Camiseta comemorativa dos 20 anos do PostgreSQL
5 de Julho de 2016, 17:33 - sem comentários aindaEste artigo foi escrito por telles
Em comemoração aos 20 anos do PostgreSQL encomendei uma nova arte para celebrar a data. Você pode comprar a sua camiseta aqui.
Algumas questões e curiosidades:
- Não estamos lucrando com a venda da camiseta, ela está à venda pelo site da loja que topou produzir por um bom preço e distribuir pela internet.
- A arte frontal com o Rock Solid Database foi recriada a partir de uma outra que achei na internet com o Sr. Gabriele Bartolini. Tentei contato, mas como ele não respondeu… acabamos recriando a arte.
- A frase nas costas é de autoria do Sr. Euler Taveira, por ocasião da comemoração dos 10 anos da comunidade.
- Se você quiser criar sua própria camiseta, pode baixar a arte original aqui.
- Na verdade o desenvolvimento do PostgreSQL não começou há 20 anos atrás, começou muito antes em Berkeley:
- Em 1974 começa o desenvolvimento do Ingres
- Em 1986 começa o desenvolvimento de uma nova versão a partir do zero que é chamada de Postgres
- Em 1996, já com o nome de PostgreSQL (mas muitos continuam a chama-lo de Postgres, o que é aceito formalmente), ele passa a ser desenvolvido pela atual comunidade, conhecida como PGDG, PostgreSQL Global Development Group.
O artigo Camiseta comemorativa dos 20 anos do PostgreSQL apareceu primeiro em Savepoint.
Sobre o DBA Brasil 1.0
18 de Abril de 2016, 23:16 - sem comentários aindaEste artigo foi escrito por telles
Tivemos um FDS de grandes emoções. Vou me abster de comentar sobre o domingo, mas gostaria de tecer alguns comentários pessoais sobre o que foi o DBA Brasil 1.0 na minha não tão humilde opinião:
- O primeiro grande acerto que parece que foi um gol de placa: Juntamos DBAs de várias tribos num clima bastante amistoso. Tenho aqui que agradecer formalmente os criadores do grupo no Whatsapp, os Srs. Fábio Cotrim, Ronaldo Garcia de Brito, Vinícius Kléber Martins Silva e Willian Oliveira. Foram eles que começaram tudo isso. Do primeiro grupo no Whatsapp vieram outros, veio o grupo no Telegram, depois veio a cerveja. E da cerveja nasceu o evento, claro. Outras cervejadas virão, e outros eventos certamente, sempre com o mesmo espírito de convivência fraterna e solidária.
- O segundo grande acerto, foi brigar por uma grade técnica, sem comerciais e sem interferência de nenhum patrocinador. Foi assim que tivemos mais de 50 propostas de palestras e pudemos selecionar 18 sem nenhum objetivo que não fosse a qualidade do evento. Isso senhores, faz toda a diferença. Já participei de um grande número de eventos, a gente sabe claramente a diferença que isso faz.
- Abrir espaço na grade para assuntos correlatos. Storage, linguagem SQL, NoSQL, tivemos espaço para outras tribos e isso faz o evento ser mais plural. E foi interessante notar que no público haviam administradores de sistemas e desenvolvedores também. Acho que o sonho de todo DBA é que esse público aprendam mais sobre bancos de dados. Estamos fazendo a nossa parte!
- 100% do dinheiro arrecadado foi investido no evento. Não ficou um tostão com ninguém e todos os participantes, palestrantes, patrocinadores e até organizadores foram tratados com isonomia.
- Alguns números interessantes:
- 610 inscrições antecipadas. Encerramos as inscrições nesse ponto com medo de lotar demais o local e tornar o evento impraticável.
- 222 inscrições confirmadas até um dia antes do evento. Foi por causa desse número que decidimos aceitar novas inscrições no local.
- 249 pessoas com presença registrada durante todo o dia.
- 71 avaliações preenchidas até o momento em que estou escrevendo este texto. Apenas 95,3% avaliou positivamente as palestras do evento. Algumas críticas importantes, mas uma avaliação massivamente positiva.
- 18 palestras (nenhum palestrante faltou, ufa!) e 12 palestras relâmpago.
- 25 patrocinadores e apoiadores. Sim, a Timbira esteve patrocinando também, claro!
Acho que as pessoas gostaram do evento no geral. Vi poucos problemas que foram contornados sem demora. A equipe conseguiu conduzir bem o evento. Nem parece que fizemos tudo isso em cerca de 2 meses.
Sobre o 2.0, temos que terminar de fechar o 1.0 ainda. O pós evento dá um bom trabalho. Mas vejo muita gente querendo ajudar no próximo. Certamente teremos um evento melhor!
O artigo Sobre o DBA Brasil 1.0 apareceu primeiro em Savepoint.
Tenha seus 5 minutos de fama no DBA Brasil 1.0!
8 de Abril de 2016, 11:11 - sem comentários aindaEste artigo foi escrito por telles
Se você não vai palestrar no DBA Brasil 1.0, essa é sua chance de ter seus 5 minutos de fama na parte mais divertida do evento, os Lightning talks (ou palestras relâmpago em pt_BR). Serão 12 palestras consecutivas na sessão de encerramento do evento, mas cuidado: se você estourar os 5 minutos vai levar uma buzinada no final do seu tempo!
Interessados devem enviar e-mail para fabio.telles@gmail.com contendo:
– Nome completo
– Telefone
– Título da apresentação
– Descrição resumida
– PDF da apresentação (se for utilizar, não é obrigatório)
Seja rápido, pois apenas os 12 primeiros inscritos vão entrar. As inscrições começam agora!
Vejo vocês lá.
O artigo Tenha seus 5 minutos de fama no DBA Brasil 1.0! apareceu primeiro em Savepoint.
