Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

 Voltar a Despecilista
Tela cheia

Depois do Funk Carioca .... Aprovado projeto de lei que o torna patrimônio cultural

11 de Março de 2011, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 315 vezes
O tecnomelody e as aparelhagens de som agora são patrimônio cultural e artístico do Estado. A declaração foi feita na manhã de ontem, na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), onde um projeto de Lei de autoria do deputado estadual petista Carlos Bordalo foi aprovado por unanimidade. A notícia surpreendeu artistas consagrados como Gaby Amarantos e Viviane Batidão, das vozes mais vibrantes do tecnomelody, além de bandas e DJs de Norte a Sul do Estado, já que, ao longo de pelo menos três décadas, o movimento que leva música eletrônica e dançante sofre preconceitos e enfrenta dificuldades para ganhar espaço em outras regiões.
Para o autor do projeto, que agora aguarda a sanção pelo governador Simão Jatene, o tecnomelody e as aparelhagens de som são um "fenômeno de cultura de massa". Carlos Bordalo diz que a lei pretende incentivar a melhoria da qualidade musical para que uma grande mobilização social possa servir de modelo de cultura de paz. "As aparelhagens têm um papel social muito importante, pois o número de jovens que frequenta as festas dessa natureza é impressionante", destaca o parlamentar.
Ontem na Assembleia Legislativa do Estado, representantes das aparelhagens Super Pop, Tupinambá e Príncipe Negro, além do presidente da Associação dos Proprietários de Aparelhagens Sonoras do Estado do Pará (Apasepa), Manoel Machado, acompanharam a sessão.

Produtores e artistas comemoram o reconhecimento do ritmo

Meg Martins, produtora cultural e coordenadora Movimento Tecnomelody Brasil, foi uma das pessoas que mais comemoraram a notícia de que as aparelhagens e o tecno se transformaram em patrimônio cultural paraense - na verdade estão a um passo disso, pois é necessário que a lei seja sancionada. "Estou muito feliz com essa notícia. Acho que a lei vem na hora oportuna, quando o DVD Tecnomelody acaba de ser lançado pela Som Livre no Brasil. E somente nós podemos compreender as enormes dificuldades que enfrentamos para conseguir fazer esse lançamento. Foi mais de um ano ininterrupto de trabalho. Tudo por conta do preconceito e das dificuldades naturais que o ritmo popular enfrenta em seu dia-a-dia", avalia Meg.
Outra cantora de tecnomelody e vocalista de uma das bandas de maior sucesso em todo o Estado, Vanda Ravelly também festejou. "É um grande avanço. Me sinto muito feliz e orgulhosa". 


Publicado Originalmente no Jornal Amazonia



Fonte: http://feedproxy.google.com/~r/D3p3c14l1t/~3/xR33KNoRnqs/depois-do-funk-carioca-aprovado-projeto.html

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.