Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

 Voltar a Despecilista
Tela cheia

Rio Hip Hop Kemp chega em fevereiro pela primeira vez à América do Sul‏

29 de Janeiro de 2011, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 225 vezes
O RIO HIP HOP KEMP chega em fevereiro, pela primeira vez à América do Sul, trazendo na bagagem nada menos que 08 dos mais respeitados coreógrafos do mundo, 4 brasileiros de grande reconhecimento nacional e ainda 1500 dançarinos do Uruguai, Argentina, Chile e de todo o Brasil.

O evento acontecerá no Rio de Janeiro durante os dias 16, 17, 18, 19 e 20 ( de quarta a domingo) de fevereiro colocando a cidade maravilhosa no circuito internacional de uma das mais importantes manifestações de cultura urbana.

Serão 24 workshops, 4 palestras, 30 apresentações especiais (entre performances dos coreógrafos e companhias convidadas) e mais de 250 dançarinos que irão participar das batalhas em 4 categorias

O Rio Hip Hop Kemp tem direção artística de Bruno Bastos*

Os "kemps", como são chamados os festivais de hip-hop em acampamentos de verão na Europa, surgiram há 8 anos na República Tcheca, fazendo desde então parte do calendário de verão desses países.

A versão carioca, que entra este ano no circuito internacional, terá forma ampliada, pois aqui foram incluídos workshops que oferecerão aos participantes um contato direto com os grandes nomes nacionais e internacionais, possibilitando o acesso a um repertório de movimentos diversos e sintonizados com todas as referências mundiais que dizem respeito ao gênero.

A HISTÓRIA - Para chegarmos à compreensão dos assuntos ligados as danças urbanas é necessário que se faça uma breve explanação a respeito de três termos que se confundem muito quando se fala nessa linha estética: Hip-Hop, Street Dance e Dança de Rua que são comumente confundidos na aplicação do sentido correto das palavras.


HIP HOP, STREET DANCE E DANÇA DE RUA - ANALOGIAS E DIFERENÇAS

Hip Hop - O nome hip hop está ligado a algumas vertentes de entendimento: - A cultura Hip Hop . É um movimento que teve inicio no final dadécada de 1970, nos Estados Unidos. Uma forma de reagir aos conflitos sociais pelas classes menos favorecidas da sociedade.

-A dança Hip Hop - É a dança formada a partir de danças sociais com música hip hop.
-Street Dance - Título criado pela mídia para representar as danças nascidas da Cultura Hip Hop e da Era Funk.
-Dança de Rua - Para alguns profissionais, apenas uma representação do nome "street dance" - a tradução propriamente dita. Para outros, uma dança criada a partir das informações, que o Brasil obteve, naquela época, a respeito da cultura Hip Hop com o acréscimo da diversidade cultural e criatividade das pessoas que absorveram essa cultura no Brasil.

UMA VISTA PANORÂMICA DA CULTURA HIP HOP - O termo Hip Hop designa um movimento cultural criado nos Estados Unidos (Nova Iorque- Bronx) por Afrika Bambaataa (DJ) no final da década de 1960, a partir da influência do Dj Kool Herc, que trazia consigo o calor das manifestações político-culturais das favelas de Kingston, na Jamaica. Em 12 de novembro de 1973 foi criada uma organização com interesses nessa cultura, A Zulu Nation. Seus objetivos eram lutar contra os problemas da periferia.

O SURGIMENTO DO HIP HOP NO BRASIL - No Brasil, o Hip Hop chegou no início da década de 80 por intermédio das equipes de baile, das revistas e dos discos vendidos na rua 24 de Maio localizada em São Paulo. Os pioneiros do movimento, que inicialmente dançavam o Break, foram Nelson Triunfo, Thaíde & DJ Hum, MC/DJ Jack, Os Metralhas, Racionais MC's, Os Jabaquara Breakers, Os Gêmeos e outros.

SOBRE AS DANÇAS
Locking: É um estilo de funk dance e street dance, e hoje está associado ao Hip Hop. Estilo criado por Don Cambell na década de 70, influenciado pela música funky e as danças sociais da época.
Popping: É também um estilo funk dance e street dance, criado por Boogaloo Sam na transição das décadas de 1970 e 1980. Seu criador ficou famoso pelo grupo Electric Boogaloos, que desenvolveu a maioria dos passos básicos desta dança, caracterizados por técnicas de contração (popping), waving, boogaloo e outros.
Hip hop: Refere-se aos estilos de dança vindo das street dances, dançadas primeiramente com músicas de hip hop, ou envolvidas como parte da cultura Hip Hop.
Krumping: Uma forma de dança criada em Los Angeles, Califórnia. Sua movimentação é desenvolvida de forme expressive e altamente energética. Os dançarinos usam o Krumping como uma forma de expressar o que eles sentem.
House Dance: Foi originada no meio da década de 80 nos clubes de Nova Iorque que tocavam hip hop em um dia da semana e house em outros. O House Dance é influenciado pela capoeira, samba, salsa e sapateado entre outras danças.