10 motivos para não ir ao DBA Brasil 1.0
31 de Março de 2016, 15:14 - sem comentários aindaEste artigo foi escrito por telles
Todo evento de informática tem sempre suas queixas…
- “Evento genérico, tudo palestra para iniciante“. Aqui não jacaré, tem palestra de alto nível.
- “Evento elitista, só especialista participa“. Tem palestra de vários níveis, vai que dá pé!
- “Evento só de DBA, eu não sou dessa área“. Errou novamente, tem palestra sobre SQL que desenvolvedores vão curtir e palestras sobre Storage que os sysadmins vão adorar.
- “Só fala do produto XPTO“. Opa, tem de tudo aqui, NoSQL, MySQL, SQL Server, Oracle, PostgreSQL, DB2…
- “Só fazem propaganda…“. Grade 100% livre de propagandas, pesticidas e transgênicos.
- “Sou estudante, não tenho dinheiro para pagar a inscrição“. Vai perder? Inscrição na faixa! Só levar 1Kg de alimento não perecível.
- “Mas fica longe….“. Cara, fica a 50m do metrô Paraíso em São Paulo. Deixa o carro em casa e aproveita para tomar uma cerveja com o pessoal depois do evento.
- “Mas se é de graça não deve ser bom“. Se liga na lista de palestrantes… acha mesmo que alguns dos maiores profissionais do Brasil na área não dão credibilidade ao evento?
- “É coisa para fanboy“. Não temos espaço para mimimi, se é bom a gente fala, se tem problemas a gente aponta, se dá pra contornar a gente mostra como. Não temos o rabo preso com ninguém.
Dito isso, o evento já parece um sucesso, muitas inscrições e uma grade que me deixou orgulhoso. Eu mesmo abri mão de palestrar para dar lugar para outras pessoas. O duro vai ser escolher o que assistir entre 3 salas simultâneas.
O evento assumiu um formato que eu espero poder repetir por muito tempo: simples, sem mimimi, plural e de alto nível. Um brinde!
O artigo 10 motivos para não ir ao DBA Brasil 1.0 apareceu primeiro em Savepoint.
DBA Brasil 1.0
14 de Março de 2016, 10:41 - sem comentários aindaEste artigo foi escrito por telles
Já faz um tempo que participo de eventos de informática, uns 30 anos provavelmente. Existem diversos tipos. Nos anos 90 eu participei muito daqueles shows que eram a FENASOFT e a CONDEX. Parecia o salão do automóvel da informática. Participei de eventos mais focados mas bancados por grandes fornecedores como Oracle, IBM ou Microsoft. Vi grandes Keynotes falando em palcos luxuosos e com um virtuosismo invejável. Mas foram os eventos de Software Livre como o FISL e o CONISLI que me encantaram. Mas ainda são eventos muito genéricos que trazem pouca profundidade em temas específicos. Então deixei de promover eventos genéricos como os que ajudei a organizar no PSL-ABCD e comecei a promover os do PostgreSQL em 2007.
Hoje temos um grupo muito interessante que é a turma do DBA Brasil, que fala de Banco de Dados de forma mais ampla. Um grupo com muita gente boa e que tem crescido rapidamente, com a presença de gente com uma experiência enriquecedora. Depois do primeiro encontro em dezembro, o próximo passo era previsível e em 16/04 teremos o primeiro evento organizado por esse grupo, o DBA Brasil 1.0!
Esse evento traz coisas bacanas dos demais eventos de Software Livre, como uma grade que não deve nada a nenhum patrocinador, com a descontração e a informalidade dos eventos promovidos por grupos de usuários. Ao mesmo tempo trás o foco e a profundidade de um evento que discute um assunto em particular, Bancos de Dados. Então vamos às informações práticas:
- Data: 16/04/2016 – Sábado
- Horário: das 9 às 19 horas
- Local: Bandtec (colégio Bandeirantes), Rua Estela, 268 – Vila Mariana, São Paulo – SP
- Custo: 1Kg de alimento não perecível
- Inscrições, a partir do dia 18/03
- Chamada de trabalhos aberta até o dia 18/03 aqui
- conteúdo: 12 palestras de 50 minutos cada e um Lightning Talk com 12 palestras de 5 minutos no final
Como vocês veem, a chamada de trabalhos está aberta! Espero ver algumas pessoas conhecidas lá, mas também quero ver gente nova. Como o evento é novo, muita gente se pergunta que tipo de palestra esperamos ver lá. Bom, qualquer pessoa pode se inscrever na chamada de trabalhos, e pode inscrever quantas palestras quiserem. Então aqui vão minhas sugestões:
- O hit número 1 de todo DBA: backup/restore, sempre uma boa pedída
- Os próximos clássicos que nunca faltam: HA e tuning
- BI, Big Data, ETL, Data Warehouse e temas que estão sempre bombando por aí
- Storage e novas tecnologias de discos. Um tema sempre relevante
- noSQL também é sempre bem vindo, já faz parte do dia a dia
- Bancos de dados Geo Espaciais também vieram para ficar, sempre aparecem coisas interessantes nessa área
- Algo que seria interessante ver, gente que sabe tirar proveito de ferramentas de ORM da maneira correta. Tema polêmico, mas com platéia garantida
- A onda do devops chegou nos DBAs também, ferramentas e métodos de provisionamento ágil também estão na paula, mais do que nunca!
- A linguagem SQL também é um tema sempre relevante, nunca me canso de aprender novos truques
- Melhores práticas, truques ninjas, novidades no mercado, pesquisas interessantes, etc
Bom, senhores, dá para dar algumas ideias, agora é com você se inscrever e participar. Vejo vocês lá!
O artigo DBA Brasil 1.0 apareceu primeiro em Savepoint.