Aprendendo a dividir
24 de Janeiro de 2015, 15:46 - sem comentários aindaArquivado em:Política Tagged: democratização da mídia
Celso Antônio Bandeira de Mello: “o maior e mais perigoso inimigo do Brasil é a mídia brasileira”
24 de Janeiro de 2015, 15:34 - sem comentários ainda
Imperdível a entrevista de Luis Nassif com o maior jurista do Direito Administrativo brasileiro de todos os tempos, o querido Prof. Dr. Celso Antônio Bandeira de Mello (PUC-SP), no programa Brasilianas.org, de janeiro de 2015, na TV Brasil.
Celso Antônio cita, inclusive, a existência da Escola Paranaense de Direito Administrativo.
Bandeira de Mello também critica a mídia brasileira e diz que não há liberdade de expressão no Brasil. Defende o fim da propriedade cruzada dos meios de comunicação, a regulamentação da mídia e o direito de resposta. Disse que não considera a revista Veja como imprensa, mas sim um panfleto propagandístico.
Informa que foi ingênuo durante a Constituinte da Constituição de 1988 ao enviar para o então senador Fernando Henrique Cardoso um projeto de extinção das concessões de rádio e TV: “deveria ter mandado para alguém do PT”.
Disse que o Direito da USP é conservador e a PUC-SP não, e que a PUC se sobressai no Direito Público. Informa que ele, Geraldo Ataliba e seus discípulos sempre foram de esquerda, e que o Direito de esquerda é a defesa do cidadão.
Criticou a decisão do STF sobre a decisão de manutenção da Lei de Anistia a torturadores e assassinos durante a ditadura militar.
Informa que o ex-ministro e deputado federal José Dirceu foi condenado pelo STF sem provas.
Vale a pena ver a entrevista inteira.
Palestra com Celso Antônio Bandeira de Mello que organizei em Curitiba em 2011
Arquivado em:Política Tagged: Brasilianas.org, Celso Antônio Bandeira de Mello, liberdade de expressão, Luis Nassif
#3ParanáBlogs ocorrerá em Curitiba em abril
21 de Janeiro de 2015, 1:28 - sem comentários aindaOs blogueiros progressistas e ativistas digitais do Paraná estão organizando o #3ParanáBlogs – Encontro de Blogueir@s e Ativistas Digitais do Paraná, que ocorrerá nos dias 10 a 12 de abril de 2015, em Curitiba, com o tema “Democracia e Comunicação”.
Nesta terça-feira (20) foi realizada a primeira reunião da comissão de organização desse evento que foi o maior encontro estadual em 2013. A próxima reunião ocorrerá no dia 27 de janeiro, 19h, na APP-Sindicato e todos que queiram participar da organização estão convidados.
Arquivado em:Política Tagged: #3ParanáBlogs, Blogueiros Progressistas
Garibaldis e Sacis abre a Folia do Carnaval em Curitiba no próximo Domingo
20 de Janeiro de 2015, 17:54 - sem comentários aindaNo próximo domingo, dia 25 de janeiro, o bloco pioneiro no pré-carnaval curitibano Garibaldis e Sacis comemora 16 anos de folia e faz a abertura do Carnaval de Curitiba 2015, as 15h00, na Rua Marechal Deodoro. A Rua será novamente o grande palco da festa que ano passado reuniu centenas de foliões, convidados a se fantasiar com o tema tradicional.
Serão três datas marcadas para a folia do bloco — dia 25 de janeiro na Avenida Marechal Deodoro, a partir das 15 horas, no dia 7 de fevereiro no Sítio Cercado, a partir das 15 horas, e no dia 8 de fevereiro com Orquestra Contemporânea de Olinda na Marechal Deodoro, de novo a partir das 15 horas
Garibaldis por toda a cidade, Garibaldis o ano todo
Além das saídas da Avenida Marechal Deodoro, o bloco Garibaldis e Sacis realiza todo ano saídas em outros locais, como no bairro Sítio Cercado. Mas também promove, como aconteceu no ultimo domingo, o Garibaldinhos, carnaval para as crianças que reuniu centenas de foliões mirins, na Praça João Cândido. Além de contarmos sempre com alguma surpresa durante os dias que antecedem o carnaval. “O Garibaldis e Sacis promove atividades durante todo o ano. São oficinas, apresentações, o Arraiá da Anita e o bloco de pré-carnaval que sempre prepara surpresas. Este ano ficamos também satisfeitos com a diversidade promovida. Queremos que Curitiba esteja viva e que a festa contemple todas as tribos. Aprovamos o espaço para a diversidade, inclusive ficamos satisfeitos com os novos blocos que vão se formando.”, afirma Itaercio Rocha.