OS COREÓGRAFOS

Pat Cruz (USA) - Orientador de workshops e performance.
Nascido em Daly City, Califórnia, Patrick Cruz é um dos coreógrafos revelação mais respeitados nos Estados Unidos. Juntamente com Shaun Evaristo, dirige e coreografa os grupos APT e The Company, grupo campeão de diversos festivais americanos. Também coreografa o WSPA, onde começou a dançar. Membro do Gen2 e Movement Lifestyle. Patrick tem viajado por diversos países como Canadá, Escócia, China, Filipinas e Espanha dando workshops e master classes. Realiza trabalhos com o cantor americano Jeff Lewis.

Brian Puspos (USA) - Orientador de workshops e performance.
Brian Puspos é nascido e criado em Houston, Texas - Estados Unidos. Foi um dos coreógrafos do grupo americano SoReal Cru, que ficou em 2º lugar no mais popular programa da MTV "America´s Best Dance Crew". Brian já lecionou workshops em países como Noruega, Dinamarca, Alemanha, República Tcheca, México, Inglaterra e Canadá. Ao longo dos anos Brian criou seu próprio estilo de dança e continua a evoluir a sua arte. Ele ainda está em uma missão para continuar a crescer como bailarino e ensinar a todos quem é apaixonado pela dança.

Phillip "Pacman" Chbeeb (USA) - Orientador de workshops e performance.
Participou e foi um dos destaques do mais famoso programa de dança na TV: So You Think You Can Dance, fazendo turnê por mais de 40 cidades dos Estados Unidos. Co-fundador e coreógrafo do grupo Marvelous Motion Studios. Comerciais para marcas como Adidas, Coca-Cola e Itouch Mac. Atualmente, viaja o mundo dando workshops e ensinando suas técnicas de Popping e Tetris/Finger Tutting.

Henry Link (USA) - Orientador de workshops, performance e jurado.
Membro da Elite Force Crew, um dos mais antigos e respeitados grupos de hip hop do mundo. Trabalhou com artistas consagrados, como Mariah Carey, Will Smith e Michael Jackson, coreografando clipes como "Remember the Time" e "Men in Black". Leciona workshops e julga batalhas pelo mundo.

Brian Green (USA) - Orientador de workshops, performance e jurado.
Um dos mais antigos e respeitados coreógrafos americanos, tendo trabalhado com artistas como Mariah Carey, Gwen Stefanie, Fergie, MYA, Missy Elliot, entre outros. Em 2001, ganhou o prêmio "American Choreographers Awards" como Melhor Coreografia para Vídeo clipes de Hip-Hop com a música "Free" da artista MYA. Criador do evento House Dance Conference. Em 2008, fez coreografias para um trabalho da NIKE, intitulado NIKE ROCKSTAR WORKOUT HOUSE. É professor fixo na Broadway Dance Center, em Nova Iorque, e leciona workshops pelo mundo.

Nobru (BRA) - Orientador de workshops e performance.
Coreógrafo do grupo Xstyle Dance Company, grupo do Rio de Janeiro reconhecido nacional e internacionalmente, do Rio de Janeiro. Também é coreógrafo do grupo Out of Bounds, de Praga na República Tcheca. Já trabalhou com diversos artistas como Jota Quest, Charlie Brown Jr, Craig David, Ben Cristovão, entre outros. Participou de vários programas na TV brasileira e tcheca. Atualmente reside em Praga, na República Tcheca, onde leciona e coreografa em diversas academias.

Patrick Owondo (BRA) - Orientador de workshops e performance.
Dançarino do grupo Xstyle Dance Company do Rio de Janeiro, é um dos destaques no cenário nacional tendo disputado e ganho diversas batalhas pelo país. Reconhecido por sua habilidade e por ser um dos poucos praticantes de Krumping do país. Já participou de diversos programas na TV Globo e comerciais para McDonald´s, Banco do Brasil, entre outros.

Jeka Kalotkin (USA) - Orientadora de workshops e performance.
Jeka Jane Kalotkin começou a dançar Jazz, Ballet e Sapateado na Schumachers Escola de Dança de São Francisco. Sua carreira no Hip-Hop começou quando tinha 17 anos, após um trabalho com o coreógrafo americano David Moore e posteriormente, no grupo Funkanometry de São Francisco. É uma das artistas revelações do grupo The Company (The Camp) e vem sendo requisitada mundialmente para diversos workshops.

P. Lock (FRA) - Orientador de workshops, performance e jurado.
Dançarino português respeitado mundialmente, ganhador das mais importantes batalhas pelo mundo, como Juste Debout e Who´s Who na França. Leciona workshops por todo mundo e é considerado no
Brasil, como o grande nome da dança Locking.

