jonei Cerqueira)

Estudantes, professores e técnicos reunidos na FACED/UFBA para discutir a universidade. Os presentes, declararam apoio à Chapa 2.
(Foto: Jonei Cerqueira)



Café na FACED UFBA – Conversa com Nelson Pretto e Angelo Serpa

22 de Abril de 2014, 18:42, por Software Livre Brasil - 1Um comentário

Bate papo com Nelson Pretto e Angelo Serpa. FACED UFBA 23 de Abril de 2014

Bate papo com Nelson Pretto e Angelo Serpa na FACED UFBA 23 de Abril de 2014, às 8:30h



A Tarde – 15.4.2014 – Candidatos à Reitoria da UFBA começam campanha

15 de Abril de 2014, 10:53, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda
Candidatos à Reitoria da Ufba começam campanha

Candidatos à Reitoria da UFBA começam campanha – reportagem jornal da tarde

Trechos da reportagem:

DAVI LEMOS

EDUCAÇÃO Quatro chapas concorrem à lista tríplice a ser apresentada ao MEC, que fará escolha final. Comunidade acadêmica irá às urnas dias 20 e 21 de maio

A partir de hoje, começa oficialmente a campanha para eleger o reitor e o vice-reitor da Universidade Federal da Bahia (Ufba), que atuarão no
quadriênio 2014-2018. Até a última sexta-feira, foram inscritas as quatro chapas que disputarão os votos de professores, alunos e servidores técnico-administrativos em consulta programada para os dias 20 e 21 de maio.

[...]

A consulta à comunidade acadêmica é promovida pelo Sindicato dos Professores das Instituições Federais de Ensino Superior da Bahia (Apub), pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) e pelo Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos da Ufba e UFRB (Assufba).

[...]

A TARDE conseguiu falar ontem com um dos candidatos, Nelson Pretto. Em linhas
gerais, ele disse que a Ufba precisa recuperar sua “altivez institucional”, sendo mais
presente nos debates em níveis local e até mundial. “Temos como ideia fundamental que a cultura é o amálgama de todos os processos formativos e de ciência e tecnologia”, afirmou Pretto.

Baixe aqui a página completa no formato PDF [A Tarde 2014_04_15 pagina - 6]



Candidato a reitor debate UFBA com movimentos sociais

11 de Abril de 2014, 11:24, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

O professor Nelson Pretto, candidato a reitor da Universidade Federal da Bahia, se reúne no dia 11 de abril, às 17 horas, com representantes de diversos órgãos e movimentos sociais para debater a UFBA. O encontro, que acontece na Sala da Congregação da Faculdade de Direito, na Graça, tem como objetivo ouvir as lideranças sobre os caminhos que devem nortear a Universidade para que ela volte a contribuir com as discussões sobre os problemas da cidade e do Estado.

“A UFBA já participa da vida das comunidades com seus projetos de extensão. Mas há muito tempo abdicou do seu protagonismo político e cultural no debate da cidade, do Estado e do país”, afirma Pretto. Para ele, somente escutando a sociedade é que se constrói uma universidade mais próxima dos problemas enfrentados pela população. “Queremos uma UFBA vibrante, que atue e interfira nas cidades e que a população, juntamente com os alunos, professores e servidores, diga qual o modelo de universidade que atende aos seus anseios”, define o ex-diretor da Faculdade de Educação e atual secretário regional da SBPC (Sociedade Para o Progresso da Ciência).

Já confirmaram presença representantes da Associação Baiana de Imprensa, dos movimentos negro, de mulheres e GLBT, dos coletivos MobiCidade e Ogun’s Toques, além de órgãos como Cremeb e fóruns como “A Cidade também é nossa” e “Movimento Vozes de Salvador”.



Debate sobre manifestações e repressão: A UFBA não pode se apequenar

11 de Abril de 2014, 11:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda
No debate “Manifestações e repressão, o que a UFBA tem a ver com isso?”, organizado por professores da UFBA – oposição à diretoria da APUB, o Prof. Nelson Pretto deixou evidente a necessidade de se discutir com aprofundamento as questões que afetam a universidade dentro e fora de seus muros, destacando que isso precisa ser feito com a sociedade na qual está inserida. E, ao demarcar com firmeza sua opinião, afirmando que a UFBA tem tudo a ver com o tema proposto,  insistiu que os candidatos precisam explicitar suas posições com clareza em torno disso. 
 
Nelson Pretto afirmou que  “a universidade não pode se apequenar frente às violências pois assim deixará de contribuir para as mudanças na sociedade”.

O professor posicionou-se enfaticamente contra a presença e intervenção das polícias civil e militar nas universidades, destacando a autonomia da instituição e a perspectiva de estabelecer parcerias nas esferas federais para promover a segurança da universidade e entornos.

No decorrer de sua fala, enfatizou princípios com os quais corrobora e que fundamentam sua forma de gestão, como a transparência das instituições públicas e o direito à privacidade no âmbito individual. Do mesmo modo destacou o respeito aos orgãos colegiados de decisão, como componente indispensável para se gerir a universidade. Destacou também, a importância do papel do vice-reitor que deve exercer papel fundamental na administração da UFBA.
 
 Ao finalizar, Pretto insistiu na construção democrática de uma universidade altiva, presente na sociedade e a sociedade esteja presente na universidade.
 
Em breve, assista o vídeo do debate disponível nessa página. Aguarde!
 