Homenagens
Este ano o Garibaldis e Sacis homenageia os irmãos, integrantes da bateria e do coração do bloco que faleceram ano passado, Israel Machado e Gilberto Machado Fomo. Além disso, a camiseta oficial do Garibaldis e Sacis – que é vendida nas saídas do bloco – homenageia o humorista mexicano que interpretava os personagens Chaves e Chapolin, Roberto Balaños.
Arquivado em:Política Tagged: carnaval, Garibaldis e Sacis
Oligopólio da Mídia no Paraná
20 de Janeiro de 2015, 17:19 - sem comentários aindaNo mundo são 30 os conglomerados que dominam a mídia planetária, conforme a lista abaixo:
Até pouco tempo a Globo era a única empresa de um país ainda desenvolvimento que fazia parte da lista e, agora, também entraram no ranking duas empresas chinesas. Google, DirecTV, Disney, Fox, Time Warner, CBS, Viacom, Clear Chanel, Yahoo, Globo, Fugi, Discovery, Facebook e Microsoft são algumas das empresas que decidem sobre o que você vai saber ou não, conhecer ou não, em áreas de jornalismo, cultura e entretenimento no Planeta Terra.
Há um claro oligopólio mundial que deve ser regulado e democratizado. No oligopólio um grupo de empresas promove o domínio de determinada oferta de produtos ou serviços, gerando uma estrutura de mercado de concorrência imperfeita. No mundo já começou um processo de democratização da mídia (sobre o tema clique aqui), mas no Brasil e no estado do Paraná a tendência é de oligopolização cada vez maior do domínio de algumas famílias da mídia nacional e regional.
No Brasil sete famílias dominam a mídia, a família Marinho (Globo), Frias (Folha de S. Paulo), Bispo Edir Macedo (Record), Mesquita (Estadão), Abravanel “Silvio Santos” (SBT), Saad (Band) e Civita (Abril). Isso é ruim para a democracia brasileira.
No estado do Paraná, infelizmente, a situação não é diferente!
A família Cunha Pereira é dona do GRPCOM – Grupo Paranaense de Comunicação, que domina a RPC TV (oito emissoras de TV afiliadas à Rede Globo), os sites RPC TV, G1 Paraná, Globo Esporte Paraná, Paraná Online, os jornais Gazeta do Povo (o maior do Paraná), Jornal de Londrina, Gazeta Maringá e Tribuna, as radios 98FM, Mundo Livre FM, Cultura FM e ainda empresas como ÓTV, HD View, Canal do Crédito e Zaag.
O apresentador Ratinho e seu filho, o deputado e secretário de Beto Richa, Ratinho Junior (PSC), são donos da Rede Massa, que domina o SBT no Paraná com 5 retransmissoras e tem a rádio Massa FM (7 por todo o estado).
A família Petrelli é dona da RIC Record, com 11 emissoras de TV, 3 portais de internet, 5 emissoras de rádio (Jovem Pan), 2 jornais e 2 editoras de revistas.
A J Malucelli é dona da TV Bandeirantes Curitiba e Maringá, BandNews FM, CBN Curitiba, Jornal Metro e Rádio Globo Curitiba e Paranaguá.
Portanto, quatro famílias dominam a mídia no estado. Um oligopólio claro que é inconstitucional e que deverá ser limitado e regulado com a Democratização da Mídia que começará a ser implementada em 2015 pelo governo federal da presidenta Dilma Rousseff (PT), sob a responsabilidade do Ministro das Comunicações Ricardo Berzoini (PT).
Arquivado em:Política Tagged: democratização da mídia, oligopólio