Gucchon (JPN) - Orientador de workshops, performance e jurado.
Bi-campeão e atual jurado do Juste Debout, maior campeonato de batalhas do mundo, fazendo turnÊ por diversos países como França, Japão, China, Itália, Holanda, entre outros. Já venceu as mais importantes competições por todos os cantos do planeta como Juste Debout, UK-B.Boy Championship, Dance Delight, entre outros. Grande performista e dono de um estilo único da dança Popping.

Assiny (BRA) - Orientador de workshops e performance.
Nascido e natural do Rio de Janeiro, Rodrigo Assiny começou seus estudos com diversos coreógrafos e professores em 1999. Participações em programas de TV e mostras de dança em diversas partes do país. Está cursando o 3º período de dança contemporânea na UFRJ e pretende difundir as danças Wacking e Voguing como estilo de vida e caracterizá-los como identidade.

André Pires (BRA) - Orientador de workshops e performance.
Graduado em Educação Física e Pós-graduado em fisiologia do exercício UNIFESP, Escola Paulista de Medicina. Ministra workshop pelo Brasil desde 1997 nos grandes festivais do pais. Coreografou inúmeros artistas como Alexandre Pires, Fat Family e Sheila Mello. Precursor do House Dance no Brasil. Atuou em comerciais para a Caixa Econômica, Jornal do Estado de São Paulo, Visa, entre outros.

BRUNO BASTOS, diretor artístico
- Participações e apresentações nos mais diversos espaços e festivais de dança do Brasil desde 2002, entre eles, Festival de Dança de Joinvile, Festival Internacional de Hip Hop em Curitiba, Festival de Dança Tápias, Dança em Trânsito, Festival de Dança e Fitness de Santos, Festival de Dança de Nova Iguaçu, Espetáculo O+ da Cia Quasar de Dança, entre outros.
- Flash-Mob da Cia Aérea TAP.
- Ação "Dançando no Metrô" do Centro Coreográfico do Rio de Janeiro na Estação de metrô Central do Brasil.
- AFRO EM NÓS (CAPOEIRA, AFRO, JONGO, COCO, ENTRE OUTROS) - NÓS DO MORRO (2009).
- Aulas de Hip Hop Dance na Broadway Dance Center em Nova Iorque, USA.

Saiba mais sobre o Rio Hip Hop Kemp | www.rioh2k.com.br |@RioHipHopKemp |http://www.facebook.com/riohiphopkemp?ref=ts |
Teaser : http://www.youtube.com/watch?v=DLgZr4G5Kmk


SERVIÇO
Rio Hip Hop Kemp
Dias : 16, 17, 18, 19 e 20 de fevereiro | de quarta a domingo
Workshop: 16, 17, 18 e 19 de fevereiro de quarta a domingo | Horário: das 9 às 17h
Locais: Centro Coreográfico do Rio de Janeiro
End: Rua José Higino, 115 - Tijuca (ao lado do Extra)
Sesc Tijuca : Rua Barão de Mesquita, 539. Tel : 22382183
Ingressos para workshop: passaporte - R$ 320,00 no cartão de crédito (R$ 260 à vista) - Palestra - R$ 120,00 no cartão de crédito (R$ 80 à vista) - No dia: R$ 120,00
Afro Reggae: RedBull Breaking Day com Neguim e Pelezinho - São dois workshops de breaking e batalhas no final do dia com premiação
Dia: 19 de fevereiro, sábado Horário : das 13h às 21h
Local: Centro Cultural Waly Salomão - Rua Santo Antonio, n°11 - Parque Proletário de Vigário Geral
ENTRADA FRANCA

Batalhas com premiação: 17 e 20 fevereiro, quinta e domingo | Horário: 17h às 21:30 e 13hàs 21h respectivamente.
Local : Sesc Tijuca : Rua Barão de Mesquita, 539 - Tel: 32382164
Ingressos: Inteira - R$ 15,00, Meia - R$ 7,50 e Comerciário - R$ 3,00
Showcase com os coreógrafos e companhia de dança: 18 de fevereiro, sexta-feira | Horário: 17:00 às 21:30
Sesc Tijuca : Rua Barão de Mesquita, 539. Telefone : 32382164
Ingressos: Inteira - R$ 15,00, Meia - R$ 7,50 e Comerciário - R$ 3,00
Faixa Etária Livre | Acesso a cadeirantes em todos os locais

Assessoria de Comunicação:
Cida Fernandes: 21.25273432; 86243980 cidaclf@gmail.com
Nani Santoro: 21. 33245200; 21.98551939 - nanisantoro@uol.com.br
Nanda Dias : 21. 24905354; 21. 97640655 nandadias15@uol.com.br



Fonte: http://feedproxy.google.com/~r/D3p3c14l1t/~3/jpR78IRtPro/rio-hip-hop-kemp-chega-em-fevereiro_29.html

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.