Nelson Pretto no debate Manifestações e repressão: o que a UFBA tem a ver com isso?

Nelson Pretto no debate Manifestações e repressão: o que a UFBA tem a ver com isso?

 
Quer mais informações sobre  o debate?
 
 
 

 



UFBA em Diálogo acontece no dia 11 de abril

8 de Abril de 2014, 11:18, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Temos um grande encontro previsto para essa semana: o "UFBA em diálogo" será um espaço para se pensar a UFBA coletivamente a partir de diferentes pontos de vistas e diversas opiniões. Agende-se!
 

Dia  11.04.14 (sexta-feira) 
17 horas – Faculdade de Direito, Sala da Congregação

O encontro será também transmitido pela Rádio FACED. [http://radio.faced.ufba.br/]


Será ótimo contar com sua presença, sua audiência, sua participação!
 

#ToComPretto



Abril começa com agenda agitada

8 de Abril de 2014, 0:54, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

ToComPretto_Calendario_09a11Abril

A agenda dessa semana está cheia de grandes encontros. São oportunidades para trocar ideias, ouvir, dialogar e contribuir para fazer uma UFBA diferente. Vem com a gente!

Dia 09 de Abril, 17h, Teatro Martim Gonçalves – Lançamento do Livro Uma escola com/sem Futuro, em formato aberto, pela Edufba.

Dia 10 de Abril, 10 horas, na Faculdade de Educação, defesa da dissertação de Daniel Pinheiro.

Dia 10 de Abril, 15 horas, no Auditório de Arquitetura, Debate entre Reitoráveis com o tema Manifestações e Repressão: O que a UFBA tem a ver com isso?

Dia 11 de Abril, 17 horas, na Faculdade de Direito, UFBA em Diálogo: lideranças comunitárias, empresariais, culturais, acadêmicas e participantes de movimentos sociais dialogam com Nelson Pretto.



Debate sobre manifestações e repressão acontece na UFBA em abril

4 de Abril de 2014, 11:13, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda
Debate Manifestações e repressão: o que a UFBA tem a ver com isso?

Debate Manifestações e repressão: o que a UFBA tem a ver com isso?

O debate  “Manifestações e repressão: o que a UFBA tem a ver com isso?” ocorrerá em  10/4/2014,  das 15 às 17 horas,  no Auditório de Arquitetura e tem presença confirmada do Professor Nelson Pretto.

Confira, abaixo, o release completo.

Manifestações e repressão: o que a UFBA tem a ver com isso?

Estamos vivendo um momento delicado de alerta e endurecimento do sistema de repressão política pelo Estado. Diversas estratégias já atingem os estudantes, com repressões ocorridas nas universidades, em especial com criminalização da juventude, a exemplo das manifestações na UFRGS e no Campus da UFSC. Em Salvador, um ato contra a COPA ocorrido em 29 de março foi interrompido com a prisão de 18 jovens, inclusive estudantes da UFBA e IFBA, cujo crime foi protestar contra os gastos públicos exorbitantes e remoções forçadas decorrentes das obras para o evento.

Assistimos o aparelho de segurança pública ameaçar, amedrontar e principalmente cercear o direito de defesa e de livre manifestação, tão caros à nossa história recente, marcada por arbitrariedades que continuam a acontecer cotidianamente. Hoje, torna-se mais nítido seu teor classista e racista.

 Mesmo do ponto de vista nacional, estamos num período de endurecimento, inclusive da legislação, com a Lei da COPA, o Decreto de Garantia da Lei e da Ordem e a Lei a antigreve. Este será o grande legado da COPA? Acreditamos que não. O legado será consolidar as ruas como espaço de manifestação política e por isso precisamos debater e nos posicionar, em especial frente à criminalização do direito de manifestação e contestação dos mais jovens. Neste contexto, perguntamos: o que a UFBA tem a ver com isso? E propomos um debate entre a Comunidade Acadêmica e os pré-candidatos a Reitor da UFBA com o seguinte tema: “Manifestações e repressão: O que a UFBA tem a ver com isso?”.

O evento ocorrerá na próxima quinta-feira (10/4), dia de paralisação nacional dos docentes das IFE, como parte do calendário de mobilização do ANDES-SN, em meio a uma crescente organização dos servidores públicos federais. Durante o evento será feita a entrega pública aos pré-candidatos da pauta local construída pelos docentes da UFBA durante a greve de 2012.

Data: 10/4/2014

Horário: das 15 às 17 horas

Local: Auditório de Arquitetura

Organização: Professores da UFBA – oposição à direção da APUB

 

 

 



A UFBA na implantação da internet na Bahia

3 de Abril de 2014, 20:25, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Nelson Pretto fala sobre a instalação da internet na BahiaNeste vídeo, o educador e pesquisador Nelson Pretto, na época, Assessor do reitor Felippe Serpa e coordenador do Comitê Gestor da Rede Bahia (nome original da rede internet na Bahia), faz um breve relato sobre a história da implantação da internet no estado da Bahia, que ocorreu, através de projeto liderado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia juntamente com as universidades públicas.

Nelson Pretto conta, então, qual a concepção que deu base à política de informatização da UFBA, em um movimento articulado com vários setores da sociedade na perspectiva de criação de uma grande rede de intercâmbio de conhecimento.

Universidade é assim, não se faz alheia ao que acontece no seu entorno, e se fortalece nas trocas com as comunidades que a compõem.



Tags deste artigo: eleições universitárias ufba nelson pretto reitoria